Boletim do Rengô nº 141 outubro/2021

Seminário Nacional de Arbitragem 2021

O Seminário Nacional de Arbitragem 2021 foi transmitido ao vivo pelo canal da UCGB no YouTube, no dia 23 de outubro às 10h.

O Seminário foi ministrado pelo Célio Hagio, diretor de arbitragem, que abordou a importância do gestual e o posicionamento coordenado (renkei) dos árbitros principal, auxiliar e anotador.

O gestual foi demonstrado pelo Sussumu Azuma, vice-diretor de arbitragem; as movimentações dos árbitros, jogadores e bolas foram executadas pela Izabel Ono, membro da diretoria de arbitragem.

O material foi elaborado pelo Paulo Yamamoto com o apoio da Yuriko Okuyama, ambos membros da diretoria de arbitragem.

O evento teve duração de 58 minutos e acompanhado ao vivo por 76 contas no YouTube.

O Seminário está disponível no YouTube e pode ser acessado pelo link https://youtu.be/GcyDtZqM3XA.

Teve mais de 500 visualizações até o final de outubro.

Divulguem e compartilhem o link do seminário nas suas regionais. As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail ucgb@gateball.org.br ou para os diretores de árbitro de suas Regionais.

A diretoria de arbitragem agradece e conta com a colaboração de todos para divulgarem os conhecimentos e manterem sempre atualizados em relação às regras básicas do Gueitebol.


64º Prêmio Paulista – Homenageado do Gueitebol pela UCGB

O 64º Prêmio Paulista do ano de 2021, um dos mais tradicionais e longevos da comunidade nipo-brasileira, teve a indicação de 53 destaques da sociedade. Realizado pelo Nikkey Shimbun e Jornal Nippak teve como palco o grande auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) no bairro da Liberdade, São Paulo, em 30 de outubro.

A diretoria da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil (UCGB), por unanimidade, escolheu e indicou o Sr. Yoshiaki Aratani de Campo Grande (MS) para ser homenageado na Categoria Esporte, modalidade Gueitebol.

O Sr. YOSHIAKI ARATANI, atual presidente da Federação Sul-Matogrossense de Gueitebol, pessoa simples, humilde, idônea e de caráter impecável, a despeito de todas as dificuldades pelas quais passou na vida. Apegado a cultura tradicional japonesa, porém com imenso respeito à comunidade com a qual convive. Trabalhando sempre em prol do gueitebol como atividade de lazer e esportiva, buscando sempre aumento de jogadores inclusive com o que denominou de escolinha de gueitebol e olhando o lado social que nunca deixou abandonado. Enfim uma personalidade com um currículo invejável.

A UCGB esteve presente representada pelos Diretores Julio Hagio e esposa, Naoshigue Yano e esposa, Yassuo Yuda e esposa, Seizi Oga, Sadako Oga e Hatiro Honda.


Estádio de Gateball Toru Hondo

A pedido da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, o vereador Aurélio Nomura criou um projeto de lei para homenagear Toru Hondo, falecido em 2020.

Grande mérito de sua gestão como presidente da UCGB foi a construção do primeiro estádio de uso exclusivo de gueitebol no mundo, em 1998, e a intensificação do intercâmbio técnico-cultural entre Brasil e Japão, principalmente no relacionamento com a prefeitura de Memuro-Japão, cidade berço de gueitebol. O estádio de gueitebol do Brasil, situado no Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuso Ogawa – Av. Leonardo da Vinci, 1551, Vila Guarani, São Paulo – possui 16 quadras, arquibancadas para cerca de 600 pessoas, e constitui, ainda, o maior estádio de gueitebol do mundo.

Após os trâmites burocráticos, a Lei Nº 17.602 que denomina o Estádio de Gateball Toru Hondo foi publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, no dia 13 de agosto de 2021, eternizando o nome de um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do esporte no Brasil.


Melhorias no Estádio de Gateball Toru Hondo

Nos últimos meses foram feitas diversas manutenções no nosso estádio: finalização da obra de canalização do esgoto dos banheiros,
recuperação e fortalecimento dos pés de cerejeira, serviços de jardinagem entre outras atividades necessárias para a volta dos eventos sociais e esportivos.

Outra série de melhorias será implementada nos próximos meses em preparação às festividades de 40 anos da UCGB.

A diretoria da UCGB agradece o apoio do clube SAGA e da administração do Centro Esportivo Prof. Riyuso Ogawa.

COMUNICADOS


21º Torneio Beneficente de Gueitebol

No dia 28 de novembro de 2021 será realizado o 21º Torneio Beneficente de Gueitebol no Estádio de Gateball Toru Hondo (Av. Leonardo da Vinci, 1551, Vila Guarani, São Paulo-SP).

As inscrições deverão ser feitas na secretaria da UCGB (por telefone, WhatsApp ou e-mail) até o dia 18 de novembro. A taxa de inscrição é R$ 70,00 por pessoa com direito a participação no Torneio, café da manhã e obentô com refrigerante.

A renda líquida deste Torneio será revertida para 9 entidades beneficentes, por isso a UCGB conta com o espírito de solidariedade e participação de todos gueitebolistas.

A premiação será limitada a 5 jogadores por equipe.

O torneio será dividido em 3 categorias:

Kooreisha (a partir de 70 anos);

Soonen (sem restrição de idade);

Incentivo (sem restrição de idade): A equipe da categoria Incentivo deverá ser formada por 2 árbitros oficiais + 3 iniciantes (começaram a jogar a partir de 2020).

Todos os jogadores precisam estar filiados a UCGB para participar do torneio.


WhatsApp da UCGB

A UCGB conta agora com um novo número para contato (11) 97380-8926 (WhatsApp).

As ligações para o telefone fixo devem ser feitas somente para o número (11) 3208-9686, pois o número (11) 5011-3771 foi cancelado.

Projeto Tacada Inicial Gueitebol

É de conhecimento de todos que o número de praticantes de gueitebol está diminuindo com o passar dos anos. Com o intuito de agregar novos praticantes do nosso tão amado esporte, alguns clubes estão desenvolvendo trabalhos sociais de iniciação ao gueitebol.

Uma grande dificuldade encontrada nesse caminho foi a falta de equipamentos para as primeiras tacadas, uma das etapas cruciais para quem está começando.

Sabemos que não se acha taco de gueitebol com facilidade aqui no Brasil, e mesmo quando encontramos, o custo do mesmo acaba sendo um empecilho para a pessoa que está tendo o primeiro contato com o gueitebol.

No intuito de incentivar esse nobre ato de ensinar o gueitebol a novos praticantes, a UCGB está criando uma campanha de doação de tacos usados.

Sabe aquele taco antigo que você tem encostado em casa?!  Seria de grande valia para alguém que está começando agora. Além de ajudar a aumentar o número de novos praticantes você ainda vai liberar espaço na sua vida para o novo e renovar as energias.


Postado por União em 09/11/2021 na categoria Notícias da União


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.