Boletim do Rengô nº 150 julho/2022

Rengô-hai da Regional Hokuhaku 

No dia 10 de julho de 2022 foi realizado o 7º Torneio Rengô-hai da Regional Hokuhaku – Pará, na cidade de Santa Isabel-PA, com a participação de 6 times, sendo 3 de Belém, 2 de Santa Isabel e 1 de Castanhal.

A classificação foi: 1° lugar – Santa Isabel A, 2° lugar – Belém C, 3° lugar – Belém B, 4° lugar – Castanhal.

Participantes do Rengô-hai da Regional Hokuhaku

Rengô-hai da Regional ABC

No dia 17 de julho de 2022, realizou-se o 30º Torneio Rengô-hai da Regional ABC, na cidade de Santo André-SP, reunindo 10 equipes representantes das seguintes Associações: Santo André, Mizuho, Uruma, CCOB e Santos. Participou também uma equipe formada por membros da diretoria da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, conforme seguem: Hatiro Honda, Julio Kamimura, Sadako Oga, Seizi Oga e Yuriko Okuyama.

Na cerimônia de abertura, teve inicialmente as palavras de boas-vindas do presidente da Regional Yukio Honda seguida pela saudação do Conselheiro Consultivo Seizi Oga como representante do presidente da UCGB Julio Hagio.

As competições transcorreram bem, num ambiente alegre e de confraternização, tendo como vencedora a equipe de Santo André A, segunda colocada a equipe de Mizuho e terceiras colocadas as equipes de Uruma B e CCOB.

Campeão – Santo André A

Rengô-hai da Regional Paraná

No dia 17 de julho de 2022 foi realizado o 4º Torneio Rengô-hai da Regional Paraná, nas quadras da Associação Cultural e Esportiva de Maringá – ACEMA na cidade de Maringá-PR, com a participação de 13 equipes, sendo 07 equipes na categoria soonen e 06 equipes na categoria kooreisha.  Estavam presentes as seguintes autoridades: Julio Hagio, presidente da UCGB; Marcelo Munerato do Conselho fiscal da UCGB; Jundi Sato, vice-presidente da UCGB, e Yoshiaki Mitsui, diretor de gueitebol da Aliança Paraná. O torneio foi dividido em duas etapas, classificatória e depois tournament. A classificação final foi: na categoria kooreisha, primeiro lugar Cornélio Procópio, segundo lugar Londrina e terceiro lugar Maringá 1, e na categoria soonen, primeiro lugar Ibiporã, segundo lugar Assis Chateaubriand e terceiro lugar Cruzeiro do Sul 1.

     Campeão da cat. Soonen – Ibiporã

Campeão da cat. Kooreisha – Cornélio Procópio

Rengô-hai da Regional Mato Grosso do Sul

O Torneio Rengô-hai da Regional Mato Grosso do Sul aconteceu na ACB de Campo Grande-MS, no dia 17 de julho de 2022. Houve abertura inicial, estando a UCGB representada pelo vice-presidente Jorge Kaku que agradeceu os participantes e corrigiu a edição de 30ª para 31ª, conforme medalhas e taça vindas da UCGB. Teve a participação de 15 equipes, sendo 08 na categoria kooreisha e 07 na categoria soonen. A classificação final foi: Categoria kooreisha, Campeã – Dourados 4, Vice-campeã – Nipo 2 e 3ºs Lugares – ACB 4 e ACB 5. Categoria soonen, Campeã – Nipo 1, Vice-campeã – ACB 2 e 3ºs Lugares Dourados 1 e Dourados 3. A classificação geral foi disputada entre equipe vencedora do soonen contra equipe vencedora do kooreisha que substituiu os jogadores e sagrou-se campeã do torneio. Sendo assim, a classificação geral foi: 1° Dourados 4 (kooreisha); 2° NIPO 1 (soonen) e 3ºs Lugares – ACB 2 (soonen) e NIPO 2 (kooreisha).

Campeão – Dourados 4 (kooreisha)

Rengô-hai da Regional Seitô

No dia 24 de julho de 2022 foi realizado o 31º Torneio Rengô-hai da Regional Seitô, nas quadras do Nippon Country Club em Arujá – São Paulo, com a participação de 18 equipes, sendo 10 na categoria kooreisha e 8 na categoria soonen.

As seguintes autoridades estiveram presentes: Julio Hagio, presidente da UCGB, Hatiro Honda presidente da Regional Seitô, Teruo Tagomori conselheiro consultivo da Regional Seitô, Yasuo Yuda tesoureiro da UCGB, vice-presidentes da Regional Yutaka Nako, Shizuko Miyagui, Hideo Abe e também diretor de gueitebol do Nippon Country Club Carlos Augusto Eiji Baba. As considerações do torneio foram dadas pelos Yutaka Nako diretor técnico e Helena Hiroko Honda diretora de arbitragem.

A classificação do torneio foi feita de duas formas: a) por categoria para premiar as melhores equipes de cada categoria com pacotes de arroz; b) classificação geral para premiar as 4 (quatro) melhores equipes com troféu e medalhas oferecidos pela UCGB.

Destaque do torneio foi a presença de equipes jovens, idades entre 14 e 16 anos do Clube KYOYU, que atuaram com harmonia e muita disciplina durante a partida. Parabéns aos líderes do KYOYU Yutaka Nako, Alexandre Arakaki, Fumiaki Ishikawa, Etsuko Oshima e Masanori Shingaki que conseguiram criar esses novos atletas para futuro do gueitebol no Brasil.

As equipes classificadas na forma geral foram: campeã Nippon Country Club (categoria soonen, capitão Yugo Yamaguishi), vice-campeã Matilde – C (categoria kooreisha, capitão Nobuo Kunikata) e 3º lugar Kyoyu – 1 (categoria kooreisha, capitão Seiei Komesu e Kyoyu – 2 (categoria kooreisha, capitão Masakichi Uema).

Assim foi definida a equipe que representará a Regional Seitô no 22º Campeonato Brasileiro de Seleção Regional de Gueitebol que será realizado em dezembro de 2022 no Hotel Taiyo.

As equipes classificadas por categoria todos receberam como prêmios pacotes de arroz.

Campeão – Nippon Country Club (soonen)

Rengô-hai da Regional Capital

Foi realizado o 32º Torneio Rengô-hai da Regional Capital, no dia 30 de julho de 2022, nas quadras de gueitebol do Estádio Toru Hondo, com a participação de 23 times, sendo 15 times da categoria kooreisha e 8 times da categoria soonen. Nesta ocasião esteve presente o presidente da UCGB Julio Hagio.

O torneio foi dividido em duas etapas, na primeira etapa foram escolhidos os 4 melhores times classificados das categorias kooreisha e soonen; e na segunda etapa foi o tournament.

No final, a campeã da equipe kooreisha disputou com a campeã da equipe soonen. Sagrou-se: campeã, a equipe soonen Ibirapuera C (Emilia Miyoko S. Yamada); vice-campeã, a equipe kooreisha Saga 7 (Julio T. Kamimura); terceiros lugares, a equipe kooreisha Saga 1 (Ichiro Usami) e a equipe soonen Ibirapuera F (Renato F. Maekawa).

Foram premiados os 6 melhores times classificados do kooreisha e 4 melhores times do soonen.

Houve também premiação por parte da UCGB, de um troféu transitório para o 1º lugar, e medalhas para campeã, vice-campeã e terceiros lugares.

Campeão – Ibirapuera C  (soonen)

3ª Clínica de Gueitebol em Parapuã-SP

No dia 24 de julho de 2022, foi realizado a 3ª Clínica de Gueitebol, na Regional Alta Paulista, na cidade de Parapuã, com a presença de novos atletas e de atletas mais experientes das cidades de Dracena, Tupi Paulista, Tupã, Osvaldo Cruz, Junqueirópolis e Parapuã.

Participaram 44 novos atletas, divididos em dois grupos: módulo 1, para iniciantes com a participação de 25 atletas e módulo 2, com atletas um pouco mais experientes em que participaram 19 atletas.

Na parte da manhã, foi oferecido um delicioso café da manhã, e logo após iniciou-se a clínica, onde foram ministrados treinamentos básicos para os iniciantes e um treinamento de aperfeiçoamento para os mais experientes. O treinamento básico consistiu em como segurar o taco, bater nas bolas, fazer spark e passar os gates. Já no segundo módulo, aperfeiçoou-se as tacadas, spark dos atletas, além de um treinamento para “nagashi” e controle de forças. Tanto no módulo 1 como no 2, foram feitas brincadeiras para treinos de cada ensinamento, para disputas entre grupos.

Depois, foi oferecido um almoço pela regional, onde puderam confraternizar com todos e estreitar os laços de amizade entre os participantes.

Após o almoço, foi realizado jogos entre os participantes, onde os orientadores ficaram acompanhando os atletas orientando para que fossem corrigidas as deficiências melhorando o aprendizado.

No final da clínica, os atletas participantes foram presenteados com alguns brindes e no encerramento foi tirada uma foto com todos os participantes.

Agradecemos toda a equipe que ajudou a organizar a clínica, e um agradecimento especial ao Naoshigue Yano, presidente da regional Alta Paulista, e ao Djalma Migliorini, presidente de Parapuã, que organizou muito bem todo o evento.

Agradecemos também aos orientadores Célio Hagio, Hideki Koroishi, Helio Nakamura, Alberto Yamamoto, Thiago Yuhara por terem ministrado o curso e a todos os outros atletas mais experientes que auxiliaram no curso.

Os clubes que tiverem interesse em realizar uma clínica, o curso está disponível a todos os clubes associados a UCGB, é só entrarem em contato com a secretaria, falar com a Andrea e podemos agendar a clínica em sua regional, ou entrar no site: https://gateball.org.br/clinica/.

Exame de Arbitragem

No dia 16 de julho de 2022 foi realizado um exame de graduação de árbitros de 3º grau (sankyu) nas quadras de gueitebol do clube Carrão Kyoyu (Regional Seitô) e contou com a presença de 35 candidatos. O exame foi organizado pelo departamento de arbitragem da regional Seitô e foi realizado pelos membros da diretoria de arbitragem da UCGB (Célio Hagio, Sussumu Azuma, Izabel Ono, Yuriko Okuyama) e auxiliado por Cecília Miyazaki, Hatiro Honda, Mitsuko Fukushima e Paulo Yamamoto. Teve seu início às 14h e se encerrou às 18h.

APROVADOS NO EXAME DE ÁRBITRO SANKYU

(Regional Seitô – 16/07/2022 em São Paulo-SP)

Regional Seitô: Carrão Kyoyu: Angela Ayumi Chinen Borro, Caio Hideki Tanegawa, Cássio Akira Yamaguti, Emily Arisa Oshiro, Guenshun Ishikawa, Hikari Toma, Hiromi Takara, Jairo Massamitsu Kakumori, Mariana Kaori Miyagi, Monica Cardoso da Silva Moreno, Nicolas Hiroaki Takara, Noemi Aguena, Otavio Yuuta Koiki, Patricia Mayumi Akamine, Roberto Takeyoshi Oshiro, Rodrigo Kenji Kakumori, Salete Harumi Teruya Aguena, Sueli Hitomi Aguena Kakumori e Victória Cardoso da Silva Graciotti Moreno.

Regional Sudoeste: Peruíbe: Aurea Mitsuko Yamamoto, Maurício Azimovas, Mutumi Iamada, Osvaldo Yui e Yuko Yamakawa.

 

COMUNICADOS

Copa Rengô

No dia 28 de agosto de 2022 realizaremos a Copa Rengô no Estádio de Gateball Toru Hondo. As inscrições deverão ser feitas na secretaria da UCGB até o dia 23 de agosto. Haverá restaurante, mas é necessário fazer o pedido no ato da inscrição. Opções: bentô tonkatsu, chicken katsu, espetinho ou karaague (R$ 30,00); yakisoba com guioza (R$ 30,00) e só yakisoba (R$ 25,00).

I Torneio Esportivo de Integração Bunkyo

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) estará realizando nos dias 10 e 11 de setembro um evento esportivo com várias modalidades (Beisebol, Atletismo, Badminton, Gueitebol, Voleibol, Futebol de Campo, Tênis de Mesa, Tênis de Campo e e-Sports).

A modalidade Gueitebol será promovida pela UCGB no Estádio Toru Hondo.

Data: 11/09/2022 (domingo)

Local: Estádio Toru Hondo

Endereço do Estádio: Av. Leonardo da Vinci, 1551 – Vila Guarani – São Paulo

Programação:

7:00 Apresentação dos jogadores e sorteio de times

8:00 Início dos jogos

15:00 Previsão de término do torneio

Inscrição individual

Valor da inscrição R$ 30,00

Prazo de inscrição 06/09/2022 na secretaria da UCGB. Preferencialmente, as inscrições deverão ser feitas por clube. Informar quem participa como capitão (shusho) da equipe nos torneios normalmente.

Reserva de obentô com refrigerante (R$ 32,00) na inscrição

Vagas limitadas.

Informações Técnicas:

1) Categoria única (qualquer idade).

2) Formato do torneio: Himawari (sem time fixo, classificação individual)

3) É necessário o atleta ser associado da UCGB podendo se filiar no dia do torneio.

4) Os capitães serão escolhidos por critério técnico.

5) Uniforme livre.

6) Premiação para todos os participantes.

Maiores informações nos sites www.bunkyo.org.br e www.gateball.org.br, ou pelo WhatsApp (11) 97380-8926.

Boonenkai da UCGB 2022

O tradicional Boonenkai da UCGB será realizado novamente no Taiyo Thermas Hotel em Caldas Novas-GO, no período de 04 a 07 de dezembro de 2022, após o término do 22º Campeonato Brasileiro de Seleção Regional de Gueitebol que será realizado nos dias 03 e 04 de dezembro. Os interessados em participar deverão fazer a inscrição na secretaria da UCGB até o dia 21 de outubro ou até o preenchimento de vagas, mediante pagamento de sinal no valor de R$ 400,00. Os valores de pacotes são: 1) aos que viajarem de ônibus disponibilizado pela UCGB – R$ 1.100,00 (adulto), R$ 710,00 (crianças de 7 a 11 anos) e R$ 100,00 (crianças até 6 anos desde que não ocupe o assento); 2) aos que utilizarem condução própria ou outros meios – R$ 750,00 (adulto), R$ 360,00 (crianças de 7 a 11 anos) e R$ 100,00 (crianças até 6 anos). Os inscritos deverão fazer o pagamento do restante até o dia 07 de novembro. Tendo em vista a limitação da capacidade de atendimento no Hotel, as inscrições serão aceitas, prioritariamente, dos filiados da UCGB e seus respectivos cônjuges. Os demais membros da família, parentes ou amigos serão aceitos, se houver disponibilidade de vagas a partir de 24 de outubro. A partida do ônibus de São Paulo, com destino à Caldas Novas, será no dia 04 de dezembro (domingo) às 6 horas (da manhã) do Estádio Toru Hondo e outros lugares a combinar. A disponibilidade do ônibus de São Paulo será mediante confirmação de no mínimo 40 passageiros. O valor do pacote aos que viajarem de ônibus poderá sofrer aumento se o combustível tiver reajustes até a data de partida, que será cobrado posteriormente. O jantar de domingo será servido no Hotel, assim como o jantar do dia 07 (quarta-feira), antes da viagem de retorno. Seguro viagem será opcional.

Caso o participante queira participar do Torneio de Gueitebol do dia 05/12 (equipes formadas por sorteio); do Torneio do dia 06/12 (equipes já formadas com 5 jogadores – inscrições limitadas) e do Concurso de karaokê no período da tarde (máximo 15 homens e 15 mulheres), deverá fazer a inscrição na ocasião da sua inscrição.

Qualquer dúvida, entrar em contato com a secretaria da UCGB por e-mail ucgb@gateball.org.br, WhatsApp (11) 97380-8926 ou telefone (11) 3208-9686.