Boletim do Rengô nº 142 novembro/2021

21º Torneio Beneficente de Gueitebol
O 21º Torneio Beneficente de Gueitebol foi realizado no dia 28 de novembro, no Estádio de Gateball Toru Hondo, em São Paulo-SP. Esse tradicional torneio é uma promoção do Departamento Feminino da UCGB com a finalidade de angariar fundos para entidades assistenciais.
Os membros do departamento feminino, voluntários dos demais departamentos da UCGB, assim como vários associados e amigos trabalharam durante a semana preparando manju e moti para serem vendidos no domingo, entre outras atividades.
As contribuições em espécie de membros da diretoria, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo e de Kubo Shoukai, além das doações para a premiação de Hinomoto Shoyu, Gino Shinkawa, de Atibaia-SP (vasos de orquídeas), do diretor de divulgação da UCGB Thiago Yuhara (vasos de crisântemo), e o apoio da Associação Cultural e Desportiva de Caucaia do Alto, que cedeu o kaikan e utensílios para preparação do manju e moti, foram essenciais para o sucesso do evento.
A cerimônia de abertura iniciou-se às 8 horas e foi conduzida pelo diretor de planejamento, Helio Tadao Goto, contou com o discurso de Julio Katsumi Hagio, presidente da UCGB, Dóris Koga, diretora do departamento feminino, George Hato, vereador do município de São Paulo, Eiki Shimabukuro, vice-presidente do Enkyo, Diogo Miyahara, assessor do vereador Aurélio Nomura, Dirce Akemi Shimomoto, presidente da Kibô-no-Iê, Jorge Kaku, vice-presidente da UCGB, Célio Hagio, diretor de árbitros da UCGB e Daniel Kawakami, diretor técnico da UCGB.
A edição deste ano teve a participação de 53 equipes, sendo 22 na categoria Kooreisha (a partir de 70 anos), 21 na categoria Soonen (sem restrição de idade) e 10 na categoria Incentivo (sem restrição de idade, com equipe formada por 2 árbitros oficiais + 3 iniciantes).
Os prêmios do 1º ao 3º lugar, diferentes do habitual, foram feitos pelos internos da Kibô-no-Iê, Ikoi-no-Sono e Adefav e comprados pela UCGB.

Categoria KOOREISHA SOONEN INCENTIVO
1º lugar Nippon Saga – B Peruíbe
2º lugar Pq. Continental Nippon – C Ibirapuera – D
3º lugar Ibirapuera – A Caucaia – B Ibirapuera – C
4º lugar Suzano Caucaia – A Ibirapuera – B
5º lugar Carrão Kyoyu-B Saga – A Carrão Kyoyu – B
6º lugar Saga – B Nippon – B Ibirapuera – F
7º lugar Santo André Carrão Kyoyu – A  
8º lugar Saga – E Atibaia  
9º lugar Saga – F Ibirapuera – D  
10º lugar Saga – H Palmas


Após a premiação e sorteio dos vasos de flores, Daniel Kawakami, diretor técnico da UCGB, comandou o sorteio, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube, para os que contribuíram por meio dos talonários numerados distribuídos para as regionais e associações filiadas.

1º Prêmio
(5157)
TV 50” Samsung Kinue O. Okino (Ribeirão Preto)
2º Prêmio
(9346)
Taco de gueitebol importado Hissao Uchimura (Ibiúna)
3º Prêmio
(7854)
Taco de gueitebol importado Nelson J. Ogassawara (Ibirapuera)
4º Prêmio
(5076)
Tablet Samsung Natsumi do N. Kobayashi (Tapiraí)
5º Prêmio
(2736)
Fritadeira Air Fry Oven Philco Milton Mineo Hirai (Dracena)
6º Prêmio
(8432)
Micro-ondas Panasonic Fernando Cesareo (Dourados)
7º Prêmio
(6496)
Máquina de café Dolce Gusto Arno Naoco I. Yano (Butantã)
8º Prêmio
(1603)
Panela de pressão elétrica Electrolux Kazuhiro Mori (Suzano)
9º Prêmio
(4481)
Cronômetro/marcador de pontos de gueitebol Clube Itapeti
10º Prêmio
(5942)
Ventilador Arno Naomi Akiti (Ibirapuera)


Torneio da Amizade de Presidente Venceslau

No dia 21 de novembro, ocorreu o Torneio da Amizade de Presidente Venceslau no campo da Associação Recreativa Esportiva Agrícola de Presidente Venceslau localizado em Presidente Venceslau-SP. Participaram 23 equipes, 16 na categoria Soonen e 7 na categoria Kooreisha, com atletas de treze cidades, pertencentes a quatro Regionais: Sorocabana – Presidente Venceslau (2 Soonen), Presidente Prudente (1 Kooreisha), Álvares Machado (2 Soonen e 1 Kooreisha), Pirapozinho (1 Kooreisha), Assis (1 Kooreisha), Rancharia (1 Kooreisha); Alta Paulista – Junqueirópolis (2 Soonen e 1 Kooreisha), Dracena (2 Soonen) e Adamantina (1 Soonen); Paraná – Cruzeiro do Sul (3 Soonen), Ibiporã (1 Soonen) e Assis Chateaubriand (1 Soonen); e Mato Grosso do Sul – Dourados (2 Soonen e 1 Kooreisha).

Categoria Soonen
1º lugar: Presidente Venceslau 1
2º lugar: Cruzeiro do Sul 1
3º lugar: Dourados 1 e Cruzeiro do Sul 3

Categoria Kooreisha
1º lugar: Presidente Prudente
2º lugar: Junqueirópolis
3º lugar: Assis e Pirapozinho

Torneio da Amizade de Santa Fé do Sul
No dia 14 de novembro, na sede campestre da Associação Cultural e Esportiva de Santa Fé do Sul localizada em Santa Fé do Sul-SP, foi realizado o Torneio da Amizade para celebrar o retorno do gueitebol da região. O evento contou com a participação de sete equipes, 2 de Santa Fé do Sul, 1 de Araçatuba, 1 de Presidente Venceslau, 1 da UCGB, 1 de Jales e 1 de Tupã. A equipe da UCGB foi formada pelo presidente Julio Hagio, vice-presidentes Jorge Kaku e Naoshigue Yano, diretor de árbitros Sussumu Azuma, diretora de orientação Noêmia Kaku e vice-diretor secretário Juliano Hagio.
1° lugar: Presidente Venceslau
2° lugar: Santa Fé do Sul 2
3° lugar: Santa Fé do Sul 1
4° lugar: Tupã

Torneio da Amizade de Caucaia
No dia 31 de outubro, na sede da Associação Cultural e Desportiva de Caucaia do Alto, em Cotia-SP, foi realizado o Torneio da Amizade de Caucaia. Participaram 40 equipes, 29 na categoria Soonen e 11 na categoria Kooreisha.
A equipe da UCGB participou na categoria Soonen e foi formada por Jorge Kaku, Noêmia Kaku, Naoshige Yano, Sussumu Azuma e Tereza Yamamoto.

Categoria Soonen
1º lugar: Nippon A
2º lugar: Caucaia A
3º lugar: Caucaia B
4º lugar: Carrão Kyoyu E
5º lugar: Carrão Kyoyu A
6º lugar: Ibirapuera D
7º lugar: Carrão Kyoyu D

Categoria Kooreisha
1º lugar: Ibirapuera 1
2º lugar: Santo André 2
3º lugar: Saga 2
4º lugar: Continental 1

COMUNICADOS

Reunião do Conselho Deliberativo da UCGB
No dia 15 de janeiro de 2022 será realizada a Reunião do Conselho Deliberativo da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil (UCGB) na sede da UCGB (Praça Barão de Japurá, 166 – Vila Guarani – São Paulo-SP) às 13:30 horas. As regionais deverão solicitar a seus representantes no Conselho que participem da reunião.

WhatsApp da UCGB
A UCGB conta agora com um novo número para contato (11) 97380-8926 (WhatsApp).
As ligações para o telefone fixo devem ser feitas somente para o número (11) 3208-9686, pois o número (11) 5011-3771 foi cancelado.