Boletim do Rengô nº 153 outubro/2022

Clínica de Gueitebol em Cascavel

Nos dias 15 e 16 de outubro, foi realizado na cidade de Cascavel, Paraná, a 5ª Clínica de Gueitebol. Contamos com a presença de cerca de 45 atletas, das cidades de Cascavel, Assis Chateaubriand e Cruzeiro do Sul, que se dispuseram de participar nos dois dias de clínica.

A clínica foi ministrada pelos orientadores Thiago Yuhara, Helio Nakamura, Paulo Hoshino, Jundi Sato e Marcelo Munerato.

No dia 15, no período da tarde, foi ministrado um curso rápido sobre arbitragem e regras, onde os orientadores Thiago e Paulo passaram o básico de gestia e posicionamento dos juízes, preenchimento correto da súmula, além de tirarem dúvidas sobre as regras do gueitebol. Foi uma tarde muito proveitosa, apesar da chuva ter atrapalhado um pouco, continuamos com o curso na parte de dentro do clube.

 Já no dia 16, iniciamos a clínica na parte da manhã, apesar do dia amanhecer chovendo, o pessoal de Cascavel forrou o clube com papelão ondulado, para simularmos o piso de terra e conseguimos fazer a primeira parte da clínica dentro do clube mesmo. No almoço, foi servido uma deliciosa costela, além de outros pratos feitos pelo fujinkai da associação, no qual agradecemos muito por todo tratamento prestado a todos.

 

 

 

 

 

Na parte da tarde, o clima ajudou e fomos para o campo, onde realizamos um jogo exibição, para os iniciantes terem uma noção de como é um jogo, e após o jogo exibição, formamos equipes que jogaram e apitaram 3 vezes cada. Nos jogos os orientadores acompanhavam o trio de arbitragem e também os jogadores corrigindo pequenos erros que eles faziam, como batidas, miras, etc, no caso dos jogadores, e o posicionamento dos árbitros dentro do campo.

Após os jogos, foi feito o encerramento da clínica, onde os membros da UCGB entregaram brindes aos participantes da clínica e um agradecimento ao fujinkai da associação por ter feito as refeições no fim de semana.

Agradecemos imensamente à associação de Cascavel pela recepção e organização, e a todos os atletas pela participação. Também um grande agradecimento aos orientadores que se dispuseram a viajar e realizar mais uma clínica de gueitebol muito bem-sucedida.

Para quem se interessar de realizar uma clínica em seu clube ou regional, entrar em contato com a secretaria da UCGB, e conversar com a Andrea!

(THIAGO YUHARA)

 

Seminário Nacional de Arbitragem

Com o início às 10:00 horas, o  Seminário  Nacional de Arbitragem foi realizado no dia 22 de outubro de 2022 com a transmissão ao vivo pelo canal da UCGB no YouTube, simultaneamente assistida por 100 pessoas.  O tema do curso ministrado pelo Célio Shoiti Hagio, Diretor de Arbitragem abordou o Manner – Como se comportar  durante a prática do Gateball (Colaboração: Seizi Oga). Uma mesa de debate promovida pelo Departamento de Arbitragem composta por Sussumu Azuma, Izabel Ono, Yuriko Okuyama, Paulo Yamamoto possibilitou reflexões sobre situações reais  apresentadas na live com a participação dos inscritos do canal, através das mensagens enviadas pelo chat. 1.235 visualizações até 25/11/22. Duração: 1:40:31. Essa modalidade visa um alcance maior entre os  filiados da UCGB, como também do público em geral.

(SUSSUMU AZUMA)

 

Copa Rengô

No dia 23 de outubro, foi realizado a 80ª Copa Rengô, nas quadras do Estádio de Gateball Toru Hondo, sito na Av. Leonardo da Vinci, 1551 – Vila Guarani, São Paulo, com a participação de 41 equipes, sendo 21 na categoria kooreisha e 21 na soonen.

A cerimônia de abertura deu-se às 8 horas, comandada pelo diretor técnico da UCGB, Daniel Kawakami, que convidou o presidente Julio Hagio, para sua saudação. Julio Hagio agradeceu a presença de todos e aos que colaboraram com café da manhã e desejou boa sorte na competição aos participantes. Em seguida, o diretor de arbitragem Célio Hagio fez as observações sobre as regras a serem seguidas no torneio e Daniel Kawakami fez as observações sobre o esquema de jogos do torneio.

Todas as equipes jogaram 4 partidas e o resultado foi: categoria Kooreisha, campeã Uruma-B (Mario Guima), vice-campeã Saga-E (Antoku Sadoyama), 3º lugar Saga-L (Julio Kamimura), 4º lugar Saga-D (Massao Mori), 5º lugar Uruma-A (Hasime Afuso), 6º lugar CCOB-A (Akeko Tamashiro) 7º lugar Casa Verde (Shinshu Miyagi) e 8º lugar Saga-G (Ichiro Usami); e categoria Soonen, campeã Caucaia-A (André Matsumoto), vice-campeã Carrão Kyoyu-E (Mitsuo Suzuki), 3º lugar Caucaia-D (Célio Hagio), 4º lugar Saga-C (Mario Maruyama), 5º lugar Nippon-A (Gustavo Koga), 6º lugar Nippon-B (Julia Koga), 7º lugar Caucaia-C (Eiji Hagio) e 8º lugar Ibirapuera-F (Emília Yamada). As equipes classificadas receberam de premiação pacotes de arroz ou shoyu ofertado pela Hinomoto.

Equipe Campeão Kooreisha – Uruma-B

Equipe Campeã Soonen – Caucaia-A

 

10º Torneio Aberto da FGESP

No dia 09 de outubro, foi realizado o 10º Torneio Aberto da FGESP (Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo), nas quadras do Estádio Toru Hondo, sito à Av. Leonardo da Vinci, 1551, Vila Guarani, São Paulo, participaram 52 equipes, sendo 28 equipes na categoria sênior (a partir de 70 anos) e 24 equipes na categoria jovem (livre).

A cerimônia de abertura, com início às 08:00 horas, foi comandada pelo diretor executivo Toshinori Takamura. Esteve presente Seizi Oga conselheiro consultivo da FGESP. Hatiro Honda presidente da FGESP.

As considerações sobre as regras e técnicas dos jogos foram esclarecidas pela vice-diretora de arbitragem Helena Hiroko Honda e vice-diretor técnico Yudur Kimura.

Categoria Sênior: campeã Saga-3 (Antoku Sadoyama), vice-campeã Atibaia, 3º lugar Saga-11 e 4º lugar Saga-10.

Categoria Jovem: campeã Kyoyu-A (Alexandre Arakaki), vice-campeã Kyoyu-E, 3º lugar Nippon-A e 4º lugar Saga-C.

(HATIRO HONDA)

 

10º Torneio Anual da Amizade de Gateball

Foi realizado nas quadras da Associação Cultural Japonesa do Recife/ACJR, no dia 09 de outubro de 2022, através do Departamento de Gateball, o 10º Torneio Anual da Amizade de Gateball, coordenado pelo Líder Akira Iyoda. Estiveram presentes, o Cônsul-Geral do Japão no Recife, senhor Hiroaki Sano e esposa e o Presidente da ACJR Kenichi Iwata Jr.

Participaram oito equipes, sendo quatro de Juazeiro, da Regional Bahia, e quatro do Recife, da Regional Pernambuco.

Na classificação final, a campeã foi a equipe Juazeiro-E (capitão Paulo Okubo), a vice-campeã Juazeiro-B (capitão Pedro Minagawa) e a 3ª colocada Recife-B (capitão Mutsumo Ishiy).

(VALTER N. KUAE)

 

20° Torneio Interestadual Toshinobu Katayama – Dourados-MS

Com a participação de 29 equipes sendo 16 equipes na Categoria Soonen e 13 equipes no Koreisha foi realizado no dia 09 de outubro de 2022 o Campeonato de gateball em Dourados/MS em sua sede campestre. Na Categoria SOONEN ficou em 1° lugar – Dourados; 2° lugar – Assis Chateaubriand PR; e, 3ºs Lugares Junqueirópolis SP e Álvares Machado SP. Na Categoria Koreisha em 1° lugar Dracena SP; 2° Lugar Assis SP; e, 3°s colocados Laranja Lima e Álvares Machado SP.

(JORGE M. KAKU)

 

5° Torneio aberto de Gueitebol da Federação MS

Ocorreu na sede da ACB Campo Grande/MS, com a participação de 20 equipes, sendo 10 equipes na Categoria Soonen e 10 equipes na Categoria Koreisha, realizado no dia 16 de outubro de 2022. NA Categoria SOONEN 1° Lugar Ponta Porã MS, 2° Colocado Nipo A MS e 3°s Colocados Cruzeiro do Sul PR e Nipo C MS.

(JORGE M. KAKU)

 

Curso de arbitragem na Regional Seitô

No dia 29 de outubro, a Regional Seitô promoveu o curso de arbitragem, na quadra de gueitebol do Clube KYOYU, com participação de 71 gueitebolistas.

A cerimônia de abertura teve início às 8 horas com a palavra do apresentador Yutaka Nako, vice-presidente e diretor técnico da regional.

Em seguida, fez uso da palavra Hatiro Honda presidente da Regional Seitô que agradeceu a todos pela participação e em especial 5 (cinco) gueitebolistas que vieram da cidade de Peruíbe-SP.

O curso foi iniciado às 08:30 horas conduzido por Hatiro Honda, que falou sobre a necessidade dessa reciclagem para aperfeiçoar os conceitos importantes das regras de gueitebol.

O curso teve apoio também das seguintes árbitras: Etsuko Oshima, Satiko Fukushima e Helena Hiroko Honda.

Os itens focados foram: preenchimento da súmula, posicionamento dos árbitros durante a partida, conceito sobre spark dagueki e outros questionamentos em idiomas português e japonês.

O curso foi encerrado às 11:30 horas, atingindo o objetivo desse encontro.

Obs.: devido a obra de cobertura de duas quadras, o curso foi realizado na quadra 1.

(HATIRO HONDA)