Boletim do Rengô nº 146 março/2022

Visita Técnica em Assis Chateaubriand para sediar o 38° Campeonato Brasileiro de Gueitebol
No dia 12 de março de 2022 às 13 horas, foi feita uma visita de membros da diretoria da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil (UCGB) na Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Assis Chateaubriand (ACENBAC), sito na Avenida dos Pioneiros, 791, Centro, em Assis Chateaubriand-PR.
A UCGB, devidamente representada pelo presidente Julio Hagio, vice-presidentes Jorge Kaku, Naoshigue Yano e Jundi Sato, e diretores Juliano Hagio, Noêmia Keiko I. Kaku e Marcelo Marsola Munerato, participou de uma reunião com as seguintes autoridades: presidente da Regional de Gueitebol do Paraná – Sr. Takeshi Saguti; Presidente da ACENBAC – Sr. Luiz Jungi Yamamoto; Presidente do Departamento de Gueitebol de Assis Chateaubriand – Sr. Valdecir Salvador; e Secretário de Esportes do município – Sr. Márcio Orlandini. Iniciando a reunião o anfitrião Marcelo Munerato fez a apresentação dos presentes e informou que o prefeito Valter Aparecido Souza Correia esteve presente no local, e devido a outros compromissos não pôde participar da reunião, mas disse que a prefeitura assumiria o compromisso e faria tudo para o êxito deste campeonato. Em seguida, Sr. Julio Hagio informou que o presidente da ACENBAC havia encaminhado uma carta de intenções à UCGB, solicitando a aprovação para sediar o 38° Campeonato Brasileiro de Gueitebol. O presidente da regional, Sr. Takeshi Saguti manifestou-se favorável a realização do campeonato prometendo dar todo apoio necessário. O município possui em torno de 34 mil habitantes, com quatro hotéis e diversas opções para refeições e está localizada próxima a cidade de Toledo distante 46 km que, além de vasta rede hoteleira conta também com aeroporto municipal. Também referiram-se à cidade de Cascavel, que conta com aeroporto com voos comerciais diretos de várias localidades e que está a 82,6 km de Assis Chateaubriand, não havendo problemas relacionados à hotelaria, refeições e nem acessibilidade. Foi mencionado que o fato de estar próxima a fronteira com o Paraguai seria bom chegar antes para aproveitar o turismo. Em relação aos banheiros, o secretário municipal de esportes disse que utilizariam container com sanitários, portanto não haveria problemas. Com relação aos campos, mencionaram estádio municipal e a sede de campo da ACENBAC. Estacionamento e segurança seriam verificados posteriormente, pois teriam todo o apoio da prefeitura. A diretoria da ACENBAC, após esclarecimentos da UCGB ficou ciente dos pré-requisitos para a realização do campeonato. Após a reunião, foi realizada uma vistoria nos campos do Estádio Municipal e da ACENBAC. No campo gramado do estádio, após análise verificou que é possível a preparação de 22 quadras. O Estádio Municipal conta com arquibancadas em torno do campo. Em seguida, a equipe dirigiu-se à sede campestre da ACENBAC, onde foi constatado que a área disponibilizada é espaçosa com cerca de 160.000 metros quadrados. Observou-se que é necessária uma reforma na estrutura do campo para possibilitar a montagem de 30 a 40 quadras, se necessário. Após a inspeção, baseados nos pré-requisitos para sediar campeonatos da UCGB, foi dito pelo presidente da UCGB que faria uma reunião para possível aprovação do evento.



Utilidade Pública
No mês de fevereiro a UCGB obteve o diploma de Utilidade Pública cujo pedido de declaração fora feito em 14 de maio de 2021.
“A Prefeitura da cidade de São Paulo, com fundamento no artigo 4º, da Lei nº 4.819/1955, e alterações posteriores, declara que a entidade denominada “UNIÃO DOS CLUBES DE GUEITEBOL DO BRASIL”, é reconhecida de “UTILIDADE PÚBLICA”, nos termos do Decreto nº 61.078, de 17 de fevereiro de 2022.”
A concessão do título de Utilidade Pública significa o reconhecimento do poder público de que a UCGB é uma entidade sem fins lucrativos e prestadora de serviços à coletividade.

Pesquisa sobre os clubes de gueitebol do Brasil
Agradecemos a todos os clubes que responderam a pesquisa sobre os clubes de gueitebol do Brasil.
Cada resposta é de grande importância para que a UCGB conheça melhor os clubes e para que a comissão especial possa realizar o planejamento das ações.
O objetivo da comissão especial é revitalizar a comunidade de praticantes de gueitebol no Brasil e a colaboração dos clubes é fundamental.

Clínica de gueitebol
No dia 5 de março, foi realizado no Estádio Toru Hondo, a primeira clínica de gueitebol, a pedido do clube Ibirapuera. A clínica foi realizada com 2 módulos simultâneos e contou com mais de 100 participantes.
A princípio, a clínica seria feita nas quadras da Associação Paulista de Gueitebol, localizado no bairro de Santo Amaro, mas devido a previsão de chuvas no dia do evento, mudamos o local de última hora para o Estádio Toru Hondo, para que, se chovesse pudéssemos utilizar as quadras cobertas.
A clínica ocorreu bem, onde as turmas dos módulos 1 e 2 foram divididas, e o atleta Célio Shoiti Hagio ficou na coordenação do módulo 1, juntamente com os orientadores Kaoru Horita, Nelson Ogassawara, Antonio Yamamoto e Izabel Ono. Já o módulo 2, ficou como coordenador o atleta Thiago Yuiti Yuhara, e os colaboradores Carlos Eiji Baba, Kazuo Higashi, Sussumu Azuma, Keiko Ogassawara, Yuji Kunitaqui e Alexandre Arakaki. Foram lecionadas atividades para cada módulo onde os coordenadores faziam as explicações gerais, e depois os atletas praticavam com a supervisão e orientações dos orientadores.
Tivemos um almoço de confraternização, e após o almoço, fizemos dois jogos demonstração onde os atletas novatos assistiram e puderam acompanhar um jogo onde os shushos (capitães) explicavam cada jogada para todos entenderem. Após os jogos de demonstração, ficou livre para que todos pudessem jogar e brincar nas dependências do estádio.







A clínica de gueitebol é uma iniciativa da UCGB, e os módulos de ensino estão disponíveis para atletas iniciantes e atletas que já iniciaram, mas possuem pouca experiência.
Todos os clubes filiados a UCGB poderão solicitar o curso em sua cidade ou regional, respeitando os pré-requisitos. Quem estiver interessado, poderá entrar em contato com a secretaria da UCGB, que será passado todas as informações pertinentes.



Início das obras de manutenção no Estádio Toru Hondo
Foram iniciadas as obras no Estádio Toru Hondo no mês de março visando a manutenção da infraestrutura para as celebrações de 40 anos da UCGB.
Entre as diversas atividades destaca-se: Novo acesso ao refeitório, recuperação e pintura das estruturas metálicas, reparo e pintura das alvenarias, recuperação de muros, impermeabilização dos tetos e pintura geral.

Cursos e Exames de Arbitragem
Regional Tohoku-SP. No dia 06 de março de 2022 foi realizado o curso de aprimoramento de arbitragem nas quadras de Gueitebol em Ribeirão Preto (Regional Tohoku-SP). O curso teve seu início às 8:00h e se encerrou às 12:00h, contou com a presença de 25 atletas e foi ministrado pelo diretor de arbitragem da UCGB Célio Hagio e vice-diretor de arbitragem da UCGB Sussumu Azuma. Neste mesmo dia, com início às 13:30h foi realizado o exame de graduação de árbitros de 3º grau (sankyu) e contou com a presença de 10 candidatos. Célio Hagio, Sussumu Azuma, Julio Hagio e Cicero Yugue foram os avaliadores durante o exame.

Regional Fernão Dias. No dia 13 de março de 2022 foi realizado o curso de aprimoramento de arbitragem nas quadras de Gueitebol do clube Nazaré (Regional Fernão Dias). Neste mesmo dia foi realizado um mini torneio para aprimorar o gestual e o posicionamento dos árbitros na prática. Estiveram presentes 45 atletas e foi ministrado pelo diretor de arbitragem da UCGB Célio Hagio e vice-diretor de arbitragem da UCGB Sussumu Azuma.

Regional Capital. No dia 17 de março de 2022 foi realizado um exame de graduação de árbitros de 3º grau (sankyu) nas quadras de gueitebol do clube Ibirapuera (Regional Capital) e contou com a presença de 8 candidatos. O exame foi organizado pelo departamento de arbitragem do clube Ibirapuera e foi realizado pelos membros da diretoria de arbitragem da UCGB (Célio Hagio, Sussumu Azuma, Izabel Ono, Yuriko Okuyama e Paulo Yamamoto) e auxiliado por Mitsuko Fukushima. Teve seu início às 19:15h e se encerrou às 21:45h.

Regional Brasil Central. No dia 19 de março de 2022 foi realizado um exame de graduação de árbitros de 3º grau (sankyu) nas quadras de gueitebol da Associação Nipo Brasileira de Goiás em Goiânia (Regional Brasil Central) e contou com a presença de 8 candidatos. O exame foi organizado pelo presidente da Regional Brasil Central Cicero Yugue e o mesmo aplicou o exame teórico nas dependências da associação em Goiânia. O exame prático dos candidatos foi avaliado pelos membros da diretoria de arbitragem da UCGB Célio Hagio, Sussumu Azuma e Izabel Ono. A avaliação prática foi realizada de forma remota, transmitido em tempo real das quadras de Goiânia e avaliados pelos membros da UCGB em São Paulo.

APROVADOS NO EXAME DE ÁRBITRO SANKYU

(Regional Tohoku-SP – 06/03/2022 em Ribeirão Preto-SP)
Araraquara: Eric Takeo Konishi. Guaíra: Francis Watanabe Jinzenji e Marcelo Suzuki Matushita. Ribeirão Preto: Alvaro Mitsuyuki Kato, Marcela Akemi Hirono Kato, Maria Dalva de Souza Souza, Maria Naoko Ikedo Osakabe, Renato Antonio Geller e Yassuco Nagata.

(Regional Capital – 17/03/2022 em São Paulo-SP)
Ibirapuera: Anne Cristina Takashi Yasuhara, Emília Tizuko Okai Kojima, Helio Hasegawa, Marcia Noriko Kihara Hasegawa, Milton Sussumu Horimoto, Patricia Yasuhara Kuwabara e Renato Fugita Maekawa.

(Regional Brasil Central – 19/03/2022 em Goiânia-GO)
Goiânia: Daniel Kenji Tomo Watanabe, Maria Aparecida Pieroni Iwashita, Mario Yoshihide Kuwae e Suely Mitiko Gomi Kuwae.

COMUNICADOS

37º Campeonato Brasileiro de Gueitebol
A UCGB disponibilizará traslado gratuito do Estacionamento Expo São Paulo ao Estádio de Gateball Toru Hondo aos participantes do 37º Campeonato Brasileiro de Gueitebol nos dias 23 e 24 de abril. Quem tiver interesse em utilizar o transporte, entrar em contato com a secretaria da UCGB até o dia 12 de abril para reservar lugar.
O pedido de obentô foi prorrogado novamente e poderá ser feito mediante pagamento até o dia 12 abril. Não será possível atender pedidos nos dias do Campeonato. Reforçamos que não haverá refeições no local.
Informamos que alterações de nome de jogadores poderão ser feitas até o dia 20 de abril na secretaria da UCGB.
Recomendamos que todos os participantes utilizem máscaras no Campeonato.

38º Campeonato Brasileiro de Gueitebol
A diretoria da UCGB, em reunião realizada no dia 26 de março, aprovou a realização do 38º Campeonato Brasileiro de Gueitebol na cidade de Assis Chateaubriand-PR nos dias 20 e 21 de maio de 2023 sob a responsabilidade da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Assis Chateaubriand (ACENBAC) e respectivos apoios sendo o principal a Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand.

Camisetas comemorativas dos 40 anos da UCGB
A UCGB informa que neste ano, em que comemora 40 anos de fundação, as equipes poderão usar a camiseta comemorativa dos 40 anos nos campeonatos brasileiros como uniforme, desde que todos estejam com a camiseta, não importando a cor. Calças e bonés deverão ser uniformizados.
No Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro-Brasil, a camiseta poderá ser utilizada como uniforme desde que todas sejam da mesma cor, pois trata-se de um campeonato internacional.
Sugerimos a todos os participantes do jantar comemorativo dos 40 anos da UCGB que utilizem suas camisetas no evento que será realizado no dia 1º de julho.