Boletim do Rengô nº 152 setembro/2022

Torneios Rengô-hai:

  • Regional Fernão Dias

O 26º Torneio Rengô-hai da Regional Fernão Dias, com participação de 9 equipes, foi realizado em 4 de setembro na Associação Cultural Nazaré em Bom Jesus dos Perdões-SP. A UCGB foi representada pelo presidente Julio Hagio e diretores Célio Hagio, Sussumu Azuma, Thiago Yuhara e Izabel Ono.

Classificação final: Atibaia A – campeã, Kyoei – vice e Atibaia B e Nazaré – terceiros lugares.

O presidente da Regional Kaoru Horita agradeceu a presença de todas as equipes e dos representantes da UCGB.

Equipe Campeã – Atibaia A

  • Regional Tohoku-SP

O 31º Torneio Rengô-hai da Regional Tohoku-SP foi realizado em 11 de setembro em Ribeirão Preto-SP, com a presença de 16 equipes, categoria mista: 2 de Araraquara, 4 de Guaíra, 1 de Guatapará, 1 de Ituiutaba,1 de Ituverava, 2 de Monte Alto e 5 de Ribeirão Preto.

Os jogos tiveram início após a abertura oficial por Reginaldo Fukuda – presidente da Nipo, Julio Hagio – presidente da UCGB, João Touma – presidente do Tohoku, Mitsuo Kannami – diretor de árbitros do Tohoku e Satiko Abe – diretora de Gueitebol da Nipo.

Os 8 primeiros colocados após 3 jogos foram classificados para as quartas de final.

Classificação final: Monta Alto B – campeã, Ribeirão Preto A – vice, Guatapará e Araraquara A – terceiros lugares.

Foram entregues aos classificados troféus definitivos e o transitório, assim como medalhas e diplomas ofertados pela UCGB.

Equipe Campeã – Monte Alto B

  • Regional Brasil Central

Em 17 e 18 de setembro foi realizado o 15º Torneio Rengô-hai da Regional Brasil Central de Gateball na sede da ANBG – Associação Nipo Brasileira de Goiás, em Goiânia. Cinco equipes participaram da disputa: Palmas, Goiânia A, Goiânia B, Goiânia C e Goiânia D.

Classificação final: Palmas – campeã, Goiânia A – vice e Goiânia B e Goiânia C – terceiros lugares.

Equipe Campeã – Palmas

  • Regional Rio de Janeiro

O 31º Torneio Rengô-hai da Regional Rio de Janeiro foi realizado nas quadras da Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Papucaia, em 18 de setembro, com participação de 6 equipes, categoria única: Rio Nikkei A, Rio Nikkei B, Papucaia A, Papucaia B, Nova Friburgo e Santa Cruz.

Na cerimônia de abertura discursaram Suketoshi Beppu, presidente da Associação de Papucaia, Kimio Nitta, em nome do representante local da Regional Rio de Janeiro Minoru Matsuura, Walter Yoshida, vice-presidente da RENMEI – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Rio de Janeiro e Ken Hashiba, cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro. Miyoco Togashi detalhou a tabela de jogos e Júlio Ichigue, atleta de Santa Cruz, fez o juramento.

Classificação final: Nikkei A – campeã, Papucaia B – vice e Nova Friburgo e Santa Cruz – terceiros lugares.

O troféu foi passado pela equipe de Itaguaí, campeã de 2019, para a equipe Rio Nikkei A, e os jogadores das equipes melhor classificadas foram premiados com medalha e diploma providenciados pelo Rengô.

Equipe Campeã – Rio Nikkei A

  • Regional Vale do Paraíba

Em 25 de setembro, foi realizado no campo do Jardim Paraiso em São José dos Campos-SP, o 31º Torneio Rengô-hai da Regional Vale do Paraíba, com participação de 12 equipes: 1 de Caçapava, 1 de Taubaté, 1 de Pindamonhangaba, 5 de São José dos Campos, 2 de Caraguatatuba e 2 de Ubatuba.

Na abertura do evento, às 7h45, o presidente da Associação de Gueitebol do Vale do Paraíba, Tamotsu Nakahara, agradeceu a presença de todos os participantes desejando a cada um excelente domingo de confraternização; Roberto Shibata, coordenador do evento, falou sobre as equipes participantes, arbitragem, utilização das regras da UCGB e critério a ser utilizado para a classificação geral.

A competição teve início às 8h dividida em 2 quadras com 6 equipes cada e 4 jogos.

Classificação final:  Caraguatatuba A – campeã, São José A – vice e Ubatuba B e Taubaté – terceiros lugares.

As equipes classificadas receberam um diploma e medalhas oferecidos pela União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, além da premiação que também foi entregue às demais equipes participantes.

Equipe Campeã – Caraguatatuba A

  • Regional Mato Grosso

O 8º Torneio Rengô-hai Matogrossense de Gueitebol foi realizado em 25 de setembro nas quadras de Gueitebol “Várzea Grande” da Associação Cultural Nipo Brasileira de Cuiabá/Várzea Grande-MT, com participação de 6 equipes em categoria única: Cuiabá A (Itizo); Dom Aquino (Mario); Cuiabá B (Shinju); Cuiabá C (Ono); Várzea Grande (Juarez) e Cuiabá D (Sakamoto).

Foi solicitado ao presidente da Regional de Mato Grosso Juarez Paes para ser o representante da UCGB no evento.

O torneio foi divido em duas etapas, a fase de grupo, onde as equipes disputaram a classificação para a segunda fase (tournament).

Classificação final:  Várzea Grande – campeã, Cuiabá-B – vice, Dom Aquino e Cuiabá-D – terceiros lugares.

Equipe Campeã – Várzea Grande

Copa Ibira de Gueitebol em Comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil

O Campeonato de Kendo e de Gueitebol em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, uma iniciativa da Confederação Brasileira de Kendo, coordenado pelo presidente Tadao Ebihara, foi realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) em São Paulo-SP, no dia 3 de setembro.

A “Copa Ibira de Gueitebol” foi organizada pelo Ibirapuera Gateball Clube com o apoio da UCGB e participação de 12 equipes de Soonen (livre) e 22 equipes de Kooreisha (a partir de 70 anos).

A Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Aurélio Nomura, e a União dos Clubes de Gueitebol do Brasil – UCGB concederam o certificado de campeão, vice-campeão e 3º lugar das duas categorias.

Classificação final: Categoria Kooreisha: Saga B – campeã, Saga A – vice, Saga D – terceiro lugar e Ibira E – quarto lugar; Categoria Soonen: Saga B – campeã, Saga – vice, Caucaia – terceiro lugar e Ibira E – quarto lugar.

Equipe Campeã Kooreisha – Saga B

Equipe Campeã Soonen – Saga B

4ª Clínica de Gueitebol em São José dos Campos

No dia 7 de setembro, foi realizado em São José dos Campos-SP, a 4ª Clínica de Gueitebol.

Contamos com a presença de cerca de 50 atletas participantes, divididos em 10 iniciantes e 40 atletas que gostariam de se aperfeiçoar.

Contamos com a presença dos orientadores Célio Shoiti Hagio, Thiago Yuiti Yuhara, Helio Nakamura, Eiji Baba e Gustavo Nagafuji, além da colaboração da Patricia Kuwabara.

Durante a manhã, foi dividido em duas turmas, uma de iniciantes e outra mais avançada. O grupo de iniciantes foi orientado pelo Célio Hagio e Helio Nakamura, onde foi passado orientações de como iniciar uma tacada, melhorar a mira, spark, e controle de força.

No grupo mais avançado, a orientação ficou a cargo do Thiago Yuhara e Eiji Baba, e foi passado dicas de treinamentos para aperfeiçoamento de tati, spark, nagashi e controle de forças.

Nos dois grupos, tivemos orientações didáticas e treinamentos práticos.

Após estes treinamentos, foi passado pelo diretor de arbitragem, Célio Hagio, uma breve orientação sobre arbitragem, com ênfase em postura e posicionamento dos árbitros na hora de realizar a arbitragem no jogo.

Por volta do meio-dia e meia, foi servido um almoço com um churrasco, oferecido pela Regional Vale do Paraíba, e após o almoço, retornamos com a clínica.

Iniciando a segunda parte, foi passado brevemente, orientações sobre hansoku, e após o término das orientações de arbitragem, organizamos alguns jogos entre os atletas, para que os atletas pudessem treinar as instruções passadas no período da manhã, e também foi realizado a arbitragem, onde os orientadores ficaram corrigindo os erros de posicionamento e gestia dos árbitros.

Após os jogos, foi finalizado a clínica com palavras de agradecimentos e uma foto com todos os participantes.

Agradecemos aos diretores da Regional Vale do Paraíba, Tamotsu Nakahara,  Teruo Onari, Roberto Shibata, e também Kimio Nitta, do Rio de Janeiro, que veio de Niterói para acompanhar a clínica. Agradecemos também os orientadores e a todos os atletas que foram ajudar para que a clínica fosse realizada.

3º Campeonato de Incentivo da Alta Paulista

O 3° Campeonato de Incentivo da Alta Paulista foi realizado em 7 de setembro, na cidade de Parapuã, com participação de 24 atletas iniciantes e 38 veteranos.

Após a cerimônia de abertura, foram escolhidos 12 capitães entre os veteranos, na sequência foram separados os 24 iniciantes e 26 veteranos e a divisão destes foi definida por meio de sorteio para permitir uma maior integração dos iniciantes com jogadores de outros clubes, contribuindo para que o círculo de amizade no gueitebol seja mais amplo.

Na fase classificatória todas as equipes jogaram 3 jogos e na sequência realizou-se o tournament.

Com o apoio dos veteranos, tanto na parte técnica como na interação entre os atletas, o nível dos jogos foi bom e equilibrado entre as equipes, com boas jogadas realizadas inclusive pelos iniciantes que demonstraram satisfação com o que para muitos foi a primeira participação em um campeonato

Destaca-se a importância da realização da Clínica de Gueitebol, realizada na cidade em 24/07/2022, pois muitos de seus participantes tiveram oportunidade naquela ocasião para compreender mais regras e técnicas e as colocar em prática neste campeonato.

Participantes do 3° Campeonato de Incentivo da Alta Paulista

I Torneio Esportivo de Integração Bunkyo

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) realizou nos dias 10 e 11 de setembro um evento esportivo com várias modalidades (beisebol, atletismo, badminton, gueitebol, voleibol, futebol de campo, tênis de mesa, tênis de campo e e-Sports).

A modalidade gueitebol foi promovida pela UCGB no Estádio Toru Hondo, em São Paulo-SP, no dia 11, com participação de 150 atletas, no formato Himawari, criado pelo clube Ibirapuera, em que cada participante joga 5 partidas em 5 times diferentes, definidos por sorteio, promovendo uma maior integração, pois os atletas têm a oportunidade de conhecer e atuar com jogadores de outros clubes.

Classificação final: 1º Laura Kuae, 2º Naoki Teruya, 3º Mario Hinoshita, 4º Jorge Yamane, 5º Gustavo Nagafugi, 6º Kazuo Higashi, 7º Hikari Toma, 8º Enzo Ono, 9º Geraldo Nakamura, 10º Yudur Kimura, 11º Takao Sakiyama, 12º Rodrigo Kenji Kakumori, 13º Tetsuo Sakiyama, 14º Jorge Mizushima, 5º Hatiro Honda, 16º Kioko Nishikawa, 17º Paulo Sussumu Inagaki, 18º Caio Tanegawa, 19º Luzia Fujita, 20º Marina Yoshinaga, 21º Toshiko Sato, 22º Regina Yokoo, 23º Jairo Kakumori, 24º Sussumu Azuma, 25º Yasuko Nishihara.

A grande vencedora Laura Kuae

       

24ª Taça Prefeito de Loanda

Em 18 de setembro, o Gate Ball de Loanda, com o apoio da Prefeitura Municipal, promoveu a 24ª Taça Prefeito de Loanda, após uma paralisação de dois anos em função da covid.

Na abertura do evento estiveram presentes o prefeito municipal de Loanda Zé Maria e os titulares da Secretaria de Esportes, Fabio Henrique, e Secretaria da Mulher, Celia Cardoso, o diretor de Gate Ball de Loanda, Jundi Sato, presidente da Socel, Cesar China, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Eduardo Suzuki, presidente da UCGB Julio Hagio, os vice-presidentes Jorge Kaku, Naoshigue Yano, Jones Yamada e Jundi Sato, membros da Diretoria da UCGB Celio Hagio (também diretor técnico do torneiro), Thiago Yuhara, Noêmia Kaku, Juliano Hagio, Eiji Baba, além do representante do Paraguai, Masanari Suzuki, Taiyo Thermas Hotel, João Saito, e o diretor de arbitragem do torneio, Paulo Hoshino.

Participaram 48 equipes, 20 na categoria Kooreisha com 3 jogos cada e 28 na categoria Soonen, com 4 jogos.16 equipes de cada categoria participaram do tournament.

Classificação final: Categoria Kooreisha: Campo Grande ACB 2 – campeã, Dourados 1 – vice-campeã, Tupi Paulista 1 – terceiro lugar, Junqueirópolis 1 – quarto lugar; Categoria Soonen: Santa Fé do Sul A – campeã, Caucaia A – vice-campeã, Araçatuba A – terceiro lugar, Loanda – quarto lugar.

Equipe Campeã Kooreisha – Campo Grande ACB 2

Equipe Campeã Soonen – Santa Fé do Sul A

 

CAMPEONATO EM LEM-BA

O 32° Campeonato Estadual de Gateball da Bahia e 1° Campeonato da Amizade de Gateball, com o objetivo de promover o intercâmbio e a criação de novas amizades cultural e esportiva nipo-brasileira, foi realizado na Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Luís Eduardo Magalhães (ANIBRALEM), nos dias 10 e 11 de setembro.

No cerimonial de abertura estiveram presentes: Arthur Mada – presidente do Evento, Fernando Murata – presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Luis Eduardo Magalhães (ANIBRALEM), Hiroaki Sano – cônsul do Japão, Junior Marabá – prefeito municipal, Jeferson Café – secretário de Educação, Vânia Cenci – secretária de Esportes, Franklin Willer – secretário de Infraestrutura, Zezília Martins – vereadora, Lika Kawano – presidente da Federação Cultural Nipo-Brasileira da Bahia, Adilson Suzuki –  vice-presidente da Federação Cultural Nipo-Brasileira da Bahia, membros da Diretoria da UCGB Jorge Kaku, Marco Túlio Toguchi, Naoshigue Yano, Nelson Nakamura, Noêmia Kaku e Juarez Teixeira Paes; Cicero Yugue – presidente da Regional Brasil Central, Major Cristiano Silva Mendes Gouveia – comandante da 85ª Companhia Independente, Major Giovani Damasceno – comandante da CIPE/CERRADO, Padre Mário Correia da Silva – Paróquia São José e Kamila Murata – 1ª princesa do Miss Nikkei da Bahia 2022.

Após os discursos das autoridades, execução do hino nacional do Brasil e Japão, homenagens e tacada inicial, as 12 equipes (Castanhal-PA, Goiânia-GO, 2 de Juazeiro-BA, 2 de Luís Eduardo Magalhães-BA, 3 de Palmas-TO, Salvador-BA, Vitória-ES e UCGB – MT/MS/SP) iniciaram os jogos do dia.

No encerramento foi expressa a gratidão e felicidade dos organizadores com a presença de todos que se esforçaram e puderam prestigiar o campeonato, em especial aos atletas de Goiânia, Castanhal, Vitória e da UCGB que estiveram pela primeira vez em Luís Eduardo Magalhães (LEM).

Classificação final do Campeonato da Amizade: Palmas B – campeã, Palmas A – vice e Vitória – terceiro lugar.

Classificação final do 32° Campeonato Baiano: LEM A – campeã, LEM B – vice e Juazeiro B – terceiro lugar.

Equipe campeã do Camp. da Amizade – Palmas B

Equipe campeã do 32º Camp. Baiano – LEM A

 

2ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da UCGB

A 2ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da UCGB de 2022 foi realizada em 23 de setembro, com início às 19h35 por meio de videoconferência, com a presença de 8 conselheiros e dos diretores executivos da UCGB, presidente Julio Hagio, diretor tesoureiro Yassuo Yuda e diretor técnico Daniel Kawakami.

A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho, Alberto Sakakisbara, que agradeceu a presença de todos e em seguida nomeou o conselheiro Jorge Takashima, de Indaiatuba, para presidir os trabalhos e que solicitou um minuto de silêncio em homenagem póstuma aos gueitebolistas já falecidos.

Os participantes fizeram uma auto apresentação e em seguida o presidente Julio Hagio agradeceu o apoio que tem recebido dos conselheiros na difícil missão de comandar a UCGB, principalmente neste período afetado pela pandemia, ressaltando a importância do Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva caminharem juntos visando o fortalecimento cada vez maior da entidade que representa o gueitebol no Brasil e colocou-se à disposição para qualquer esclarecimento sobre a administração atual.

Na sequência, o secretário Júnior dos Santos Duarte leu a ata da reunião realizada em janeiro, que foi aprovada por todos sem alterações; e o diretor técnico, Daniel Kawakami, detalhou os eventos do calendário da UCGB que foram realizados ou cancelados, destacando que os principais, Campeonato Brasileiro de Gueitebol e Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro- Brasil, alcançaram pleno sucesso, ultrapassando as expectativas, considerando que foram competições planejadas e realizadas no período em que ainda havia o risco de uma piora da pandemia. Comentou também sobre os próximos eventos da UCGB, como os Campeonatos Feminino e Masculino de Gueitebol, em 5 e 6 de novembro, na cidade de São Paulo-SP; o 22º Torneio Beneficente de Gueitebol, em 27 de novembro, na cidade de São Paulo-SP; e 22º Campeonato Brasileiro de Seleção Regional, em 3 e 4 de dezembro, assim como o Boonenkai, de 4 a 7 de dezembro, ambos no Taiyo Thermas Hotel.

O diretor tesoureiro Yassuo Yuda explanou sobre a situação financeira da UCGB, detalhando o demonstrativo financeiro do mês de agosto de 2022, a evolução das receitas de anuidades e demonstrativo de resultados no período de 2015 a 2022. Afirmou também que os festejos da comemoração dos 40 anos, com locação do espaço, serviço de buffet para mais de 500 pessoas, shows, decoração e serviços de apoio,  fechou em azul  com  receitas  provenientes dos banners, camisetas, copos, livro de ouro, publicidade no livro programa e outras doações; e que o maior investimento, R$ 200.000,00, foi com a reforma das instalações do Estádio Toru Hondo e montagem da infraestrutura para a realização do Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro-Brasil. Alertou ainda que a defasagem entre a receita e despesa está se tornando cada vez mais acentuada e que medidas para manter o equilíbrio financeiro terão de ser estudadas e colocadas em prática.

O presidente Julio Hagio relatou que na reunião da Diretoria, em16 de agosto no Buffet Yano, com a presença dos diretores Jorge Kaku, Naoshigue Yano, Hatiro Honda, Toshinori Takamura, Masao Suzuki, Noêmia Kaku as eleições da Diretoria da UCGB para o Biênio 2023/2024, que deve ocorrer em janeiro de 2023, foi colocada em pauta. Os diretores e conselheiros presentes foram favoráveis à reeleição da atual gestão, assim como o presidente do Conselho Alberto Sakakisbara e conselheiro Seizi Oga que enviaram ofício justificando a ausência e endossando a ideia de que a recondução de Julio Hagio e demais diretores para mais um mandato seria uma decisão justa e merecida pela segura e responsável administração que está sendo desenvolvida.

Exame de Arbitragem

A Regional Capital promoveu no dia 25 de setembro o Exame de Graduação de Árbitros do Terceiro grau (sankyu) nas quadras do Ibirapuera Gateball Clube com a participação de 28 candidatos, sendo 2 da Associação Cultural e Esportiva de Cipó, 7 do Clube Saga de Gueitebol e 19 do Ibirapuera Gateball Clube.

Após um delicioso e farto café da manhã, com os candidatos e os examinadores concentrados, o presidente da Regional Akiji Fujita agradeceu a participação de todos e pediu um minuto de silêncio em honra à memória dos falecidos. Em seguida, Toshinori Takamura, conselheiro consultivo da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil,desejou boa sorte aos candidatos e a presidente do Ibirapuera Gateball Clube, Izabel Ono, representante do diretor de arbitragem da UCGB, Célio Hagio, e coordenadora do Exame, detalhou os procedimentos.

O exame ocorreu das 8h às 11h50, em duas etapas, na primeira 12 candidatos fizeram a parte prática e 16 a parte teórica e após um intervalo de 10 minutos realizaram a outra parte; contando como examinadores Yuriko Okuyama, Mitsuko Fukushima, Yoshiko Ido, Toshinori Takamura, Paulo Yamamoto, Cecília Miyazaki e Izabel Ono, e colaboração de vários atletas do Clube Saga de Gueitebol e do Ibirapuera Gateball Clube.

APROVADOS NO EXAME DE ÁRBITRO SANKYU

(Regional Capital – 25/09/2022 em São Paulo-SP)

Regional Capital: Ibirapuera: Alice Rumiko Noriyuki, Elza Tsuyako Kawamoto Kawano, Emilia Keiko Shida Oizumi, Enzo Eiji Ono, Guilherme Tsuzuki de Souza, Helena Miyuki Ijiri Harano, José Carlos Seisuke Gushi, Leda Tiyomi Komatsu Kondo, Luis Tadashi Yamamoto, Milton Shigueru Kotani, Milton Teraoka, Mirian Yukie Miyamoto, Neuza Sakie Iasukawati Yamamoto, Osvaldo Yughi Iwanaga, Oswaldo Kawano, Roberto Seiji Ono, Toyoo Miyauti, Yoshiko Iwashita Miyauti, Yuriko Miyamoto. Saga: Francisco Hideki Tamashiro, Hiroshi Sado, Jorge Mizushima, Neusa Yoshiko Kawahara, Seiji Nakatsu, Paulo Tatsuta, Zulmira Akiyo Fukagawa.

Regional Sudoeste: Cipó: Adelia Tamako Kitabayashi Yasuoka e Sergio Onishi.