Rankiamento

REGULAMENTO DO RANKIAMENTO – UCGB

1. Organizador

União dos Clubes de Gueitebol do Brasil – UCGB

2. Objetivo

O 12º Campeonato Mundial de Gueitebol a ser realizado em São Paulo – Brasil, em 2018, deverá contar com a participação de 64 equipes. A WGU – World Gateball Union definirá as vagas de participação de equipes para cada país filiado.

O Brasil como país sede deverá ter a maioria de equipes participantes. Com o intuito de definir quais equipes defenderão o Brasil, a UCGB definiu o Sistema de rankiamento para selecionar os clubes que irão participar desse Campeonato Mundial.

3. Ranking

O Ranking proposto deverá considerar os cinco Campeonatos mais importantes que envolvem os clubes brasileiros de gueitebol filiados a UCGB. Abaixo os campeonatos:

– Campeonato Sul Americano

– Campeonato Brasileiro de Seleção Regional

– Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Confraternização

– Campeonato Brasileiro Masculino/Feminino

– Copa Memuro – Brasil

O Campeonato Sul Americano será realizado no ano de 2017 no Peru. Como é o principal Campeonato do continente Sul Americano, é o principal título almejado pelos clubes brasileiros.

O Campeonato de Seleção Regional é o principal Campeonato Brasileiro. Com a participação restrita de clubes brasileiros, onde cada regional tem direito à vagas proporcionalmente ao número de associados na UCGB, é o Campeonato onde as melhores equipes selecionadas do Brasil almejam o título.

O Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Confraternização é o Campeonato com a maior participação de clubes do Brasil. Com sua inscrição ilimitada, todos os

jogadores filiados a UCGB podem participar. Com intuito de divulgar o gueitebol e a confraternização entre jogadores de todo o país, ele é realizado sempre em uma cidade diferente, permitindo a todos os jogadores do Brasil, a chance de participar de um Campeonato Brasileiro.

O Campeonato Masculino/Feminino é um Campeonato onde, além da distinção de idade, o sexo também é levado em consideração. Criado primeiramente para as mulheres, é um campeonato charmoso, onde as mulheres são os destaques desse Campeonato.

A Copa Memuro – Brasil, foi criada através de um Acordo de Amizade e Cooperação entre Memuro (Hokkaido/Japão) e a UCGB. Ainda novo em relação aos Campeonatos Brasileiros, está começando a ter sua importância entre os clubes, devido a realização da Copa em várias cidades do Brasil.

Para estabelecer a pontuação de cada Campeonato, foi levada em conta a sua importância no cenário Nacional e Internacional.

Serão pontuados todas as equipes que obtiveram a classificação para a fase de tournament.

A tabela abaixo foi criada com a classificação de no máximo 32 equipes para a fase de tournament.

 

 

Regras do Ranking:

1. O Ranking será único. As equipes dos clubes de todas as categorias serão pontuadas.

​2. O Ranking será computado por clube. Caso mais de uma equipe do clube consiga pontuação, será realizada a somatória dos pontos das equipes.

3. O clube que obter a sua classificação, deverá inscrever-se no 12º Campeonato Mundial com o nome desse Clube.

4. A formação de equipe deve seguir o regulamento atual da UCGB.

Exemplo: equipe Goiânia, em vez de Brasil -1.

5. O Ranking irá começar no ano de 2016, a partir do 33º Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Confraternização programado para a cidade de São José do Rio Preto, nos dias 14 e 15 de maio 2016 e terminará em 2017.

6. O critério de desempate será da seguinte maneira:

-A equipe que mostrar melhor desempenho no ano 2017.

-A equipe que mostrar melhor desempenho no ano 2016.

7. A responsabilidade para elaboração dessa tabela de classificação é do Departamento Técnico da UCGB.

4. Conclusão

 O Ranking tem como objetivo selecionar os clubes para a participação do 12º Campeonato Mundial de Gueitebol.

Com a criação do ranking, todos os clubes de gueitebol do Brasil passarão a ter chance de participar, dependendo de si mesmo para conseguirem a vaga. O nível dos jogos melhorará, pois a pontuação será dada já com a entrada de equipe na fase de tournament.

Os Campeonatos deverão receber mais equipes, com incentivo de participar do maior Campeonato do Mundo.

5. Posição Atual