Boletim do Rengô nº 97

Reunião dos representantes regionais

No dia 22 de fevereiro de 2018, foi realizada a Reunião dos Representantes Regionais, na sala de reunião da UCGB, sita a Praça Barão de Japurá, 166 – Vila Guarani – Capital-SP, com a presença de 16 representantes das seguintes regionais: ABC – Yukio Honda, Capital-SP – Mário Takamura, Central – Masayo Masuda, Fernão Dias – Aquihico Sassaki, Mato Grosso do Sul – Jorge M. Kaku, Noroeste – Armando Nakamura, Seihoku – Mário Yamashita, Seitô – Teruo Tagomori, Sudoeste – Masayoshe Kimura, Tohoku – E. S. P. – Mitsuo Kannami, Vale do Paraíba – Teruo Onari, Mato Grosso – Juarez Paes e Brasil Central – Cicero Mitsuo Yugue.

 

Pela UCGB, participaram presidente Hatiro Honda,Yocio Mizuno, Ichiro Usami e Tizuru Saito.

 

A reunião teve início às 9 horas sob apresentação da vice-diretora técnica Tizuru Saito, que pediu para guardar um minuto de silêncio em honra a memória dos falecidos. Em seguida, o presidente da UCGB Hatiro Honda fez a sua saudação, agradecendo a presença de todos e nomeando os secretários Ichiro Usami (em japonês) e Yocio Mizuno (em português).

 

Seguindo a ordem do dia, todos os representantes relataram sobre a situação atual e perspectivas futuras de cada regional. Continua a opinião quase unânime da redução do número de associados e da dificuldade em conseguir novos praticantes. As regionais como Noroeste, Brasil Central e Mato Grosso do Sul têm observado certa adesão de novos associados em função de promoverem campeonatos oficiais nas respectivas regionais.

 

Foi falado também, sobre o andamento dos preparativos para o 12th World Gateball Championship que vai ser realizado, em setembro, na capital de São Paulo.

 

Uma das dificuldades encontradas na preparação do evento está na falta de informação, por parte da WGU, do número de países e de equipes estrangeiras que irão participar do Campeonato.

 

Após uma breve pausa para o almoço, a reunião terminou ao meio-dia com a palavra de encerramento de Mitsuo Kannami.

 

Torneio Rengô-hai da Regional Rio de Janeiro

A Regional Rio de Janeiro realizou, no dia 18 de fevereiro, o 29º Torneio Rengô-hai em Santa Cruz, sob a coordenação do presidente da regional Takashi Mori.

 

A UCGB foi representada pelo presidente Hatiro Honda. Na cerimônia de abertura , teve a saudação do presidente Takashi Mori presidente da regional Rio de Janeiro, Akiyoshi Shikada presidente da Sociedade Cultural Esportiva Nipo Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, Minoru Matsuura vice-presidente da UCGB, Kasue Togashi presidente da Associação Rural Nipo-Brasileira de Santa Cruz e seguida pelas palavras de Hatiro Honda, diretor de arbitragem Kimio Nitta e diretora técnica Miyoko Togashi.

 

Participaram do torneio 9 equipes em categoria única e as equipes vencedoras foram: Campeã – Rio Nikkei – A, Vice-campeã – Papucaia – A, 3º lugar – Santa Cruz e Papucaia – B.

 

 

 

Copa Rengô

A 68ª Copa Rengô, a primeira do ano, foi realizada no dia 17 de fevereiro, reunindo 40 equipes, sendo 28 da categoria koreisha e 12 de soonen.

 

A solenidade de abertura, com início às 8 horas, foi coordenada pela vice-diretora técnica Keiko Tamura Iyda. Seguiram-se a saudação do presidente Hatiro Honda e as considerações técnicas dos diretores Ichiro Usami e Teruo Tagomori. As competições foram realizadas, utilizando oito quadras do Estádio de Gueitebol da Vila Guarani, São Paulo.

 

Todas as equipes realizaram quatro partidas e as vencedoras foram: na categoria kooreisha, Uruma B (Yamaguchi) – campeã, Santo André (Honda) – vice, Uruma A (Iramina) – 3º lugar e Uruma – C (Nohara) – 4º lugar; na categoria soonen, Nippon (Yamaguishi) – campeã, Saga C (Maruyama) – vice, Saga D (Mori) – 3º lugar e Cafelândia (Fabrício) – 4º lugar.

 

Torneio Aberto da Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo

A Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo que completará, em maio, seu terceiro aniversário, realizou o 6º Torneio Aberto de Gueitebol, no dia 4 de fevereiro, reunindo 54 equipes no Estádio de Gueitebol do Centro E.E. Riyuzo Ogawa situado na Vila Guarani, São Paulo. É interessante observar que o número de equipes de jovens participantes foi igual ao de sêniors, embora normalmente o número de kooreisha é sempre maior.

 

Na abertura, compareceram o presidente Hatiro Honda da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, membros do Tribunal de Justiça Desportiva, Tomoe Fukuda, Armando Nakamura e Geraldo Nakamura, o presidente do Conselho Fiscal, Marcos Yokoo, assim como os patrocinadores do evento, Júlio Hagio, Michiko Kanazawa de Kubo Shoukai, Makoto Atsumi e Jully Yano do Service Global Turismo.

 

Na sua saudação de boas-vindas a todos os presentes, o presidente Seizi Oga agradeceu a colaboração de todos e anunciou também que a Federação continuará promovendo torneios abertos, deixando para o próximo ano o 2º Campeonato Paulista da FGESP, face ao acúmulo de eventos agendados e, principalmente, a realização do 12º Campeonato Mundial em setembro sob a responsabilidade da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil. Teve também a saudação do presidente Hatiro Honda e comentários técnicos de Julio Kamimura e Júlio Hagio.

 

As classificações foram conforme seguem: na categoria jovem, Nippon B – campeã, Caucaia A – vice, Saga D e Caraguá – terceiro lugar, Nippon A e Saga A – quarto lugar; na categoria sênior, Atibaia 1 – campeã, Saga 3 – vice, Continental 1 – terceiro lugar, Santo André – quarto lugar, Saga 10 – quinto lugar e Saga 7 – sexto lugar.

 

 

COMUNICADO

35º Campeonato Brasileiro de Gueitebol – Goiânia

Nos dias 19 e 20 de maio de 2018 será realizado o 35º Campeonato Brasileiro de Gueitebol em Goiânia e sobre esse evento informamos que as inscrições devem ser feitas até 16 de abril junto à secretaria da UCGB mediante pagamento de taxa de inscrição (R$ 100,00/equipe) juntamente com pedido e pagamento de refeição self service ou obentô (R$25,00 cada) de sábado. Se optar por obentô no domingo, também deve ser pago junto com a inscrição. O pedido e pagamento de self service de domingo pode ser feito junto com a inscrição ou até às 12 horas de sábado no local do evento. Horário das refeições: sábado a partir de 11h e domingo a partir de 10h.


Postado por União em 08/03/2018 na categoria Notícias da União


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.