HISTÓRICO
Regional Capital Relatório – 2009
O Grupo de Apoio Técnico em Arbitragem (GATA) da Regional Capital, Gestão Paulo Takamura, nesse ano de 2009, teve como principal trabalho o preenchimento correto da Súmula por ser ela o único documento que registra o acontecimento de uma partida.
O início do trabalho se deu no final do mês de agosto com o objetivo de conscientização. Nos dois primeiros meses, através de uma súmula gigante, foi dada a orientação de como preenche-la ou sinalizá-la corretamente todos os itens: nome dos jogadores, nome dos árbitros, assinalar rodadas, assinalar último batedor, assinatura dos capitães e uso correto do sinal V (a maioria utilizava um desses sinais: O, / ou X).
Apesar do insistente apelo feito durante a cerimônia de abertura, o resultado da avaliação apresentava um índice muito alto de falhas oscilando entre 30 a 60 % em alguns itens.
Com o decorrer do tempo, graças a união e ao desempenho dos membros do GATA, o trabalho de conscientização começou a ter um bom retorno abaixando o índice para 10 a 20% sendo que, em alguns torneios, o preenchimento de várias súmulas atingiu a marca de 100% correto.
Além do acima exposto, o trabalho estendeu-se à orientação básica sobre o manner dos árbitros e jogadores, abrangendo todos os torneios realizados dentro da Regional Capital: Coopercotia, Parque Continental, Ibirapuera, Saga e Paulista, onde tivemos total apoio dos organizadores.
A seguir as observações feitas pelos membros do GATA:
1- Quesitos que devem ser melhorados:
a)Súmulas= continuar com a conscientização; dar orientação ao Kiroku-in no ato da atuação, corrigindo as falhas.
b)Manner= durante a cerimônia de abertura dar a orientação básica.
c)Gestia e Renkei= através de cursos que serão intensificados em 2010.
d)Kiroku-in= além de atuar como anotador, ele deve auxiliar o árbitro B para aparar a bola, arrumar as bolas em out-ball mal colocadas e chamar atenção dos jogadores que invadem a quadra.
e)Uniformes= padronização do uniforme; há associações que possuem de dois a três modelos de uniformes. Uniformizar o chapéu.
f)Livros sobre regulamentos= ler sempre e obter um bom conhecimento das regras para não cometer injustiças ou entrar em atrito com os capitães.
2- Quesitos que não melhoraram em relação ao ano 2008:
a)Invasão da quadra pelos capitães e jogadores.
b)Gestia incorreta ao fazer o Spark.
c)Regra dos 10 segundos: a maioria dos árbitros estão ignorando o tempo de 10 segundos (time over).
d)Assistencia e, inclusive, árbitros que dão palpites nas jogadas.
3- Árbitros em destaques:
Associações que apresentam boa arbitragem; Cotia, Pq. Continental, Saúde, Coopercotia e Saga.
Destaques: Hiroshi Sakugawa (Saga)
Nobuko Iwagoshi (Coopercotia)
4- Exemplo de Superação:
Maria Suzuki, do Coopercotia, que ingressou no curso de alfabetização de adultos, há 4 anos, e que conseguiu neste ano a tão sonhada Graduação de árbitro 3 Kyu aos 75 anos de idade.
5-O que fazer para melhorar o nível de arbitragem:
a)Treinamento constante, atuar com seriedade e mais disciplina. Muitos árbitros acham que, no torneio amistoso, não precisa de tanto rigor na atuação.
b)No próximo ano, incluir a cerimônia do início do jogo, a exemplo de Lins que adota a mesma, também nos torneios amistosos.
6-Avaliação final do trabalho do GATA:
Em alguns relatórios apresentados pelos membros do Grupo, relatam que a presença e a atuação do GATA mudaram para melhor a conduta dos árbitros e dos jogadores de suas associações, em todos os sentidos.
Itens a serem observados nos Torneios na cerimônia de abertura
Juizes:
Jogadores:
Súmulas analisadas – 2009
O Presidente da Regional Capital de Gueitebol, Sr. Mario Takamura, convocou todos os Ikyu e Nikyu Shimpans para participarem da Reunião agendada para o dia 31 de janeiro de 2017, com início as 09 horas, na sala de reunião da Associação Saga, para esclarecer o procedimento do GATA, Grupo de Apoio Técnico em Arbitragem, nesta fase de reestruturação, pois a maioria que farão parte deste órgão são inexperientes no assunto e, também, como podemos ajudar o Deptº. de Arbitragem do Rengô para reimplantar este órgão. Conforme a lista de presença, 14 árbitros compareceram, trazendo sugestões:Mário M. Takamura, Aya Aoki Fugisava,Toshinori Takamura, Seizi Oga, Ernesto Fugiki, Cecilia Miyazaki, Izabel Ono, Thissato Yamaji,Geraldo Nakamura, Massao Mori,Regina Yokoo, Carmen Takamura, Yuriko Okuyama e Yoshiko Ido..
gataの提案
PropostaCriaçaoGATARevisada01fev17
ItensSeremObsGATA
Súmulas Analisadas 2017
Súmula 1
Súmula 2
Súmula 3
Súmula 4
Súmula 5
Súmula 6
Súmula 7
Súmula 8
Súmulas Analisadas 2018
Súmula 1
Súmula 2
Súmula 3
Súmula 4
Súmula 5
Súmula 6
Súmula 7
Súmula 8
Súmula 9
Súmula 10
Súmula 11
Súmula 12
Súmula 13