Boletim do Rengô nº 132 janeiro/2021

Mensagem do Presidente da UCGB 2020/2021

Em 2020, o mundo foi assolado por uma pandemia que alterou a rotina de todas as atividades, inclusive as esportivas e sociais, ocasionando perdas econômicas e humanas. E sentimos isso de perto, alguns associados faleceram devido às complicações da COVID-19, além de treinos e torneios paralisados em consequência das medidas restritivas para o controle do novo coronavírus. A todos que perderam familiares e amigos, nossas condolências e solidariedade.

A diretoria da UCGB reuniu-se virtualmente para discutir vários temas e orientar Regionais e associados durante o ano que passou, mantendo a sede funcionando para as atividades internas, atendimento telefônico e por e-mail.

O cenário nacional para 2021 ainda é preocupante, e a perspectiva de melhora da situação depende da rapidez da campanha de vacinação, deixando muitas incertezas para execução do Plano de Atividades aprovado para 2021.

Como uma instituição legalmente constituída e diante de nossas obrigações, este ano não será possível manter a anuidade como uma contribuição espontânea, pois existem ações para o desenvolvimento do esporte e manutenção da UCGB que dependem desses recursos. Nossos agradecimentos aos que puderam contribuir em 2020.

Nossa gratidão também a todos os praticantes de gueitebol, comissões, conselhos e membros da diretoria que não mediram esforços para a continuidade das atividades, aproveitamos para solicitar aos presidentes das Regionais a inclusão em seus planejamentos de projetos que visem o aumento do número de praticantes e divulgação deste esporte.

Não vamos nos abater por causa deste vírus. Um feliz 2021, sempre em frente e um forte abraço a todos os gueitebolistas do Brasil.


Assembleia Geral Ordinária

A 38ª Assembleia Geral Ordinária da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil foi realizada no dia 10 de janeiro de 2021 no Estádio da UCGB, sito à Av. Leonardo da Vinci, 1551, Vila Guarani, São Paulo, SP, com a presença de 64 pessoas.

A Assembleia teve início às 9 horas, conduzida pelo vice-presidente da UCGB, Marco Túlio Toguchi, que após compor a mesa de trabalho pelas autoridades, convidou o vice-presidente Naoshigue Yano para declaração de abertura. Após um minuto de silêncio em memória dos falecidos, o vice-diretor de arbitragem, Sussumu Azuma fez a leitura do Edital de Convocação. Julio Hagio, presidente da UCGB, fez suas saudações e agradecimentos a todos os diretores, enaltecendo o comparecimento dos gueitebolistas à assembleia apesar da pandemia da COVID-19 que assola o país. Em seguida, Marco Túlio Toguchi solicitou que os associados presentes se candidatassem ou indicassem alguém para presidir a Assembleia. Como não houve qualquer manifestação, o presidente da UCGB indicou o vice-presidente Jorge Kaku para conduzir os trabalhos, como presidente da mesa, sendo prontamente aprovado por aclamação. Yuji Kunitaqui foi indicado como secretário da Assembleia.

O diretor técnico Daniel Kawakami apresentou o Relatório de Atividades relativo ao exercício de 2020 e o Plano de Atividades 2021 e o diretor tesoureiro Yassuo Yuda apresentou o Relatório Contábil relativo ao exercício de 2020 e a Proposta Orçamentária 2021, os quais foram aprovados por todos após esclarecimentos de dúvidas. O conselheiro fiscal Thiago Yuhara fez a leitura do Parecer emitido pelo Conselho Fiscal, que aprovou o Relatório Contábil do exercício de 2020. O diretor de arbitragem Célio Hagio informou que, antes do cancelamento dos eventos presencias devido à pandemia, foi realizada a graduação de arbitragem para nível nikyu e sankyu da Regional Sudoeste, em Mairinque-SP no dia 2 de fevereiro de 2020. Diferente de anos anteriores em que os certificados para nikyu eram entregues na Assembleia, este ano somente foram citados os nomes dos 13 árbitros aprovados, sendo que os certificados serão entregues assim que possível. E, por fim, relatou sobre os cursos de arbitragem realizados em formato virtual no decorrer do ano de 2020.

O Hotel Taiyo também esteve presente na Assembleia representado por João Saito Neto, Elizabeth Saito e Akemi Hamada. O presidente da UCGB Julio Hagio agradeceu  pela parceria de muitos anos, e anunciou um novo projeto comum para realização do Campeonato Brasileiro de Seleção Regional de Gueitebol em um novo formato de competição no Hotel Taiyo.

Em seguida, ocorreu a eleição para o biênio 2021/2022 da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil. A comissão de coordenação da eleição, formada por Toshinori Takamura, Hatiro Honda, Seizi Oga, Alberto Sakakisbara e Dirce Kasumi Yuda, declarou que fica eleita a chapa única presidida por Julio Hagio e também ficam eleitos os 17 candidatos a membros do Conselho Deliberativo. O presidente do conselho deliberativo Alberto Sakakisbara agradeceu a todos os presentes e demonstrou apoio para colaborar com a diretoria executiva para esse novo mandato. O presidente Julio Hagio apresentou todos os membros presentes da diretoria eleita e agradeceu pela confiança depositada em sua equipe para a gestão 2021/2022.

A Assembleia terminou, às 11h30min, com a declaração de encerramento feita pelo vice-presidente Yukio Honda.


Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo da UCGB – 2021/2022

1ª Reunião do Conselho Deliberativo da UCGB – 2021

A 1ª Reunião do Conselho Deliberativo da UCGB em 2021 foi realizada no dia 9 de janeiro, nas dependências do Estádio da UCGB, em São Paulo-SP, conforme convocação publicada no Boletim do Rengô nº 131 – dezembro de 2020.

Com início às 13h40min, contando com a presença  de 13 conselheiros e 3 membros da Diretoria Executiva, a Reunião foi presidida por Jorge Takashima, de Indaiatuba, indicado pelo presidente do Conselho, Alberto K. Sakakisbara, após nenhum participante se voluntariar para a função.

O presidente da UCGB Julio Hagio agradeceu a colaboração e apoio dos conselheiros em 2020, ano de muitas dificuldades em razão da pandemia, um período atípico em que as atenções ficaram por conta da preservação da saúde, principalmente dos grupos de risco. Afirmou que os cuidados e medidas protocolares ditados pelos órgãos governamentais para evitar a disseminação do novo coronavírus foram seguidos à risca e os eventos de gueitebol tiveram que ser cancelados. Comunicou que a Diretoria da UCGB não deixou de trabalhar, pois, respeitando o distanciamento social, todo os meses reuniam-se virtualmente para discussão e planejamento de temas administrativos e financeiros. Finalizou seu discurso dizendo que aprendeu muito com a pandemia e que espera, com a chegada da vacina, que o calendário de eventos de 2021 possa ser cumprido em sua íntegra, para alegria de todos os gueitebolistas.

O Plano de Atividades para 2021 apresentado pelo secretário Yuji Kunitaqui, e a Proposta Orçamentária, pelo tesoureiro Yassuo Yuda, foram aprovados por unanimidade.

Sobre a eleição da Diretoria do Conselho, após ausência de manifestação dos participantes, foi acatada a sugestão do presidente em seguir o mesmo caminho da Diretoria Executiva que, devido a pandemia, teve uma única chapa inscrita com poucas alterações de diretores.

Os dezessete membros do Conselho Deliberativo incluindo a nova Diretoria, biênio 2021/2022, foram eleitos durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada em 10/01/2021. Presidente Alberto K. Sakakisbara, vice Julio T. Kamimura (no lugar de Yoshiaki Aratani, que solicitou afastamento por motivos particulares) e secretário Júnior dos S. Duarte.


COMUNICADOS


Copa Rengô e 37º Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Idosos

A Diretoria da UCGB decidiu cancelar a Copa Rengô de fevereiro e o 37º Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Idosos que constam no plano de atividades da UCGB 2021 devido à pandemia da COVID-19.


37º Campeonato Brasileiro de Gueitebol

Houve desistência da Associação Cultural de Mairinque em promover o 37º Campeonato Brasileiro de Gueitebol que estava agendado para ser realizado nos dias 01 e 02 de maio deste ano em Mairinque-SP, tendo em vista a grave situação em decorrência da pandemia instalada pelo coronavírus e diante das incertezas, apesar do início das tratativas de imunização nacional, ainda sem perspectivas em relação as melhoras coletivas e autorizações para promoção de eventos de grande porte e aglomerações de pessoas idosas e quaisquer públicos.


Postado por União em 17/02/2021 na categoria Notícias da União