Boletim do Rengô nº 149 junho e julho/2022

19º Torneio Brasileiro de Gueitebol para Árbitros

No dia 05 de junho de 2022, foi realizado o 19º Torneio Brasileiro de Gueitebol para Árbitros com a participação de 65 árbitros-jogadores.

Para cada uma das 13 equipes foi escolhido um capitão e o restante dos integrantes foi separado por nível de arbitragem e sorteados. Em cada quadra estava designado um membro da diretoria de arbitragem para observar o comportamento dos árbitros e no final de cada partida era realizada uma reunião entre o observador, árbitros e jogadores para explicação dos itens observados e as correções necessárias.

O resultado final foi: campeã Equipe 10 – Capitão Eiji Baba; 2º lugar Equipe 2 – Capitão Yuriko Nakano; 3º lugar Equipe 7 – Capitão Mitsuko Fukushima; 4º lugar Equipe 13 – Capitão Fujio Fujiki; 5º lugar Equipe 12 – Capitão Sadao Inoue.

Receberam premiações as equipes melhores colocadas e os árbitros que tiveram maiores destaques positivos.

 

Torneio de Gueitebol no Costão do Santinho em Florianópolis – Santa Catarina

Foi realizado nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2022, o Torneio Amizade de Gueitebol no Costão do Santinho com a participação de 10 equipes: Assis A e B; Álvares Machado; Ibirapuera A e B; São Paulo; Campo Limpo; Registro; Mogi das Cruzes e Cruzeiro do Sul (PR).

Devido às condições climáticas não foi possível realizar os jogos no campo de futebol (gramado), mas o responsável geral do Costão Matsuri, Takao Sato, ofereceu o Salão Cascaes, uma área coberta, climatizada e com carpetes, onde foi possível fazer a montagem de 1 quadra, medindo 14 x 20m, sendo Tutomu Fugihara designado para ser o responsável geral deste evento de gueitebol.

No primeiro dia foi realizado um Torneio com 2 jogos por equipes na fase classificatória e não houve premiação. Classificação Geral: 1º lugar Assis B; 2º lugar Ibirapuera A; 3º lugar Ibirapuera B; 4º lugar Assis A; 5º lugar São Paulo; 6º lugar Álvares Machado; 7º lugar Mogi das Cruzes e 8º lugar Registro.

Nos dias 07 e 08/06/2022 foram realizados o Torneio de Amizade com a participação de 10 equipes. Foram realizados os sorteios no local para a montagem das chaves. Na terça-feira foram realizados 2 jogos por equipes na fase classificatória e as 8 melhores equipes passaram para a fase de tournament. As 8 equipes classificadas foram: 1º lugar Assis B; 2º lugar Ibirapuera B; 3º lugar Cruzeiro do Sul; 4º lugar Mogi das Cruzes; 5º lugar Assis A; 6º lugar São Paulo; 7º lugar Ibirapuera A e 8º lugar Álvares Machado.

No dia seguinte, na fase de tournament, foi definido o tempo de jogo com 25 minutos de duração, com início às 8h30 e término previsto até às 12h, para que os atletas pudessem participar à tarde do city tour pela cidade de Florianópolis, acompanhado por Francisco Kudo, da Nikko Turismo.

Classificação: 1º lugar Ibirapuera B; 2º lugar Assis A e 3º lugar Cruzeiro do Sul (PR), com direito a premiação de 01 troféu para cada jogador. As premiações foram entregues durante o jantar especial no Espaço Tuguá, e posteriormente teve a apresentação do show com Karen Ito e Jane Ashihara.

Estiveram presentes e prestigiaram o Torneio de Gueitebol: Naoshigue Yano, representando a UCGB – União dos Clubes de Gueitebol do Brasil; Toshio Hatori – Presidente da ACEMA (PR); Francisco Kudo – Sócio Gerente da Nikko Turismo e Tadao Sato (Coordenador do Costão Matsuri).

 

Rengô-hai da Liga Alta Araraquarense 

No dia 12 de junho de 2022 foi realizado o 25º Torneio Rengô-hai da Liga Alta Araraquarense de Gueitebol, nas quadras de Gueitebol “Yoshimi Hanaoka” da ACENB – Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de São José do Rio Preto, com a participação de 8 equipes, sendo 4 na categoria kooreisha e 4 na categoria soonen. Na ocasião, esteve presente, representando a UCGB, o vice-presidente Naoshigue Yano.

O torneio foi divido em duas etapas, sendo a primeira a fase de grupo, onde as equipes disputaram a colocação para a classificação para a segunda fase (tournament). A classificação final foi: na categoria kooreisha, 1º Rio Preto 1; 2º Rio Preto 2; 3º Santa Fé do Sul; 4º Votuporanga, e na categoria soonen, 1º Rio Preto; 2º Jales 2; 3º Jales 1; 4º Santa Fé do Sul.

Campeão da cat. Kooreisha – Rio Preto 1
Campeão da cat. soonen – Rio Preto

 

Rengô-hai das Regionais Bahia / Pernambuco

No dia 18 de junho de 2022 foi realizado o 1º Torneio Rengô-hai das Regionais Bahia / Pernambuco, nas quadras da ACENIBRA – Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira do Médio São Francisco, na cidade de Juazeiro-BA, com a participação de 4 equipes da ACENIBRA, 1 de Recife e 1 da UCGB.

Na abertura do evento o presidente da Regional Bahia, Hercules S. Aki, deu as boas-vindas aos atletas e agradeceu a presença de Diretores da UCGB, ACJR Recife e ACENIBRA Juazeiro. Em seu discurso, o presidente da UCGB Julio Hagio destacou a importância deste torneio para o desenvolvimento do gueitebol.

Juazeiro B sagrou-se campeã do Rengô-hai na disputa com Recife, e Juazeiro A e D ficaram nas terceiras colocações.

No domingo, os membros da diretoria da UCGB, Seizi Oga, Julio Hagio e Sussumu Azuma, ministraram um treinamento de arbitragem para cerca de 25 participantes. Foram abordados três temas do gueitebol, Seizi Oga falou sobre boas maneiras dos atletas no gueitebol, Julio Hagio falou sobre estratégias do jogo e Sussumu Azuma explicou sobre as regras e esclareceu as dúvidas dos participantes. O curso foi rápido, mas teve bom aproveitamento segundo os participantes.

Campeão – Juazeiro B

 

Jantar em Comemoração dos 40 anos da UCGB

A União dos Clubes de Gueitebol do Brasil promoveu uma noite especial para comemorar o 40º aniversário de sua fundação. O evento ocorreu em 1º de julho no Espaço Hakka, no bairro da Liberdade em São Paulo-SP, com a presença de cerca de 500 pessoas entre atletas das 116 equipes brasileiras e 3 argentinas que competiram no Campeonato Internacional Memuro-Brasil, os patrocinadores Família Hondo, MGS Foods, Authent e União Cultural e Esportiva Sudoeste, autoridades e convidados.

A cerimônia teve início às 18:45h com a apresentação do Ryukyu Koku Matsuri Daiko, seguida pelo discurso do Presidente da UCGB Julio Hagio que manifestou seu agradecimento a todos e destacou a atuação de patrocinadores, diretores e colaboradores que durante anos contribuíram na divulgação e crescimento do gueitebol do Brasil.

Também discursaram a Vice-Cônsul do Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Akiko Kikuchi, o Diretor do Departamento de Gestão do Esporte de Alto Rendimento da Secretária Municipal de Esportes, representando o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, Professor Mario Maeda Junior, o Presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Sr. Roberto Nishio, Vereadores Aurélio Nomura e George Hato, João Saito do Taiyo Thermas Hotel, Diretor de Esporte do Bunkyo Roberto Tanaka, representando o presidente do Bunkyo Renato Ishikawa, e o Presidente do Conselho Deliberativo da UCGB, Alberto Sakakisbara.

A história da UCGB foi apresentada em vídeo e houve o lançamento do livro “Gateball – 40 anos no Brasil” pelo autor Seizi Oga que agradeceu ao co-autor Toshinori Takamura, ao patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e fez a entrega do 1º exemplar para o Presidente Julio Hagio.

Em uma homenagem especial aos ex-presidentes da UCGB foi entregue uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados pelo progresso e difusão do gueitebol no país a Seizi Oga, Hatiro Honda e aos representantes e familiares de Sadamu Dan, Yutaka Mori e Toru Hondo, in memoriam.

Os colaboradores Andrea Hanashiro e Miguel dos Reis Silva receberam o Diploma de Honra ao Mérito por mais de 20 anos de serviços prestados. E Nobuko Kojo e Masao Suzuki foram agraciados pela contribuição e divulgação do gueitebol no Brasil por meio da Empresa Jornalística São Paulo Shimbun.

Após a troca de presentes com a delegação argentina, houve o corte do bolo e o brinde. Durante o jantar foram sorteados 5 relógios marcador da WGU e 10 relógios marcador da Nichiyo e 2 diárias para casal do Jurema Águas Quentes, localizado no Paraná. Os ganhadores foram as seguintes equipes: Araguari (ouro); Argentina-A (ouro); Carrão Kyoyu-C (prata); Caucaia-B (prata); Cuiabá (ouro); Goiânia (prata); Ibirapuera-B (diamante); Ibirapuera-B (ouro); Ibirapuera-C (ouro); Ibirapuera-G (ouro); Nippon-C (prata); Rancharia (diamante); Ribeirão Preto (diamante); Rio de Janeiro-B (diamante); Santo André (ouro) e Uruma-B (diamante).

A noite de comemorações teve ainda o show da cantora Karen Ito e mais taiko até às 22h.

 

7º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro-Brasil

Nos dias 2 e 3 de julho de 2022, foi realizado no Estádio de Gateball Toru Hondo o 7º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro-Brasil. Participaram 116 equipes de várias regionais do Brasil e 3 equipes da Argentina, divididas em 3 categorias: prata (sem restrição de idade), ouro (a partir de 60 anos) e diamante (a partir de 75 anos).

Na recepção do dia 2, foram entregues as toalhas, lembrança dos 40 anos da UCGB, a todos os jogadores e autoridades presentes. E também foi distribuído o livro “Gateball – 40 anos no Brasil” para todos os clubes, regionais, federações e autoridades.

A solenidade de abertura teve início com a declaração de abertura feita pelo vice-presidente da UCGB Jorge Kaku. Fizeram uso da palavra, o presidente da UCGB Julio Hagio que agradeceu a presença de todos, falou sobre a importância da nomeação do Estádio de Gateball Toru Hondo, único estádio exclusivo de gateball no mundo, agradeceu aos antecessores que trabalharam muito em prol do gueitebol nesses anos e a família Hondo, e desejou bom jogos aos participantes. Em seguida, também se manifestaram as seguintes autoridades: os vereadores Aurélio Nomura e George Hato e o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes. No discurso do vereador Aurélio Nomura, foi entregue à família Hondo um quadro referente a Lei Nº 17.602 de sua autoria que denomina o Estádio de Gateball Toru Hondo o campo de gateball localizado no Centro Educacional e Esportivo Riyuso Ogawa publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, no dia 13 de agosto de 2021. Também estiveram presentes o subprefeito do Jabaquara, Roberto Bonilha, subprefeito da Vila Mariana, Luis Felipe Miyabara, diretor do Departamento de Gestão do Esporte de Alto Rendimento da Secretária Municipal de Esportes, Professor Mario Maeda Junior, presidente da Kibô-no-Iê, Dirce Akemi Shimomoto, presidente da UCES, Silvio Furukawa, diretor de Esporte do Bunkyo, Roberto Tanaka, diretor vice-presidente do Enkyo, Kenji Inoue e Massah Fujimoto, representando o deputado federal Walter Ihoshi.

Em seguida tivemos a solenidade de devolução do troféu e estandarte transitórios pela equipe de Birigui, campeã geral do 6º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro-Brasil.

Foi prestada homenagem aos destaques do campeonato, 13 atletas a partir de 88 anos e 15 atletas com idade até 15 anos, com a entrega de mimos pelas autoridades.

As observações técnicas foram realizadas pelo Diretor de Arbitragem Célio Hagio e Diretor Técnico Daniel Kawakami.

Por fim foi feito o juramento pelo atleta Hiroyuki Nagata de Birigui.

Os jogos tiveram início às 9:30h. A abertura, a premiação e os jogos da quadra 10 foram transmitidos ao vivo e a gravação continua disponível em nosso canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCONV3309NlxoZTmiWiVyWrw/featured).

Após os jogos classificatórios de sábado e domingo de manhã, as 16 melhores equipes de cada categoria foram classificadas para a fase de tournament realizada no domingo a partir das 12:30h.

Ao final do dia, foram premiados os times de 1º a 3º colocados com cestas contendo diversos prêmios, além de arroz Yanagi e produtos Hinomoto (oferta da Hinomoto Shoyu). Os times campeões, além destes prêmios, receberam um jogo de bolas japonês. As equipes não classificadas que participaram da fase de tournament ganharam um prêmio de participação.

Parabenizamos os campeões e agradecemos a participação de todos os atletas.

Categoria Diamante

1° colocado Saga E

2° colocado Birigui

3° colocado Saga A 

3° colocado Matilde B

Categoria Ouro

1° colocado Nippon 

2° colocado Jales

3° colocado Argentina B

3° colocado Saga D

Categoria Prata:

1° colocado Nippon A

2° colocado Nippon B

3° colocado Goiânia 

3° colocado Caraguatatuba

 

COMUNICADOS

34º Torneio de Gueitebol Inter-Kenjinkai

A Kenren comunicou que não será realizado o 34º Torneio de Gueitebol Inter-Kenjinkai no dia 14 de agosto de 2022.

 

Licença para arbitragem

Objetivo:

Habilitar jovens de 14 a 16 anos a atuarem como árbitros em campeonatos oficiais.

Escopo:

        Com o intuito de rejuvenescer o esporte, alguns projetos para captação de atletas jovens estão sendo colocados em prática e os resultados estão aparecendo. Após algumas semanas de treinamento, eles já têm capacidade de participar de torneios amistosos e isso faz com que tenham cada vez mais interesse na prática. Um dos grandes objetivos dos iniciantes é poder participar de campeonatos oficiais e no momento existe um obstáculo que é a necessidade da inscrição de pelo menos dois árbitros oficiais na equipe. Por este motivo, alguns clubes não conseguem inscrever os jovens iniciantes nos campeonatos e este pode ser um motivo para acabar desanimando-os e possivelmente acabarem desistindo do gateball.

        Após observação em vários campeonatos amistosos, foi constatado que jovens acima de 14 anos tem plena capacidade de atuar como árbitro e se corretamente instruídos, podem atuar igual ou até melhor que um adulto certificado.

        Por serem muito jovens e não passarem muita confiança (maturidade), foi pensado em algumas regras para que seja validada a licença para atuação como árbitros e assim terem maior oportunidade de participar de campeonatos oficiais.

Regras:

–  Válido apenas para jovens entre 14 e 16 anos e durante a atuação deve estar    acompanhado por uma pessoa maior de 18 anos com certificado de arbitragem;

–  Para obter a licença, o candidato deve prestar o exame de nível sankyu e conseguir no mínimo 65% da nota máxima;

–  Após aprovação, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de aquisição da licença no valor de R$30,00 (trinta reais) na secretaria da UCGB;

–   Ao completar 16 anos, a licença expira e o mesmo já está apto a receber o certificado sankyu após o pagamento da taxa de reconhecimento do título de árbitro.

São Paulo, 10 de julho de 2022.