Boletim do Rengô nº 151 agosto/2022

18º Torneio Rengô-hai da Regional Central

Na manhã do dia 6 de agosto de 2022, partiu de São Paulo uma equipe do Rengô, composta de seguintes jogadores: Julio Kamimura, Seizi Oga, Ichiro Usami, Sadako Oga e Keiko T. Iyda, para participar do 18º Torneio Rengô-hai da Regional Central realizado no campo da ACEAS de Suzano.

Às oito horas, teve início a cerimônia de abertura com as palavras de boas-vindas da presidente da Regional Central, sra. Masayo Toyoda Masuda, seguida pela saudação do presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, sr. Julio Katsumi Hagio.

Participaram do Torneio oito equipes de: Suzano, Itapeti, Akebono, Biritiba Mirim, Vila Moraes, ACEAS Nikkey e Vivência de Bertioga, tendo como convidada especial a equipe do Rengô (UCGB).

A classificação final do Torneio foi: 1º lugar – Biritiba Mirim; 2º lugar – Vila Moraes 1 e 3º lugar – Suzano e ACEAS Nikkey.

Campeão – Biritiba Mirim   

             Vice-Campeão – Vila Moraes 1

3º lugar – Suzano3º lugar – ACEAS Nikkey

 

Campeonato da FGESP

No dia 07 de agosto de 2022, foi realizado o 3º Campeonato Paulista de Gueitebol, nas quadras do Estádio Toru Hondo, sito à Av. Leonardo da Vinci, 1551, Vila Guarani, São Paulo, participaram 42 equipes, sendo 25 equipes na categoria sênior (a partir de 70 anos) e 17 equipes na categoria jovem (livre).

A cerimônia de abertura, com início às 08:00 horas, foi comandada pelo diretor executivo Toshinori Takamura. Estiveram presentes Julio Hagio presidente da UCGB e Seizi Oga conselheiro consultivo da FGESP. Fizeram uso de palavra Hatiro Honda presidente da FGESP, Seizi Oga e Julio Hagio. As considerações sobre as regras e técnicas do 3º Campeonato foram esclarecidas pela vice-diretora de arbitragem Helena Hiroko Honda e vice-diretor técnico Yudur Kimura.

As equipes da categoria sênior, jogaram 4 partidas, e o resultado foi: campeã Saga-C (Julio Kamimura), vice-campeã Ibira-B (Keiko Ogassawara), 3º Ibira-E (Higa) e as equipes da categoria jovem, jogaram 5 partidas e o resultado foi: campeã Saga-B (Yuriko Okuyama), vice-campeã Nippon-C (Eiji Baba), 3º lugar Ibira-A (Hermes Matsumoto).

Para as equipes classificadas até os 3º lugares receberam as seguintes premiações:

Equipes campeãs (categoria sênior e jovem): – troféus, medalhas e pacotes de arroz de 5 kg  Yanagi Koshihikari.

Equipes vice-campeãs (ambas categorias): – medalhas e pacotes de arroz de 5 kg Yanagi Koshihikari.

Equipes 3º lugares (ambas categorias): – medalhas e 3 pacotes de arroz  de 1 kg Momiji.

Houve sorteio de 4 pacotes de arroz de 5 kg Yanagi Koshihikari e os contemplados foram: Yocio Mizuno (Saga), Mario Guima (Uruma), Rodrigo Matsumoto (Caucaia) e Edinho (Nippon).

Equipe campeã da categoria Sênior – SAGA-C (Julio Kamimura)

Equipe campeã da categoria Jovem – SAGA-B (Yuriko Okuyama)

 

28º Campeonato Tri-Regional “Sansen Taikai”

No último dia 21 de agosto de 2022, na cidade de Álvares Machado-SP, foi realizado o 28º Campeonato Tri-Regional “Sansen Taikai”, com a participação das 3 regionais, Sorocabana, Alta Paulista e Paraná. E este ano a regional Mato Grosso do Sul participou como convidada.

O campeonato foi dividido em 2 categorias: Kooreisha e Soonen. Na categoria Kooreisha participaram 12 equipes: Álvares Machado, Presidente Prudente, Assis, Rancharia, Pirapozinho e Martinópolis da Regional Sorocabana; Dracena e Junqueirópolis da Regional Alta Paulista; Cornélio Procópio, Maringá e Nova Esperança da Regional Paraná; e Dourados da Regional Mato Grosso do Sul. E na categoria Soonen participaram 18 equipes: Álvares Machado (2), Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Martinópolis da Regional Sorocabana; Tupi Paulista (2), Dracena e Junqueirópolis (2) da Regional Alta Paulista; Cruzeiro do Sul (3), Sarandi, Ibiporã e Assis Chateaubriand da Regional Paraná; e Dourados (2) da Regional Mato Grosso do Sul.

Devido a chuva, o torneio teve que ser interrompido após as equipes das 2 categorias terem concluídos 2 jogos e a classificação foi definida por vitórias e saldo, baseada nesses 2 jogos.

A classificação final foi: Categoria Kooreisha: 1º Nova Esperança (2V e 19S), 2º Junqueirópolis (2V e 14S), 3º Maringá (2V e 13S) e 3º Dracena (2V e 10S); Categoria Soonen: 1º Presidente Venceslau (2V e 23S), 2º Tupi Paulista-1 (2V e 14S), 3º Dracena (2V e 12S) e 3º Cruzeiro do Sul-1 (2V e 11S).

Campeão da categoria Kooreisha – Nova Esperança

Vice-Campeão da categoria Kooreisha – Junqueirópolis

3º lugar da categoria Kooreisha – Maringá

3º lugar da categoria Kooreisha – Dracena

Campeão da categoria Soonen – Presidente Venceslau

Vice-Campeão da categoria Soonen – Tupi Paulista-1

3º lugar da categoria Soonen – Dracena

3º lugar da categoria Soonen – Cruzeiro do Sul-1

 

29º Torneio de Gueitebol do Cooper Clube

No dia 27 de agosto de 2022, foi realizado o 29º Torneio de Gueitebol  nas quadras de gueitebol do Cooper Clube, em comemoração aos 80 anos do Cooper Clube e 32º ano da fundação do departamento de Gueitebol, com a participação de 10 equipes. A cerimônia de abertura, com início às 8 horas,  foi comandada pela Sra. Aya Fugisava, Coordenadora Geral, que convidou o Sr. Carlos Hascimoto, 3º Vice-Presidente do Cooper para fazer a declaração de abertura do Torneio, e em seguida convidou Sr. Julio Hagio, Presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil para a sua saudação. Sr. Ioshinori Kuba, Diretor de Gueitebol do Cooper, agradeceu a presença de todos e desejou boa sorte aos atletas. A devolução do troféu transitório foi feita pelo Sr. Toshinori Takamura do Clube Saga de Gueitebol. As considerações técnicas foram feitas pelo Conselheiro Técnico, Mário Takamura. Estiveram presentes também entre as autoridades, Sr. Mário Yokoya, Benfeitor, de 97 anos e Sr. Hatiro Honda, Presidente da Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo. A União dos Clubes de Gueitebol do Brasil (Rengô) participou com uma equipe, com os seguintes jogadores: Hatiro Honda, Hiroko Honda, Ichiro Usami, Dóris Namie Koga e Alice Shiguemitsu. O Torneio teve início às 8:30 horas, com as seguintes equipes participantes: Rengô, Ibirapuera, Saga, Continental, Butantã, Embu e Cooper. Cada equipe jogou 4 partidas em 2 quadras e o resultado foi: Campeã: Saga-A (Toshinori Takamura); Vice-campeã: Saga-B (Tetsuo Doi); 3º lugar: Continental (Koji Tsuchida).

Cerimônia de abertura  do 29º Torneio de Gueitebol do Cooper Clube

Equipe Campeã do Torneio – SAGA-A

 

Copa Rengô

Após um intervalo de mais de dois anos devido à pandemia da covid-19, a 79ª Copa Rengô foi realizada no dia 28 de agosto de 2022, nas quadras do Estádio de Gateball Toru Hondo, sito na Av. Leonardo da Vinci, 1551 – Vila Guarani, São Paulo, com a participação de 32 equipes, sendo 17 na categoria kooreisha e 15 na soonen.

A cerimônia de abertura deu-se às 8 horas, comandada pelo diretor técnico da UCGB, Daniel Kawakami, que convidou o presidente Julio Hagio, para sua saudação. Julio Hagio agradeceu a presença de todos e aos que colaboraram com café da manhã e desejou boa sorte na competição aos participantes. Em seguida, o diretor de arbitragem Célio Hagio fez as observações sobre as regras a serem seguidas no torneio e Daniel Kawakami fez as observações sobre o esquema de jogos do torneio e o diretor administrativo Helio Nakamura convidou os atletas para participarem do I Torneio Esportivo de Integração Bunkyo que será realizado no Estádio de Gateball Toru Hondo no dia 11 de setembro de 2022.

Todas as equipes jogaram 4 partidas e o resultado foi: categoria Kooreisha, campeã Saga-B (Antoku Sadoyama), vice-campeã Saga-K (Geraldo Nakamura), 3º lugar Ibirapuera-A (Keiko Ogassawara), 4º lugar Saga-H (Ichiro Usami), 5º lugar Saga-D (Naoki Yamada), 6º lugar Saga-C (Julio Kamimura) e 7º lugar Uruma (Seishin Nakasone); e categoria Soonen, campeã Caucaia-B (Gustavo Matsumoto), vice-campeã Carrão Kyoyu-B (Kenji Suto), 3º lugar Caucaia-A (André Matsumoto), 4º lugar Carrão Kyoyu-A (Alexandre Arakaki), 5º lugar Saga-C (Mario Maruyama), 6º lugar Caucaia-C (Célio Hagio) e 7º lugar Saga-A (Mario Hinoshita). As equipes classificadas receberam de premiação pacotes de arroz ou shoyu ofertado pela Hinomoto.

Campeão da categoria Kooreisha – Saga-B

Vice-Campeão da categoria Kooreisha – Saga-K

3º lugar da categoria Kooreisha – Ibirapuera-A

Campeão da categoria Soonen – Caucaia-B

Vice-Campeão da categoria Soonen – Carrão Kyoyu-B

3º lugar da categoria Soonen – Caucaia-A

 

31º Torneio Rengô-hai da Regional Noroeste

No dia 28 de agosto de 2022 foi realizado o 31º Torneio Rengô-hai da Regional Noroeste, nas quadras da Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Lins – ABCEL na cidade de Lins-SP, com a participação das equipes de Lins, Birigui, Araçatuba, Aliança e Pereira Barreto, totalizando 10 equipes. Na cerimônia de abertura estavam presentes as seguintes autoridades: Tadao Haneda, presidente da Regional Noroeste, representando a UCGB; Henrique Sakakura, presidente da ABCEL;  Irineu Yassuo Okuno, diretor do Gueitebol de Lins; presidentes dos Clubes e diretoria da Regional Noroeste. A classificação final foi: campeã Lins-3, vice-campeã Birigui, 3º lugar Lins-4 e Araçatuba-2.

Campeão – Lins-3

Vice-Campeão – Birigui

 3º lugar – Lins-4

3º lugar – Araçatuba-2

 

26° Torneio Rengô-hai da Regional Sorocabana

No dia 28 de agosto de 2022 foi realizado na cidade de Presidente Venceslau o 26° Torneio Rengô-hai da Regional Sorocabana. Teve 10 equipes participantes, sendo realizado em categoria única. Foram 3 jogos na fase classificatória e em seguida a fase de tournament em que todas equipes participaram. A classificação final foi: campeã Presidente Prudente-2 (capitão Flora Abe), vice-campeã Presidente Prudente-1 (capitão Akira Goto), 3° lugar Martinópolis (capitão Takaki Kawamoto) e Presidente Venceslau-1 (capitão Cleber Ogihara).

Observação: A equipe de Martinópolis foi composta com  3 atletas novatos e mesmo assim conseguiu uma ótima classificação no torneio. Esses atletas novatos ficaram  empolgados com a premiação e medalhas.

Campeão – Presidente Prudente-2

Vice-Campeão – Presidente Prudente-1

3º lugar – Martinópolis

3º lugar – Presidente Venceslau-1

 

31º Torneio Rengô-hai da Regional Alta Paulista

No dia 28 de agosto de 2022 foi realizado o 31º Torneio Rengô-hai da Regional Alta Paulista nas quadras do Junqueirópolis Esporte Clube, na cidade de Junqueirópolis-SP. Na cerimônia de abertura, estavam presentes membros da Diretoria da Regional Alta Paulista e a UCGB foi representada pelo vice-presidente Naoshigue Yano. Teve a participação de 10 equipes, em categoria única. A classificação final foi: campeã Tupi Paulista-2, vice-campeã Tupi Paulista-1 e 3º lugar Parapuã-1 e Dracena-1.

Campeão – Tupi Paulista-2

Vice-Campeão – Tupi Paulista-1

3º lugar – Parapuã-1

3º lugar – Dracena-1