UCGB – União dos Clubes de Gueitebol do Brasil

História do Gueitebol

O Gueitebol foi criado em 1947 no Japão, logo após a II Guerra Mundial, por Eiji Suzuki, residente em Asahikawa, província de Hokkaido. Vendo o país abalado pela derrota na guerra, o fundador quis propiciar às crianças uma brincadeira divertida. A partir do croquet (esporte muito popular na Inglaterra), Suzuki idealizou o gateball, que não necessitava de muito equipamento e nem de grande área, ideal para o Japão que possui pouca área e grande população.

A princípio o esporte foi pensado para crianças, mas, com o tempo começou a ter grande aceitação entre os idosos. Nos fins dos anos 80, o gateball começou a “estourar” em Kyushu, e num piscar de olhos espalhou por todo Japão. O fundador Eiji Suzuki faleceu em 1983, aos 65 anos. Estava se dedicando para unificação das regras do jogo. Após a regulamentação, o gateball se expandiu rapidamente, inclusive no exterior como na China e Brasil.

Introdução do Gueitebol no Brasil

O Gueitebol foi introduzido no Brasil por Matsumi Kuroki. Em novembro de 1978, foi ao Japão visitar o túmulo de seus antepassados e visitando um velho amigo, teve oportunidade de assistir um jogo de gateball.

Ao ouvir as explicações do amigo sobre as regras e técnicas, despertou um grande interesse. Logo em seguida, participou de vários treinos durante a sua estada no Japão, quando veio a ideia de sua introdução nas atividades do Clube dos Anciões do Brasil.

Como os equipamentos eram volumosos e pesados, Kuroki pensou em fabricá-los no Brasil, trazendo apenas o regulamento editado pela Associação de Gueitebol da província de Miyazaki. Após intensa busca, em 1979 encontrou uma indústria que fabricasse tacos e bolas.

Em 17 de Julho de 1979, realizou o primeiro jogo em equipe no campo da Associação de Jovens de Fukuhaku. Em 1981, Sadamu Dan, ex-morador da colônia Itapeti interessou-se pelo esporte. Vieram alguns interessados na colônia Fukuhaku em Suzano para participar de treinos e entusiasmados, levaram o livro de regulamentos. Finalmente, em 11 de Setembro de 1981, foi realizado no Brasil o 1º TORNEIO DE Gueitebol, promovido pelo clube de anciões Hakuju-kai de Itapeti.

A partir de 1982, o gate ball começou a expandir, aumentando consideravelmente os adeptos. Tornou-se assim, necessário a criação de um órgão coordenador, e foi convocado uma reunião com representantes dos clubes de anciões. Em Julho do mesmo ano, mais de 200 pessoas reuniram-se na Associação da Colônia de Itapeti, onde foi celebrado o 1º Encontro de Clubes de Gueitebol do Brasil. Foi então fundada a Associação de Gueitebol do Brasil, para coordenar, divulgar e fomentar esta modalidade esportiva, tendo como 1º presidente, Sadamu Dan.

 

UCGB

Sede 
Praça Barão de Japurá, 166 
Vila Guarani – São Paulo.SP
Tel (11) 3208-9686
ucgb@gateball.org.br

TOP