Boletim do Rengô nº 134 março/2021

Reunião com Representantes do Nordeste

No dia 15 de março de 2021, foi realizada, por videoconferência, reunião da diretoria da UCGB com representantes do Nordeste. Participaram Julio Hagio, presidente da UCGB, Yassuo Yuda, diretor tesoureiro, Daniel Kawakami, diretor técnico, Célio Hagio, diretor de árbitros, Akira Iyoda e Aroldo Kenji Ojima de Recife, Hercules Shimiti Aki de Juazeiro, Arthur Mada de Luis Eduardo Magalhães, Daihei Suzuki de Teixeira de Freitas e Lika Kawano e Joji Nishimoto de Salvador.

Após a saudação de Julio Hagio, presidente da UCGB, cada participante fez sua autoapresentação e explanou a situação atual em suas respectivas associações. Algumas com atividades suspensas desde o ano passado, outras treinando com número reduzido de atletas e seguindo rígidos protocolos.

Um dos assuntos abordados foi a falta de atividades nesse período de pandemia. E ficou decidido nessa reunião que será realizado um encontro virtual com gueitebolistas do Nordeste. O diretor técnico da UCGB Daniel Kawakami comandará um bate papo sobre estratégias de jogadas de gueitebol.

Esse encontro será no dia 18 de abril às 9 horas pela plataforma Zoom. Será disponibilizado o link para poder participar aos responsáveis das Associações do Nordeste que deverão divulgar para seus associados.


Indicação do novo representante da UCGB para compor a diretoria da WGU

Atendendo à solicitação da WORLD GATEBALL UNION – WGU, foi indicado sr. Yassuo Yuda (Diretor Tesoureiro da UCGB), para compor a diretoria da WGU no período de 01 de abril de 2021 a 31 de março de 2023.

Até então, estava sendo representado por sr. Hatiro Honda (Conselheiro Consultivo da UCGB), desde 2012.

As principais participações, nesse período, foram:

Em 2012, avaliação das regras de gueitebol, versão 2011, em TOKIO.

Principais alterações:

a) No caso de double touch, o batedor passou a ter direito a apenas uma tacada sequencial.

b) Deslocamento de bola causado por toque indireto, passou a ser considerado deslocamento nulo, na maioria dos casos.

Em 2014, estudo para tornar o gueitebol uma modalidade esportiva que tenha, como característica fundamental, preservação do espírito de imparcialidade, obediência e respeito às regras. Além disso, tornar o gueitebol um esporte atraente e competitivo, mediante simplificação das regras, fáceis de serem interpretadas para os que jogam e também para os que assistem.

As principais alterações feitas na versão 2015, foram:

a) Concretiza-se a passagem pelo 1º gate, no momento em que a bola (jikyuu) ultrapassar a linha de gate.

b) Deslocamento de bola causado por toque indireto, em geral, passou a ser considerado deslocamento válido.

c) Simplificar as medidas a serem tomadas com relação às bolas.

Ex. “ações relacionadas à tacada de spark compreendem desde a parada de todas as bolas depois do touch até a retirada do pé do jikyuu após execução da tacada de spark.”

d) Regras Oficiais de Gateball e Guia para Árbitros – versão 2015, foram implementadas no Brasil a partir de abril 2015.

Em 2017, revisão das Regras Oficiais e Guia para Árbitros – 2015.

. Também, nessa reunião foram tratados assuntos pertinentes à preparação do 12º World Gateball Championship, programado para setembro 2018 em São Paulo – Brasil.

Em agosto de 2018, discussão sobre alteração de Regras de Gateball – versão 2019.

. Tratativas sobre o 12º World Gateball Championship.

Agradecemos sr. Yassuo Yuda, pela aceitação desse novo desafio, que com certeza representará a UCGB, juntamente com a diretoria da WGU, para o PROGRESSO do gueitebol no Brasil e no Mundo.


Questionário sobre 13º Campeonato Mundial de Gateball e World Master Games

A World Gateball Union (WGU) enviou um e-mail com um questionário sobre o 13º Campeonato Mundial de Gateball e o World Master Games.

Sobre o 13º Campeonato Mundial de Gateball, a UCGB deu sua opinião com as seguintes respostas:

– Pedimos o adiamento para o ano de 2023;

– Solicitamos o número máximo de vagas por país membro (6 vagas);

– Caso o 13º Campeonato Mundial de Gateball seja realizado em 2022, a UCGB irá enviar equipes para representar o Brasil.

Sobre o World Master Games, a ser realizado no Japão:

– Caso a UCGB receba o convite para participar, iremos analisar a atual situação da pandemia da COVID-19 e se possível, enviaremos uma equipe para representar o Brasil nesse evento.


Comunicados


37º Campeonato Brasileiro de Gueitebol

Após desistência da Associação Cultural de Mairinque em promover o 37º Campeonato Brasileiro de Gueitebol que estava agendado para ser realizado nos dias 01 e 02 de maio deste ano em Mairinque-SP, a Diretoria da UCGB decidiu adiar o 37º Campeonato Brasileiro de Gueitebol e nova data será definida e comunicada posteriormente.


Curso de Arbitragem  

A apostila do Curso de Arbitragem que será realizado virtualmente, em 24/04/2021 (sábado), a partir das 9h, com duração aproximada de 2 horas, com transmissão pelo canal do YouTube e pelo Facebook da UCGB já foi disponibilizada aos multiplicadores das Regionais. Os interessados em adquirir a apostila podem entrar em contato com os multiplicadores de sua regional ou com a secretaria da UCGB.


Postado por União em 15/04/2021 na categoria Notícias da União