Boletim do Rengô nº 122 março/2020

Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Idosos
Foi realizado no dia 08 de março, o 36º Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Idosos, nas quadras do Estádio de Gueitebol da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, dentro do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa, sito à Av. Leonardo da Vinci, 1551, Vila Guarani, São Paulo, com a participação de 74 equipes, divididos em 3 categorias: 24 kotobuki (a partir de 80 anos), 24 kame (a partir de 75 anos) e 26 tsuru (a partir de 70 anos).
A cerimônia de abertura deu-se às 8 horas, comandada pelo diretor de planejamento da UCGB, Tadao Goto, que após nominar e perfilar as autoridades no local de destaque, pediu para guardar um minuto de silêncio em honra a memória dos falecidos. Após entoar o Hino Nacional, Julio Hagio, presidente da UCGB, fez a sua saudação, agradecendo a presença de todos os atletas e convidados e agradeceu também a todos os patrocinadores do evento. Fizeram uso da palavra, Arnaldo Faria de Sá, subprefeito do Jabaquara, que disse que este torneio foi inserido, como um dos eventos da comemoração dos 56 anos do bairro Jabaquara, em seguida, Minoru Furuya, representando o Secretário de Esportes e Lazer do Município de São Paulo, Maurício Bezerra Landim, Kenji Kiyohara, Diretor Tesoureiro do Bunkyo, Oridio Shimizu, representando o vereador Aurélio Nomura, George Hato, vereador e Yasuo Yamada, presidente do Kenren. Estiveram presentes também, Masao Suzuki, Seizi Oga e Hatiro Honda, conselheiros consultivos da UCGB, Jully Yano, da Service Global Turismo e Rosa Maria Gomes, repórter da Juma (Jabaquara).
Os jogos do campeonato foram realizados utilizando 13 quadras, sendo 4 para categoria kotobuki, 4 para kame e 5 para tsuru. O início dos jogos deu-se às 8:30 horas, com as equipes jogando 4 partidas. As 10 melhores equipes de cada categoria foram premiadas, e para os atletas presentes após a premiação, foram sorteadas orquídeas doadas por Gino Shinkawa de Atibaia. Os vencedores foram: categoria kotobuki, campeã, Saga-E (Tsuguio Ubukata), vice-campeã, Ibirapuera (Teru Nagayama), 3º lugar, Piedade-B (Matomu Toyoda), 4º lugar, Paulista (Tokiyo Yoshida) e 5º lugar, São Leopoldo (Hachiro Yamaguchi); categoria kame, campeã, Uruma (Hajime Afuso), vice-campeã, São José-A (Firoshi Yshida), 3º lugar, Saga-D (Ichiro Usami), 4º lugar, Presidente Prudente (Teruaki Mise) e 5º lugar, Saga-B (Fujio Fujiki); categoria tsuru, campeã, Saga-D (Massao Mori), vice-campeã, Saga-B (Edmundo Passerotti), 3º lugar, Ibirapuera-C (Keiko Ogasawara), 4º lugar, Tozan (Muneo Sakoda) e 5º lugar, Saga-A (Tomoko Nakajima).
 

Cerimônia de abertura – Saudação do presidente da UCGB

 
Atletas participantes
 

Árbitros colaboradores

 
Homenageados a partir de 88 anos
 

Campeã da categoria Kotobuki – SAGA-E

 
Vice-campeã da categoria Kotobuki – IBIRAPUERA
 

3º lugar da categoria Kotobuki – PIEDADE-B

 
Campeã da categoria Kame – URUMA
 

Vice-campeã da categoria Kame – SÃO JOSÉ-A

 
3º lugar da categoria Kame – SAGA-D
 

Campeã da categoria Tsuru – SAGA-D

 
Vice-campeã da categoria Tsuru – SAGA-B
 

3º lugar da categoria Tsuru – IBIRAPUERA-C

 
 
Torneio de Gueitebol em São José do Rio Preto
No dia 15 de março, foi realizado o 28º Torneio de Gueitebol “19 de março – Yoshimi Hanaoka” de São José do Rio Preto, no clube de campo da Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de São Jose do Rio Preto, em São José do Rio Preto, SP, com a participação de 45 equipes, divididas em 3 categorias: 21 prata, 4 ouro e 20 diamante. Uma equipe do Rengô participou como convidada na categoria prata, e foi formada pelos seguintes diretores: Hélio Tadao Goto, Sussumu Azuma, Antonio Shiro Yamamoto, Hiroko Saijo Yamamoto e Silei Satie Sakashita Yai. Na cerimônia de abertura, Tadao Goto, diretor de planejamento, representando o presidente da UCGB Julio Hagio, fazendo uso da palavra, relatou as principais atividades e decisões tomadas pela diretoria, como: Suspensão por tempo indeterminado do Campeonato Brasileiro de 2020 em Mairinque; Isenção da primeira anuidade para jogadores novatos, desde que façam credenciamento na UCGB; A criação das séries A e B na categoria prata; e como premiação, hospedagem no Taiyo Thermas Hotel no boonenkai, para o primeiro colocado do ranking nas categorias prata, ouro e diamante, pontuação somada nos 3 principais campeonatos brasileiros. Estiveram presentes as seguintes autoridades: Ulisses Ramalho, Secretário Municipal de Serviços Gerais, representando o prefeito Edinho Araújo, Renato Pupo, vereador, Carlos Alberto Moraes, representando a Secretária Municipal de Esportes Cléia Bernardelli, Henrique Dias, presidente do Partido Cidadania de S. J. do Rio Preto, Alberto Sakakisbara, presidente da ACENB São José do Rio Preto, Daijiro Kodama, presidente da Liga Alta Araraquara e Matiko Kodama, diretora de arbitragem.
Participaram do torneio, equipes de: Ituverava, Ribeirão Preto, Guaíra, Araraquara, Monte Alto, Votuporanga, Palmeira d´Oeste, Jales, Santa Fé do Sul, Araçatuba, Cafelândia, Dracena, Pereira Barreto, Lins, Junqueirópolis, Birigui, Dourados, Goiânia, UCGB e a anfitriã São José do Rio Preto.
Os jogos da equipe prata foram realizados em 6 quadras, ouro em uma quadra, e diamante em 5 quadras. Devido a chuva, os jogos da semifinal da categoria prata e ouro foram interrompidos, mantendo o resultado no momento da paralisação. A decisão dos vencedores das 3 categorias foram realizadas pela passagem do primeiro gate (tie break). E o resultado por categoria foi: prata, campeã Goiânia B (Jhum Shimada), vice-campeã Guaíra A (Diego), 3º lugar Goiânia A (Marco Túlio) e Guaíra B (Francis); ouro, campeã Junqueirópolis (Katsutoshi Sato), vice-campeã Jales (Makoto Takeda), 3º lugar Monte Alto (Massaji) e Rio Preto (Kazuo Sugitani); diamante, campeã Junqueirópolis (Júlia Takao), vice-campeã Rio Preto A (Alberto Sakakisbara), 3º lugar Rio Preto B (Satio Murae) e Pereira Barreto A (Noriaki Koba).

Vídeo com melhores momentos
 
 
Torneio Uieda Akira de Gateball em Junqueirópolis
No dia 1º de março foi realizado na cidade de Junqueirópolis, SP, o 4º Torneio Uieda Akira de Gateball, nas quadras do Junqueirópolis Esporte Clube, com a participação de 69 equipes, sendo divididas em 3 categorias: prata 30, ouro 16 e diamante 23. Este evento contou com a participação de 345 atletas de diversas associações, representando 35 cidades do Brasil.
A cerimônia de abertura deu-se às 7:30 horas, e as seguintes autoridades fizeram uso da palavra: Hélio A. Mendes Furini, prefeito, Silvia A. Chikara, presidente do Junqueirópolis Esporte Clube, José Henrique Rossi, diretor de Educação e Esporte e Julio Hagio, presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil. Estiveram presentes também os seguintes diretores da UCGB: Jorge Kaku, Jones Yamada, Jundi Sato, Alberto Sakakisbara, Célio Hagio, Cleber Ogihara, Hélio Tadao Goto, Laura Omokawa Goto, Juliano Hagio e Walter Kodama.
O torneio foi realizado com as equipes utilizando os seguintes tipos de quadras: categoria prata, 7 quadras de grama; categoria ouro, 4 quadras de terra e categoria diamante, 5 quadras de grama sintética. E o resultado por categoria foi: prata, campeã Presidente Venceslau, vice-campeã Guaraçaí, 3º lugar Rengô e Junqueirópolis; ouro, campeã Saga 1, vice-campeã São José do Rio Preto, 3º lugar Laranja Lima e Uruma; e diamante, campeã Laranja Lima, vice-campeã Saga, 3º lugar Palmeira d´Oeste e Pereira Barreto 1.
 

Cerimônia de abertura

 
Atletas participantes
 
Premiação
 

Campeã da categoria Prata – PRESIDENTE VENCESLAU

 
Vice-campeã da categoria Prata – GUARAÇAÍ
 

3º lugar da categoria Prata – RENGÔ

 

3º lugar da categoria Prata – JUNQUEIRÓPOLIS

 

Campeã da categoria Ouro – SAGA 1

 

Vice-campeã da categoria Ouro – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
 

3º lugar da categoria Ouro – LARANJA LIMA

 
3º lugar da categoria Ouro – URUMA
 

Campeã da categoria Diamante – LARANJA LIMA

 
Vice-campeã da categoria Diamante – SAGA
 

3º lugar da categoria Diamante – PALMEIRA D’OESTE

 
3º lugar da categoria Diamante – PEREIRA BARRETO 1
 
 
Torneio de Gueitebol em Vitória-ES
No dia 15 de março, foi realizado o 1º Torneio Himawari Capixaba, nas quadras do SESC Formosa de Santa Cruz, sito à Rodovia Sol ES 010 s/n, Santa Cruz Aracruz, ES, com a participação de 85 atletas de diversas regionais do Brasil, formando 18 equipes.
O torneio foi organizado com a composição das equipes pela modalidade “Himawari” que é disputado por equipes mistas que alternam os jogadores a cada partida e o resultado final se dá pela soma de mais vitórias e mais pontos obtidos por cada jogador. Essa modalidade foi criada pelo Ibirapuera Gueitebol Clube, e por isso toda organização e a realização foram feitas pelos integrantes do Ibirapuera Gueitebol Clube, liderada pelo presidente Ernesto Nozomo Fujiki. Noboru Yamane, diretor social e líder da equipe de gueitebol da Associação Nikkei de Vitória (ANV) e Irani Yamane coordenaram a organização do evento que contou com a presença de 172 pessoas, entre atletas e convidados, de diversas localidades do Brasil.
Estiveram presentes no torneio, representando a União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, Julio Hagio, presidente, Jorge Kaku, vice-presidente e presidente da Regional Mato Grosso do Sul, Naoshigue Yano, vice-presidente e presidente da Regional Alta Paulista e Noêmia Kaku, diretora de orientação, representando a Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo, Hatiro Honda, presidente e Nelson Kazuo Nakamura, presidente da Federação de Gueitebol do Tocantins, os presidentes das regionais Brasil Central, Cícero Yugue, Mato Grosso, Juarez Paes e Central, Masayo Masuda, e os presidentes da ANV Associação Nikkei de Vitória, Antonio Nokai, do Kaikan de Teixeira de Freitas, Itsuru Akahori, da Associação Nipo Brasileira de LEM, Fernando Murata e do Ibirapuera Gueitebol Clube, Ernesto Nozomo Fujiki.
Após os atletas jogarem nas 6 quadras preparadas para o torneio no SESC, o resultado individual até o 3º lugar foi: 1º lugar, Joaquim Suzuki (Teixeira de Freitas – BA), Cleonice Ono Fujiki (Ibirapuera – SP), Reiko Nakashima (Teixeira de Freitas – BA), Etsuko Oshima (ACREC – SP) e Nelson Nakamura (Palmas – TO); 2º lugar, Noboru Yamane (Vitória – ES), Akiko Makino (Vitória – ES), Lurdes Kato (Ibirapuera – SP), Tereza Yamamoto (Ibirapuera – SP) e Mário Nakamura (Ibirapuera – SP); 3º lugar, Neide Nakazune (Carrão Kyoyu), Kimiko Maruyama (Vitória – ES), Nilton Daiten (Teixeira de Freitas), Fernando Oishi (Várzea Grande – MT) e Shizuyoshi Tanaka (Matilde – SP). O torneio terminou às 13:30 horas.
Este torneio serviu para avaliar a possibilidade de realizar o futuro Campeonato Internacional Memuro – Brasil de Gueitebol, porque atende as condições de hospedagem, alimentação, espaço para quadras de gueitebol. E os atletas e acompanhantes poderão usufruir do parque aquático do local e visitar os pontos turísticos de Vitória e arredores. Os atletas e os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as belezas dos pontos turísticos de Vitória e arredores, organizada pela Irani Yamane e Noboru Yamane que receberam no aeroporto e acompanharam os visitantes em todos os passeios, no período de 11 a 17 de março.
 
Cerimônia de abertura – Saudação do presidente da UCGB
 

Noboru Yamane e Irani Yamane – Coordenadores do evento

 
Jogadores classificados em 1º lugar
 

Jogadores classificados em 2º lugar

 
Jogadores classificados em 3º lugar
 
Participantes do evento


Postado por União em 16/04/2020 na categoria Notícias da União