Boletim do Rengô nº 135 abril/2021

Curso de Arbitragem

No dia 24 de abril de 2021, estava previsto o curso de arbitragem no estádio da UCGB. Como não houve melhora em relação a pandemia da COVID-19, o curso foi apresentado através de uma live em nosso canal no YouTube e em nossa página no Facebook.

O curso teve seu início às 9 horas e na abertura contou com as palavras do presidente da UCGB Julio Hagio. A apresentação foi feita pelo diretor de arbitragem Célio Hagio e auxiliado por Izabel Ono, membro da diretoria de arbitragem. A live foi transmitida diretamente do estúdio montado na sala de reunião da UCGB.

O material para acompanhamento distribuído pelos multiplicadores das regionais foi elaborado pelo membro da diretoria de arbitragem Paulo Yamamoto, vice-diretor de arbitragem Sussumu Azuma e Célio Hagio. Os temas abordados neste curso foram:

– jogadas válidas e inválidas;

– deslocamento válido e inválido;

– infrações;

– passagem da bola pelo gate.

Com duração de 2 horas, contamos com a visualização de 186 contas do YouTube, estimando que mais de 250 pessoas assistiram o curso ao vivo. E no final do mês mais de mil visualizações. Infelizmente não conseguimos monitorar a transmissão pelo Facebook e por isso não temos as estatísticas.

Para quem não teve oportunidade de assistir ao vivo, o curso está disponível em nosso canal no YouTube. Acesse pelo link (www.youtube.com/watch?v=gqSfRjse3TU).

Se surgir alguma dúvida, por favor procurem os responsáveis pela arbitragem de sua regional ou então encaminhe para o e-mail da secretaria da UCGB (ucgb@gateball.org.br).

Esperamos que todos os atletas estejam se adaptando com nossos conteúdos nas redes sociais e consigam ter acesso a este curso.

A diretoria de arbitragem agradece todos que participaram do curso ao vivo e todos que tiveram ou tem interesse em assistir o curso gravado.


Encontro de Gueitebol com grupo do Nordeste

No dia 18 de abril de 2021, foi realizado Encontro de Gueitebol virtual da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil – UCGB com gueitebolistas do Nordeste tendo apoio do Consulado Geral do Japão no Recife, Associação Cultural Nipo Brasileira de Salvador (ANISA) e Federação Cultural Nipo Brasileira da Bahia. Teve participação de 27 pessoas, diretores da UCGB, Cônsul-Geral do Japão no Recife sr. Hiroaki Sano, presidente da Associação Nipo Brasileira de Salvador – ANISA sra. Lika Kawano, presidente da Federação Nipo Brasileira da Bahia sr. Roberto Mizushima e gueitebolistas de Recife, Juazeiro, Luis Eduardo Magalhães, Teixeira de Freitas e Salvador.

Na abertura do Encontro que começou às 9 horas, fizeram uso da palavra, Lika Kawano que expressou palavras de agradecimentos para os participantes e pela realização do Encontro de Gueitebol da UCGB, Julio Hagio agradeceu a presença de todos e principalmente a presença do Cônsul-Geral do Japão no Recife e o Cônsul-Geral Hiroaki Sano agradeceu pelo convite, disse que não é praticante de Gueitebol mas que em visita a Associação Cultural Japonesa do Recife analisou que é um jogo de estratégias complexas e de alto nível de habilidades.

O diretor técnico da UCGB Daniel Kawakami apresentou o material didático com exemplos de possíveis situações de jogos e questionou os participantes sobre quais estratégias poderiam ser realizadas e suas consequências, a fim de proporcionar um melhor aprendizado.

O Encontro de Gueitebol terminou por volta do meio-dia com elogios dos participantes e palavras de encerramento do presidente Julio Hagio.


Encontro de Gueitebol com Ibirapuera Gueitebol Clube

No dia 21 de abril de 2021, foi realizado Encontro de Gueitebol virtual da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil – UCGB com gueitebolistas do Ibirapuera Gueitebol Clube. Participaram em torno de 50 pessoas.

Na abertura do Encontro que começou às 20 horas, fizeram uso da palavra, Izabel Ono suplente do conselho fiscal da UCGB e organizadora do Evento, Ernesto Fujiki presidente do Ibirapuera Gueitebol Clube que expressou palavras de agradecimentos para os participantes e pela realização do Encontro de Gueitebol da UCGB,  e Julio Hagio presidente da UCGB agradeceu a presença de todos.

O diretor técnico da UCGB Daniel Kawakami comandou o bate papo sobre estratégias de jogadas de gueitebol. Ele apresentou o material didático com exemplos de possíveis situações de jogos e questionou os participantes sobre quais estratégias poderiam ser realizadas e suas consequências, a fim de proporcionar um melhor aprendizado.


Comunicados


19º Torneio Brasileiro de Gueitebol para Árbitros

A Diretoria da UCGB, em reunião realizada no dia 25 de abril, decidiu cancelar o 19º Torneio Brasileiro de Gueitebol para Árbitros que estava agendado para ser realizado no dia 06 de junho deste ano.


36º Campeonato Brasileiro de Gueitebol Feminino e

26º Campeonato Brasileiro de Gueitebol Masculino

A Diretoria da UCGB decidiu também postergar o 36º Campeonato Brasileiro de Gueitebol Feminino e o 26º Campeonato Brasileiro de Gueitebol Masculino que estavam agendados para serem realizados nos dias 03 e 04 de julho deste ano. Nova data será definida e comunicada posteriormente.


Postado por União em 10/05/2021 na categoria Notícias da União