Boletim do Rengô nº 99 abril/2018

Curso de arbitragem do Rengô

Seguindo o calendário das atividades, a União dos Clubes de Gueitebol do Brasil ministrou, no dia 15 de abril, um curso de arbitragem coordenado pelo seu diretor de arbitragem Mário Takamura e tendo como ministrante o presidente Hatiro Honda.

A primeira parte do curso consistiu de uma breve revisão das regras, com enfoque nos itens mais polêmicos e, muitas vezes, difíceis de serem interpretados.

Participaram 102 árbitros, a maioria deles portadores do título de 2º e de 1º graus e de árbitro internacional. Honda advertiu os presentes, dizendo que não basta ter o título de árbitro oficial, é necessário que saibam atuar como tal, fazendo os jogadores obedecerem rigorosamente às regras e manners. Portanto, é de fundamental importância que os árbitros conheçam bem as regras oficiais vigentes.

Na segunda parte do curso, houve treinamento de arbitragem utilizando quatro quadras, sob orientação de árbitros mais experientes, Mário Takamura, Helena Hiroko Honda, Yuriko Okuyama e Ichiro Usami, e contando com a colaboração de vários árbitros de primeiro grau (ikkyu).

Foram feitas simulações de jogos, após demonstrações práticas de cerimônia inicial, posicionamento correto (Renkei) entre os árbitros A e B e gesticulações. O curso foi acompanhado pelos participantes através de apostilas especialmente elaboradas pelo diretor de arbitragem.

 

 

Prêmio Paulista de Esportes

O Jornal Nippak e o Nikkey Shimbun, com a colaboração do vereador Aurélio Nomura, promoveram, na noite do dia 4 de abril, a cerimônia de entrega do 62º Prêmio Paulista de Esportes. Os atletas e os dirigentes técnicos, no total de 25 pessoas de 16 modalidades esportivas, compareceram acompanhados de seus familiares e amigos no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo para receber as merecidas homenagens.

O gueitebolista e dirigente do ano, indicado pela União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, foi o atleta Sadatsugu Yamaguchi residente no município de Campinas.

Yamaguchi, nascido na província de Yamanashi, veio ao Brasil em 1966 e fixou-se em Campinas. É casado com a sra. Isabel Massaco e possui três filhos e seis netos. Dedicou-se, desde o início da vida no Brasil, à produção de flores e atualmente é também um destacado empresário no setor imobiliário.

Começou a praticar gueitebol em 1994, na Associação de Gueitebol de Tozan, possui o título de árbitro internacional de primeiro grau (ikkyu) e é vice-presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil.

 

 

Torneio Rengô-hai de Gueitebol

O tradicional Torneio Rengô-hai de Gueitebol é uma competição realizada pelas Regionais, uma vez ao ano na sua própria regional, para facilitar a participação principalmente de pessoas idosas ou portadoras de dificuldade de locomoção, nas competições oficiais da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil. Uma das características desse torneio é de promover competições entre os associados dos clubes integrados à sua regional. Nesses encontros, estão sempre presentes os representantes da diretoria do Rengô (UCGB) que procuram fazer contatos diretos com os atletas locais, levando informações interessantes e colhendo pedidos e sugestões no tocante à sua administração.

Atibaia. A Regional Fernão Dias realizou seu 24º Torneio Rengô-hai, no dia 8 de abril, reunindo no campo de Sul Brasil 8 equipes, 5 de koreisha e 3 de soonen.

A cerimônia de abertura, teve início às 8 horas, sob apresentação de Hiromi Kamakura. Inicialmente, o presidente da Regional Aquihico Sassaki fez a sua saudação, agradecendo aos atletas participantes, assim como a presença do presidente Hatiro Honda, da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil. O presidente Honda, por sua vez, cumprimentou o presidente e demais membros da diretoria da regional pelo evento e desejou a todos êxito nas competições.

O torneio foi desenvolvido ocupando três quadras, uma pela categoria soonen e duas pela kooreisha, cada equipe realizando 4 jogos. A classificação geral das equipes foi conforme segue: campeã – Kyoei, vice-campeã – Bragança Paulista 2 e 3º lugar – Atibaia e Sul Brasil A. Todas as demais equipes, independente da classificação, receberam prêmios especiais de participação.

 

Ibiúna. O 29º Torneio Rengô-hai da Regional Sudoeste foi realizado no dia 8 nas quadras do Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna, em Ibiúna – SP, com a participação de 18 equipes, sendo 10 da categoria kooreisha e 8 de soonen. Participou também uma equipe formada por representantes do Rengô, como convidada.

Na cerimônia de abertura, fizeram uso da palavra, o presidente da regional Masayoshe Kimura, o presidente do Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna Hirofumi Maeda e o vice-presidente da UCGB, Yukio Honda que representou a União dos Clubes de Gueitebol do Brasil. O resultado da competição foi: na categoria kooreisha, campeã – Tapiraí, vice – Piedade C, 3º lugar – Piedade B; na categoria soonen, campeã – Caucaia A, vice – Caucaia B, 3º lugar – Tapiraí.

Os membros que representaram o Rengô foram Yukio Honda, Ichiro Usami, Alice Nakamura, Mitsuko Fukushima e Yoshiko Ido.

 

 

Exame de árbitro Sankyu

Vila Carrão. Realizou-se, no dia 24 de março, o exame de árbitro sankyu na Vila Carrão, utilizando as quadras do Clube de Gueitebol Carrão Kyoyu. A coordenação do evento coube aos membros da diretoria da regional Seitô, presidente Teruo Tagomori, vice-presidente Yutaka Nako e a diretora de arbitragem Hisako Tagomori. Os avaliadores do exame prático foram Hatiro Honda, Helena Hiroko Honda, Kango Yamashita, Hisako Tagomori, Sachiko Fukushima, Paulo Mutsuo Nakamura. Submeteram-se ao exame 11 candidatos. Após o término do exame prático, realizou-se o exame teórico sob orientação de Hatiro Honda.

 

Suzano. No dia 25 de março, a Regional Central, presidida por Masayo T. Masuda, realizou o exame de capacitação ao árbitro de terceiro grau (sankyu), reunindo os 11 candidatos inscritos nas quadras da Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano (ACEAS). O exame, iniciado às 8 h, foi aplicado por Mário M. Takamura, diretor de arbitragem da UCGB, auxiliado pelo diretor de arbitragem da regional, Tadashi Watanabe. Dentre os oito candidatos aprovados, o atleta de 88 anos de idade obteve o melhor resultado no exame teórico.

 

Goiânia. Nos dias 31 de março e 1º de abril, a Regional Brasil Central de Gueitebol, presidida por Cicero Mitsuo Yugue, promoveu na sede da Associação Nipo Brasileira de Goiás (ANBG), situada na cidade de Goiânia-GO, um curso de arbitragem e exame de capacitação ao árbitro de terceiro grau (sankyu).

Os coordenadores desses eventos foram Marco Túlio Toguchi (vice-presidente da ANBG), Junichiro Sado (presidente do departamento de gueitebol) e Marcio Tomo (vice-presidente do departamento de gueitebol). Após o curso preparatório com enfoque principal no gesture, cerimônia inicial de jogos, posicionamento coordenado entre os árbitros (renkei) e preenchimento correto de súmulas, foram realizados exames teórico e prático, sob a responsabilidade do diretor Mário Takamura e auxiliado por Cicero Yugue de Araguari-MG. Submeteram-se aos exames 19 candidatos, sendo 12 de Goiânia, três da Liga Brasiliense, dois de Palmas, um de Araguari e um de Guaíra.

Lins. A Regional Noroeste realizou, no dia 1º de abril, o exame de capacitação ao árbitro de terceiro grau (sankyu), utilizando a sede da Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Lins – ABCEL. A coordenação do evento coube ao presidente Armando Heihati Nakamura e diretor de arbitragem, Luiz Tadao Haneda. A equipe de avaliadores foi constituída por seguintes membros: Hatiro Honda, Helena Hiroko Honda, Luiz Tadao Haneda, Hiroyuki Nagata, Midori Okajima e Paulo Hoshino. O exame prático foi realizado, distribuindo os 28 candidatos em 2 quadras e após o término do exame prático, foi realizado o exame teórico sob supervisão de Hatiro Honda.

 

 

 

APROVADOS NO EXAME DE ÁRBITRO – SANKYU

(Regional Seitô – 24/03/2018 em São Paulo-SP)

Carrão Kyoyu: Akemi Chinen, Carlos T. Uezato, Cleverth M. I. Kawano e Moriharu Arashiro. Matilde: Shizuyoshi Tanaka. São Miguel Paulista: Yoshishigue Mikan.

 

(Regional Central – 25/03/2018 em Suzano-SP)

ACEAS: Jorge Palacio Junior, Mafalda Nishiyamamoto, Mario Ueda, Rodrigo Y. Tome e Shigeko Nakamura. Suzano: Kazuhiro Mori. Vivência: Nair K. Savaki e Paulo Sasaki.

 

(Regional Noroeste – 01/04/2018 em Lins-SP)

Aliança: Morio Tanaka. Araçatuba: Oscar Saito Neto e Roberto I. Miura. Cafelândia: Fabricio M. M. Monticelli, Gustavo M. Monticelli, João V. A. de Souza, Otavio Moriyama, Thiago H. M. Monticelli e Weler Fernandes. Guaraçaí: Denis L. A. da Silva, Fagner A. dos Santos, Gustavo L. F. Cunha, Kleber A. de Mesquita e Saulo B. Moreira. Lins: Eizen Senaha, Mieko S. Yamada, Mitiko Sugitani e Tereza Kuroishi. Regional Paulista: Tupã: Gustavo N. Silva, Divina M. G. Nakashima e Valter H. Takata.

 

(Regional Brasil Central – 01/04/2018 em Goiânia-GO)

Goiânia: Akemi M. Esaki, Carlinda do Rego, Elbio K. Inumaru, Eurípedes R. Filho, Fabio H. Yamamoto, Fabio K. Yamamoto, Felipe T. Watanabe, Joji R. Yamamoto, Junichiro Sado, Rafael K. Sado, Ricardo Simabukuro e Valter Y. Kakumoto. Liga Brasiliense: João T. Kimura. Palmas: Henrique M. Nakamura e Karen L. Nakamura. Regional Tohoku – E. S. P.: Guaíra: Daniel T. Suzuki.

 

 

 

 

 

COMUNICADOS

5º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro – Brasil

Nos dias 28 e 29 de julho de 2018 será realizado o 5º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro – Brasil em Dourados-MS e sobre esse evento informamos que as inscrições devem ser feitas até 18 de junho junto à secretaria da UCGB mediante pagamento de taxa de inscrição (R$ 100,00/equipe) juntamente com pedido e pagamento de refeição self service ou obentô (R$30,00 cada) de sábado. Se optar por obentô no domingo, também deve ser pago junto com a inscrição. O pedido e pagamento de self service de domingo pode ser feito junto com a inscrição ou até às 12 horas de sábado no local do evento. Horário das refeições: sábado a partir de 11h e domingo a partir de 10h.

Este evento terá como responsável pelo serviço de hotelaria a Sra. Vania Nishioka. Celular (67) 99861-1625 ou e-mail: hotelgrandelli@outlook.com. Qualquer reserva em hotéis conveniados ao evento, dúvidas ou outra situação relativa a repouso, contactá-la. Em anexo a lista de hotéis que firmaram convênio com o evento do Campeonato Memuro – Brasil em Dourados/MS o qual solicitamos preferência em relação aos demais.

Na sexta-feira, dia 27/07/2018, haverá jantar de recepção na sede campestre da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Bras. de Dourados (Rua Bertoldo Miranda Barros, 1301, Jd. Flórida II, Dourados). Solicitamos que informem, no ato da inscrição, a quantidade de pessoas que confirmem a participação no jantar.

Qualquer dúvida, contactar Sr. Jorge Kaku, presidente da Comissão organizadora, fone (67) 99974-1507 (Tim) ou (67) 99821-3742 (Vivo) ou e-mail jorkaku@yahoo.com.br.

 

Retificação de dois itens citados no Curso de Arbitragem do dia 15 de abril/2018

 

Participação no 12º Campeonato Mundial de Gueitebol

Os jogadores temporariamente transferidos de uma Regional para outra, a fim de dar apoio à segunda Regional no processo de ranqueamento, poderão evidentemente integrar à equipe local e participar do Campeonato Mundial, desde que obtida a classificação.

Entretanto, se alguns desses jogadores desejarem retornar à equipe da Regional de origem para disputar o título ou simplesmente retornar a situação anterior, é imprescindível que apresentem ao Rengô (UCGB) o comprovante de sua dispensa emitido pela Associação que recebeu o apoio. Eles deverão providenciar sua nova transferência (volta à Associação de origem) junto à Secretaria da UCGB.

 

 

 

5º CAMPEONATO INTERNACIONAL DE GUEITEBOL MEMURO – BRASIL

DOURADOS-MS

 

ITINERÁRIO DE VIAGEM 26 a 30/07/2018

 

26/07 (5ª) 18:00 Saída do Rengô para Dourados

27/07 (6ª) 12:00 Previsão de chegada ao Hotel Grandélli

Descanso

18:00Jantar de boas vindas

28/07 (sáb.) 05:30 Café da manhã

06:30 Ida ao Campeonato

18:00 Término do Campeonato e retorno ao Hotel Grandélli

29/07(dom.) 05:30 Café da manhã. Check-out

07:00Ida ao Campeonato

18:00 Término do Campeonato e retorno a São Paulo

30/07(2ª) 09:00 Previsão de chegada em São Paulo

 

Valor da viagem:

Hotel Grandélli R$ 650,00 (apto. duplo)

R$ 600,00 (apto. triplo – cama extra)

 

Incluso: ônibus leito turismo, hospedagem com café da manhã, transporte ida/volta até o campo e seguro viagem. Valor mínimo para 30 pagantes.

 

Inscrições: até dia 18/06/2018 ou lotação do ônibus.

 

Informações: Jornal São Paulo Shimbun – Sra. Nobuko Kojo

Tel. 11-3347-2000

 

SP – 08/05/2018










 

 

 


Postado por União em 14/05/2018 na categoria Notícias da União


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.