Boletim do Rengô nº 128 setembro/2020

Reunião dos Representantes Regionais da UCGB

No dia 13 de setembro, foi realizada reunião dos representantes Regionais, por videoconferência, com início às 9h e término às 12h40 onde reuniram-se 27 pessoas. Nessa reunião, teve a participação de representantes de todas as 22 Regionais da UCGB. Os participantes foram: Julio Hagio (presidente da UCGB), Alberto Sakakisbara (presidente do conselho deliberativo), Daniel Kawakami (diretor técnico), Yassuo Yuda (diretor tesoureiro), Yuji Kunitaqui (diretor secretário), Akiji Fujita (Regional Capital), Yukio Honda (Regional ABC), Hatiro Honda (Regional Seitô), Masayo Masuda (Regional Central), Mauro Hagio (Regional Sudoeste), Teruo Onari (Regional Vale do Paraíba), Sussumu Azuma (Regionl Seihoku), Kaoru Horita (Regional Fernão Dias), Haruo Suzuki (Regional Noroeste), Massayuki Hojo (Regional Sorocabana), Naoshigue Yano (Regional Paulista), João Touma (Regional Tohoku – E. S. P.), Walter Kodama (Regional Alta Araraquara), Takeshi Saguti (Regional Paraná), Minoru Matsuura (Rio de Janeiro), Jorge Kaku (Regional do Mato Grosso do Sul), Hachiro Yamaguchi (Regional Rio Grande do Sul), Cícero Yugue (Regional Brasil Central), Hércules Aki (Regional Bahia), Léo Kamizono (Regional Hokuhaku), Valter Kuae (Regional Pernambuco) e Juarez Paes (Regional Mato Grosso). Foi uma oportunidade de conhecer mais representantes que não tinham como vir a reuniões presenciais devido à distância e conhecer mais um pouco da realidade de cada regional, sua situação e as perspectivas dos presidentes e clubes. A situação não é diferente das  realidades que constatamos em 2019, quando participamos de  vários torneios do Rengô pelo Brasil. Houve a redução de gueitebolistas associados, dificuldade de conseguir novos adeptos, dificuldade de acompanhamento das mudanças de regras. E devido a pandemia da COVID-19, as regionais aguardam com ansiedade o retorno aos treinamentos e torneios. A UCGB recomenda  que cada regional retorne aos treinamentos com devida segurança e somente após a liberação das Comissões da COVID-19 de seu Estado e Município.

Alguns representantes disseram que já retornaram aos treinos com poucos jogadores, mas frisando que estão tomando os devidos cuidados, pois a COVID-19 continua avançando.

O diretor técnico Daniel Kawakami informou sobre a alteração de idade da categoria Diamante dos campeonatos brasileiros e Campeonato Internacional Memuro – Brasil que a partir de 2021 os atletas dessa categoria deverão ter 75 anos ou mais a ser celebrado no mesmo ano independente da data.

O vice-diretor de arbitragem Sussumu Azuma informou que o início do curso de arbitragem virtual foi no dia 6 de setembro quando contou com a participação de cerca de 70 pessoas, e este curso inicial  serviu para  um bate papo entre os participantes.

O presidente Julio Hagio informou sobre o andamento do Usucapião, que  foi dado um passo importante para  acerto entre a UCGB e proprietários do imóvel e em breve será confirmado a concretização do negócio. E que saindo a matrícula serão providenciados os pagamentos acordados na sessão de conciliação e num prazo de até 20 dias estaria tudo regularizado.

O diretor Yassuo Yuda pediu a colaboração dos clubes para pagamento da anuidade, e assim contribuir com a UCGB, pois a mesma segue  trabalhando. Algumas regionais mencionaram que ainda não recolheram anuidade devido a COVID-19, mas que iriam repassar a UCGB como forma de colaboração.

Julio Hagio informou sobre a Campanha Solidária da UCGB,  da importância dessa contribuição, lembrando que toda a arrecadação é destinada às entidades que serão beneficiadas.

As redes sociais oficiais da UCGB, tendo como objetivo atingir o máximo número de seguidores, estão sendo administradas por uma comissão responsável em divulgar notícias e informações, que abrangem as regionais, os clubes pertencentes e regras, entre outras informações.

O livro “Iniciação ao Gateball” está sendo traduzido do japonês para o português e será  publicado brevemente com inclusão de glossário, este livro contém informações básicas para jogadores que estão iniciando a prática e será importante também para jogadores já experientes para relembrar regras iniciais.

Em 2022 será comemorado 40 anos de fundação da UCGB, e será publicado  a segunda edição do livro intitulado “Gateball no Brasil”, para isso o trabalho já está sendo iniciado, o pedido às regionais com o envio de dados dos clubes a qual pertencem foi enviado e assim será possível ter material suficiente para publicação do mesmo. Os representantes regionais receberam um ofício com os dados necessários que deverão ser fornecido à UCGB.

Todos os representantes das regionais tiveram a oportunidade em relatar a situação atual e perspectivas futuras.

  

Curso de Arbitragem Virtual

No mês de setembro de 2020, foi iniciado o 1º curso de arbitragem virtual da UCGB. Este curso foi dividido em módulos e cada um deles é realizado a cada duas semanas.

Apresentado por Célio Hagio e auxiliado por Sussumu Azuma, Izabel Ono e Paulo Yamamoto, o curso virtual contou com a presença de cerca de 75 pessoas em cada módulo (entre elas, responsáveis pela arbitragem de cada regional, multiplicadores e convidados) de quase todas as regionais do Brasil.

No  módulo 1 foi abordado a validação da passagem da bola pelos gates 2 e 3. No  módulo 2 foi abordado quais são as medidas a serem tomadas no caso de infrações durante o processo de spark.

No dia 06/09 foi a apresentação do curso para os participantes. No dia 20/09 foi apresentado o módulo 1 e no dia 04/10 foi apresentado o módulo 2.

Cada responsável e multiplicador estão encarregados de repassar as informações dos módulos aos clubes e aos atletas de sua respectiva regional, da forma que eles acharem mais adequados. Consulte sua regional para saber qual será a forma de distribuição das informações do curso.

  

Regularização de Imóvel da UCGB

Como é de conhecimento público, no ano de 2003, quando da gestão do saudoso ex-presidente Sr. Toru Hondo, a UCGB adquiriu um imóvel situado na Av. Leonardo da Vinci, nº 1524, Jabaquara, São Paulo/SP. A intenção era que fosse montado um alojamento para as equipes de fora de São Paulo quando dos campeonatos, todavia, por questões alheias às vontades da Diretoria da época, o imóvel não pode ser escriturado como patrimônio da UCGB devido a irregularidades de representação dos vendedores e por falta de consenso entre as famílias dos herdeiros detentores dos direitos sobre o imóvel.

A questão foi enfrentada com muita seriedade pelas diretorias presididas pelos Srs. Toru Hondo, Seizi Oga, Hatiro Honda e Julio Hagio, que não mediram esforços para solucionar o imbróglio nos últimos 17 anos.

É com imensa satisfação que comunicamos que todo o esforço valeu a pena e no dia 16 de setembro de 2020 o imóvel foi definitivamente registrado como propriedade da UCGB. Atuou como assessoria jurídica o escritório Ivan Endo Advocacia, através da Dra. Miriam Endo. Como representantes da UCGB em audiência, participaram o presidente Sr. Julio Hagio e vice-presidente e advogado, Dr. Marco Túlio Toguchi, de Goiânia.

  

Regional Seitô comemora 35 anos de Fundação

Este ano, a Regional Seitô comemora os 35 anos de Fundação, porém devido a pandemia da COVID-19, o Torneio comemorativo que estava planejado para o dia 19 de setembro de 2020, infelizmente,  precisou  ser cancelado.

Nossos agradecimentos a todos os gueitebolistas colaboradores que fizeram parte e que fazem parte da História da Regional.

Em especial, aos ex-presidentes da Regional senhores; Kisato Imamura e Teruo Tagomori, que durante vários anos contribuíram pelo sucesso da Regional e também  junto a Diretoria da UCGB.

Fundada no ano de 1985, na ocasião, representada por 9 (nove) clubes, totalizando 212 (duzentos e doze) associados na UCGB, vem desenvolvendo a prática do gueitebol e participando em vários campeonatos oficiais promovidos pela UCGB.

Tem conseguido excelentes resultados, obtendo total de 81 (oitenta e um) títulos de campeã conquistados nas diversas modalidades de campeonatos. Vale destacar, o título de campeã conquistado pela equipe do Nippon Country Club no 12º Campeonato Mundial de Gueitebol realizado em São Paulo, nos dias 22 e 23 de setembro de 2018.

O auge, em termos de quantidade de clubes e associados deu-se no meado de 1999, quando totalizava 20 (vinte) clubes e em torno de 400 (quatrocentos) associados.

Desde então, infelizmente por vários motivos; idade avançada, dificuldades de locomoção, falecimentos, etc vem ocorrendo redução de associados que atualmente  conta com apenas 8 (oito) clubes e 205 (duzentos e cinco) associados na UCGB.

As atividades planejadas para 2020, infelizmente foram todas suspensas devido a pandemia da COVID-19.

   

COMUNICADO

Diretoria de Divulgação:

Infelizmente devido a atual situação da pandemia da COVID-19, o torneio beneficente realizado anualmente pelo departamento feminino não poderá ocorrer, entretanto, visando amenizar os impactos da não realização do torneio, a diretoria de divulgação está fazendo uma série de postagens sobre a Campanha Solidária. Os vídeos estão sendo compartilhados em dias diferentes com intuito de criar um volume maior de material, e atrair mais atenção para o assunto.

Além disso, nos textos que acompanham os vídeos, estão sendo divulgados em conjunto os contatos para que as pessoas que queiram contribuir diretamente a estas instituições ou fazer doações.


Postado por União em 19/10/2020 na categoria Notícias da União