Boletim do Rengô nº 144 janeiro/2022

MENSAGEM DO PRESIDENTE
A UCGB e sua diretoria iniciam mais um ano desejando a todos os associados um 2022 de muita saúde e encontros, e agradecendo a colaboração nas atividades que pudemos realizar no ano que passou.
Estamos esperançosos que os eventos de nosso Plano de Atividades possam ocorrer conforme o planejado, principalmente a Comemoração dos 40 anos da UCGB em conjunto com o 7º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro-Brasil, no mês de julho, em São Paulo-SP, uma grande festa e oportunidade de encontro de gueitebolistas de vários países.
Para o sucesso desse evento, que tem o apoio institucional da World Gateball Union – WGU, Consulado Geral do Japão em São Paulo e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, contamos com o envolvimento das regionais e clubes, assim como o patrocínio de empresas que queiram divulgar sua marca.
Apesar das limitações impostas pela pandemia da covid-19, trabalharemos firmes para divulgar o nosso esporte, conquistar mais adeptos e promover a saúde e integração de nossos atletas.
FELIZ 2022! GRATIDÃO A TODOS.

Assembleia Geral Ordinária da UCGB
A 39ª Assembleia Geral Ordinária da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil foi realizada no dia 16 de janeiro no Estádio de Gateball Toru Hondo, sito na Av. Leonardo da Vinci, 1551, São Paulo-SP, com a participação de 57 pessoas.
A Assembleia teve início às 9 horas, comandada pelo diretor administrativo da UCGB, Helio Nakamura, que, após a composição da mesa de trabalho, convidou o vice-presidente Naoshigue Yano para a declaração de abertura. Após um minuto de silêncio, o vice-diretor de arbitragem, Sussumu Azuma, fez a leitura do Edital de Convocação. Julio Hagio, presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, agradeceu a presença dos associados e a participação e colaboração no ano de 2021, e pediu o apoio de todos para a concretização do plano de atividades deste ano.
Como não houve manifestação do público para presidir a sessão, o presidente Julio Hagio nomeou o vice-presidente Kaoru Horita para a função e Yuji Kunitaqui atuou como secretário.
Seguindo a ordem do dia, o diretor secretário Yuji Kunitaqui apresentou o Relatório de Atividades relativo ao exercício de 2021, o diretor tesoureiro Yassuo Yuda o Relatório Contábil relativo ao exercício de 2021, e o conselheiro Fabio Teixeira fez a leitura do parecer emitido pelo Conselho Fiscal que aprovou o Relatório Contábil do exercício de 2021.
Em seguida, foram apresentados o Plano de atividades para o exercício 2022, pelo diretor de arbitragem Célio Hagio, e a Proposta Orçamentária para o exercício 2022, pelo diretor tesoureiro Yassuo Yuda, e as dúvidas foram esclarecidas. Todos os Relatórios foram aprovados por unanimidade.
O Conselho Deliberativo da UCGB, por meio do vice-presidente Julio Kamimura, aprovou as ações da Diretoria e apresentou a nova integrante do Conselho, Sindy Midori Lopes Ponteado do Nippon Country Club, representante da Regional Seitô, que tomou posse devido ao falecimento do sr. Paulo Ossamu Matayoshi, membro eleito em 2021.
Julio Hagio ressaltou que toda a arrecadação para Campanha Amigos do Gueitebol contra a Fome foi através de doações de associados, amigos e familiares e a montagem das cestas básicas foi feita pelos voluntários.
Yassuo Yuda informou a criação de uma comissão para desenvolver um projeto de recuperação e aumento de praticantes de gueitebol no Brasil, com verba de duzentos mil reais para ações desenvolvidas num prazo de três anos.
João Saito Neto, representando o Taiyo Thermas Hotel, agradeceu o convite para participar da 39ª Assembleia Geral Ordinária, e parabenizou a diretoria da UCGB pelos projetos apresentados.
Os conselheiros consultivos da UCGB, Seizi Oga, Hatiro Honda e Toshinori Takamura, parabenizaram a administração da diretoria da UCGB.
Antônio Yamamoto contou que o clube Ibirapuera montou grupos para ensinar novos praticantes de gueitebol e devido à alta demanda, pediu orientação e apoio à UCGB para conseguir atender a todos os interessados em praticar o gueitebol. O presidente Julio Hagio disse que a UCGB auxiliará no atendimento aos novos praticantes com envio de instrutores. Também reforçou a importância do projeto Tacada Inicial que foi criada para incentivar o nobre ato de ensinar gueitebol a novos praticantes, através de doação de tacos a serem repassados a estes jogadores.
Em Junqueirópolis, segundo Naoshigue Yano, realizam um torneio onde só podem participar equipes que tenham pelo menos um jogador iniciante, incentivando a integração de novos atletas.
Às 11:30 horas foi encerrada a Assembleia.

Criação da comissão especial da UCGB
O número de atletas de gueitebol, infelizmente, vem diminuindo a cada ano devido a questões de saúde dos praticantes mais idosos e, principalmente, porque a maioria dos clubes não têm conseguido novos adeptos.
A preocupação com o futuro do nosso esporte é muito grande e foi tema da reunião organizada pelo vice-presidente da UCGB, Marco Túlio Toguchi, com outros membros da Diretoria, em 4 de dezembro de 2021, no Hotel Taiyo. Foram discutidas ações para incentivar a prática do gueitebol, conquistar mais atletas, e reforçar a importância em ser um associado da UCGB, pois assim será possível realizar torneios e eventos cada vez mais grandiosos e fortalecer nosso esporte.
Assim, na reunião mensal da Diretoria da UCGB, em janeiro de 2022, foi criada uma comissão especial formada pelos diretores Célio Hagio, Helio Nakamura, Thiago Yuiti Yuhara, Marco Túlio Toguchi, Naoshigue Yano, Izabel Ono e Marcelo Munerato, e o atleta Alexandre Arakaki, que possui experiência com treinamento e formação de novos jogadores no clube Carrão Kyoyu. Esta comissão será responsável por decidir os projetos a serem executados e a destinação de uma verba específica, em um período inicial de 3 anos, em prol do desenvolvimento do gueitebol no Brasil.
A Comissão se reunirá periodicamente, e no primeiro encontro, realizado de forma virtual, foram discutidas ideias, solicitado aos membros que apresentassem projetos para análise dos demais integrantes, e decidido realizar uma pesquisa para que se possa identificar os problemas e necessidades de todos os clube e regionais.
O apoio e a ajuda de todos os clubes para que o questionário seja respondido o mais detalhado e rapidamente possível é essencial, pois essas informações irão fundamentar o planejamento das ações e decisões da Comissão Especial.

COMUNICADO

Copa Rengô
A Copa Rengô não será realizada no dia 27 de fevereiro devido à atual situação da pandemia da covid-19.