Boletim do Rengô nº 148 maio/2022

Rengô-hai da Regional Sudoeste
No dia 1º de maio de 2022 foi realizado o 31º Rengô-hai da Regional Sudoeste, nas quadras da Associação Cultural e Esportiva de Piedade, na cidade de Piedade-SP, com a participação de 20 equipes, sendo 11 da categoria kooreisha e 9 na categoria soonen, entre estas equipes, participaram como convidadas, 2 equipes da União de Clubes de Gueitebol do Brasil (UCGB), uma equipe koreisha e uma equipe soonen. As seguintes autoridades estiveram presentes: Julio Hagio, presidente da UCGB, Mauro Hagio, presidente do departamento de gueitebol da UCES, Yuji Kunitaqui, secretário da UCGB e Célio Hagio, diretor de arbitragem da UCGB. O torneio foi divido em duas etapas onde a primeira foi a fase de grupo em duas categorias soonen e kooreisha com isso foi possível realizar a classificação das 4 melhores equipes de cada categoria que disputaram logo em sequência a fase de tournament em categoria única. As equipes classificadas foram: categoria Kooreisha 1º Tapiraí, 2º Sorocaba, 3º Piedade – B e 4º Pilar do Sul, categoria soonen 1° Caucaia, 2° Cipó, 3° Sorocaba e 4° Mairinque. O resultado final da disputa do tornament foi a seguinte 1° Tapiraí (kooreisha), 2° Caucaia (soonen), 3° Cipó (soonen) e 3° Sorocaba (kooreisha).

65º Prêmio Paulista
Sr. Julio Tagami Kamimura, filho do sr. Tosiaki Kamimura e da srª Tamie Tagami, foi homenageado com o tradicional Prêmio Paulista – categoria Esporte 2022 – na modalidade gueitebol oferecido pela Associação Brasil Nippo, Diário Brasil Nippou e Jornal Nippon Já.
Sr. Julio Kamimura é nascido em 1948 na cidade de São Paulo, viúvo de srª Maria Teresa, e possui dois filhos e dois netos.
É graduado em Administração de Empresa pela Universidade Ibirapuera, em São Paulo. Fez brilhante carreira, trabalhando inicialmente no Abbott Laboratório do Brasil Ltda, na capital de São Paulo, no período de 13 de abril de 1965 a abril de 1972, como operador contábil no setor de faturamento. Trabalhou também na Saab Scania do Brasil, em São Bernardo do Campo, no período de abril de 1972 a fevereiro de 2000, como operador contábil, participando inicialmente na implantação de computadores e posteriormente como operador e coordenador do Departamento de digitação.
No ano 2000, iniciou seu novo ramo profissional relacionado à criação de frangos integrados, recebendo orientação na cidade de Chapecó do Estado de Santa Catarina e, posteriormente, estabelecendo sua própria empresa criadora de frangos integrados, na cidade de Amparo-SP, onde permaneceu até o ano 2008.
Em 2000, iniciou também a prática de gueitebol como hobby, juntamente com sua esposa, no Clube Saga União de Gateball situado no Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa da Prefeitura de São Paulo. Em 2005, foi convidado para integrar a diretoria da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil (UCGB) presidida pelo sr. Toru Hondo, como diretor de patrimônio e, em 2009, como diretor administrativo, função que exerceu durante 12 anos. É, atualmente, vice-presidente do Conselho Deliberativo da UCGB.
Após breve cerimônia da entrega dos Prêmios, na manhã do dia 7 de maio de 2022, no Grande Auditório do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, sr. Kamimura, juntamente com os demais homenageados, recebeu cumprimentos de seus familiares e amigos.

Clínica de gueitebol em Registro-SP
Dia 15 de maio de 2022, foi ministrada na ACER – Associação Cultural Esportiva de Registro, situada na Avenida Clara Gianotti de Souza, nº 1500, mais uma Clínica de Gateball. Participaram da clínica, 15 atletas do clube de Peruíbe, e 11 atletas do clube de Registro, onde foram ministrados aperfeiçoamentos de tati, spark, nagashi, controle de força, e também noções básicas de arbitragem.

O curso foi ministrado pelos orientadores Célio Shoiti Hagio, Francisco Yuji Kunitaqui e Thiago Yuiti Yuhara, e tivemos a colaboração dos atletas Helio Nakamura, Natsumi Kobayashi, Natalia Maximo e Mauro Hagio.
A clínica ocorreu tudo bem, os atletas aproveitaram muito o dia, sendo que na parte da manhã tivemos aulas teóricas/práticas, e após o almoço, promovemos alguns jogos com acompanhamento de arbitragem, para passar as orientações de posicionamentos e gestia.
Agradecemos a receptividade do clube de Registro, e o almoço oferecido a todos!

Para clubes e regionais que estejam interessados em solicitar a clínica em sua regional, podem entrar em contato com a secretaria da UCGB, com a Andrea, que ela estará passando as informações necessárias!
Este projeto de clínicas de gateball visa o incentivo aos atletas de gateball, e está válido a todos os clubes e atletas do Brasil.









 

11ª Taça Cidade de Álvares Machado
No dia 15 de maio de 2022, na cidade de Álvares Machado foi realizado a 11ª Taça Cidade de Álvares Machado. Na abertura do evento estiveram presentes autoridades locais e representantes da UCGB: Jorge Kaku, Naoshigue Yano, Jonas Yamada, Cléber Ogihara e Noêmia Kaku. Foram convidados regionais do Paraná, Mato Grosso do Sul, Paulista e Rengô. Na categoria Kooreisha teve 11 equipes, sendo elas: Álvares Machado (2), Presidente Prudente (2), Presidente Venceslau (1), Pirapozinho (1), Assis (1), Dracena (1), Junqueirópolis (1), Dourados (1), Laranja Lima (1); e na categoria Soonen 12 equipes, Álvares Machado (2), Presidente Venceslau (1), Dracena (2), Junqueirópolis (1), Tupi Paulista (2), Dourados (2), Cruzeiro do Sul (1), Rengô (1). Foram 3 jogos na classificatória assim definindo a fase tournament. Após as disputados do tournament a classificação final foi: Kooreisha 1º Presidente Prudente-1; 2º Presidente Venceslau; 3º Presidente Prudente-1 e Dracena; e Soonen: 1º Presidente Venceslau; 2º Cruzeiro do Sul (PR); 3º Tupi Paulista-2 e Dracena -1.

Programa Mistura Paulista
Dia 21 de maio de 2022, foi ao ar na Globo São Paulo, o programa Mistura Paulista. Neste programa, foi apresentada uma matéria feita pela jornalista Luiza Vaz no estádio Toru Hondo, onde foi mostrado único estádio de gueitebol no mundo, e também falado um pouco sobre o esporte.
Quem se interessar, pode estar assistindo no globoplay, procurando pelo programa: Mistura Paulista, ou então entrando no site: https://globoplay.globo.com/v/10597430/?s=28m35s

11º Torneio de Gueitebol Cidade de Dracena
Foi realizado no dia 22 de maio, o 11º Torneio de Gueitebol Cidade de Dracena no campo de gueitebol da Associação Dracenense de Esporte e Cultura – ADEC, com a participação de equipes das regiões Mogiana, Alta Araraquara, Noroeste, Sorocabana, Paraná, São Paulo e Alta Paulista, sendo 10 na categoria Kooreisha (acima de 70 anos) e 28 equipes na categoria Soonen (livre). Rengô participou com duas equipes. Este evento contou com a presença de equipes de ponta como Santa Fé do Sul, campeã do Sul-Americano 2019, Dracena campeão do Brasileiro de Seleção Regional 2021 e São José do Rio Preto, campeã geral do Brasileiro realizado em abril passado no Estádio Toru Hondo. O prefeito de Dracena André Lemos, o deputado estadual Reinaldo Alguz e os secretários Milton César dos Santos, esportes, lazer e juventude, Marcos Antonio da Cruz, agricultura, meio ambiente e limpeza pública e Adhemar Alves Pereira, infraestrutura, habitação e assuntos viários, estiveram entes as autoridades que prestigiaram o torneio. Também representantes da UCGB: Julio Hagio, Jorge Kaku, Naoshigue Yano, Jonas Yamada, Anderson Jundi Sato, Célio Hagio, Cléber Ogihara, Juliano Hagio e Noemia kaku.
A classificação final foi: na categoria Kooreisha, campeã São José do Rio Preto 1, vice-campeã Pereira Barreto e 3º lugar Tupi Paulista e Três Lagoas; e na categoria Soonen, campeã Santa Fé do Sul, vice-campeã Tupi Paulista e 3º lugar Cruzeiro do Sul 2 e Rengô 1.

35º Jukuren Fureai Gueitebol Taikai
No dia 28 de maio realizou-se o 35º Jukuren Fureai Gueitebol Taikai da Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões.
O tradicional evento que ficou suspenso por 2 anos devido à pandemia, foi retomado contando com a participação de 14 times.
Seis jogadores acima de 86 anos foram homenageados, sendo o mais idoso com 92 anos.
No torneio bem disputado entre 74 jogadores, teve a seguinte classificação: 1º colocado Sakura 5 (capitão Antoku Sadoyama), 2º colocado Ibirapuera (capitão Shigeru Higa) e 3º colocado Sakura 6 (capitão Isail Capatto).


1º colocado – SAKURA 5


2º colocado – IBIRAPUERA


3º colocado – SAKURA 6

Torneio de Gueitebol da Regional Seitô
Foi realizado no dia 28 de maio, Torneio de Gueitebol da Regional Seitô nas quadras do Clube Carrão Kyoyu – Vila Carrão, São Paulo, SP, com a participação de 15 equipes, categoria única.
A cerimônia de abertura foi conduzida pela vice-presidente da regional Shizuko Miyagui, seguida do presidente da regional Hatiro Honda que agradeceu a presença de todos e lembrou também das dificuldades vividas pelos participantes em função do longo período da pandemia da COVID-19. Para encerrar, desejou a todos ótimo reencontro e muito sucesso nos jogos.
Foram utilizadas 3 quadras e todas as equipes jogaram 4 partidas, obtendo os seguintes resultados: campeã – Kyoyu (capitã Nobuko Ikehara), vice-campeã – Kyoyu (capitão Kunihiro Yoshimura), 3º lugar – Matilde (capitão Nobuo Kunikata) e Matilde (capitão Takeshi Suzuki).

Regional Seihoku de São Paulo retoma os torneios
É com alegria que comunicamos aos colegas e fãs do Gateball a retomada dos torneios da Regional Seihoku de São Paulo.
Em março (27/03/2022) após 2 anos de isolamento devido à pandemia da COVID-19 quebramos o gelo realizando o primeiro torneio nas quadras do Tozan (Campinas), com a participação de 9 times representantes de Indaiatuba (2 times), Jundiaí (1 time), Campinas (1 time de Campinas GB e 4 times do Tozan), Valinhos (1 time), totalizando 9 times que, além de atuarem com entusiasmo nas partidas, curtiram o clima de alegria com muita energia positiva de rever os amigos. O grande vencedor dessa rodada foi o time de Valinhos.
Realizamos os nossos torneios programados para todos os últimos domingos de cada mês e o calendário de abril foi cancelado por coincidir com o retorno do 37º Campeonato Brasileiro de Gateball organizado pela UCGB, no estádio Toru Hondo, no qual Seihoku participou com 1 time representado por Indaiatuba (foi vice-campeã na categoria ouro).
Em maio (29/05), a adesão ao retorno dos torneios da Regional Seihoku sediado nas quadras de Indaiatuba foi ainda melhor com a participação de 12 times representando as cidades de Jundiaí, Vinhedo, Itu, Campinas, Indaiatuba, Limeira e Rio Claro. Como esperado todas as partidas foram disputadas com vigor e entusiamo, sobretudo pelos atletas ”kooreisha”. Durante todo o tempo a alegria e felicidade de rever os amigos, a adrenalina nas partidas era o clima de confraternização com muita energia positiva entre todos os atletas. Nessa rodada o grande vencedor foi time Tozan A de Campinas.
Compartilhamos esse relato, como incentivo a todos os colegas praticantes do Gateball do Brasil que retornam à prática desse esporte, após mais de 2 anos de distanciamento imposto pela pandemia do COVID-19. Sem dúvida alguma, esse retorno gradual está sendo possível pelo incessante e maravilhoso trabalho da Diretoria e todos os apoiadores da UCGB que mantiveram a chama do Gateball acesa durante esses dois anos. Registramos aqui os nossos agradecimentos à UCGB.
Sussumu Azuma (Presidente da Regional Seihoku)
Aureo Yamada (Responsável pela Informação e Divulgação da Regional Seihoku)

COMUNICADOS

Copa Rengô
A Copa Rengô não será realizada no dia 26 de junho devido à proximidade da realização do 7º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro-Brasil e Comemoração dos 40 anos da UCGB.

Comemoração dos 40 anos da UCGB

Jantar
O jantar comemorativo dos 40 anos da UCGB será realizado no dia 1º de julho às 18 horas no Espaço de Eventos Hakka, localizado na Rua São Joaquim, 460 – Liberdade, São Paulo-SP. Estacionamento no local é R$30,00.
Sugerimos a todos os participantes do jantar que utilizem suas camisetas dos 40 anos no evento. Traje casual. Por ser um ambiente fechado, recomendamos o uso de máscara.

7º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro-Brasil
O 7º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro-Brasil será realizado nos dias 02 e 03 de julho no Estádio de Gateball Toru Hondo, localizado na Av. Leonardo da Vinci, 1551 – Vila Guarani, São Paulo-SP. A solenidade de abertura será às 8 horas.
No local haverá Praça de Alimentação. O cardápio está disponível no site do evento https://www.gateball.org.br/campeonato2022/?page_id=3084
As inscrições se encerraram no dia 26 de maio e foram inscritas 119 equipes. Informamos que alterações de nome de jogadores poderão ser feitas até no máximo dia 29/06 na secretaria da UCGB.
Neste Campeonato, a camiseta comemorativa dos 40 anos da UCGB poderá ser utilizada como uniforme desde que todos da equipe utilizem e que sejam da mesma cor, pois trata-se de um campeonato internacional.
Recomendamos que todos os participantes utilizem máscara no Campeonato.
No dia 30/06 (quinta-feira), o Estádio estará fechado para os preparativos do Campeonato. E no dia 1º/07 (sexta-feira) das 7h às 16h, o Estádio estará livre para treinamento.