Boletim do Rengô nº 120 janeiro/2020

Assembleia Geral Ordinária da UCGB

A 37ª Assembleia Geral Ordinária da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil foi realizada no dia 12 de janeiro no Salão da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, sito à Rua Fagundes, 152, Liberdade, São Paulo, SP, com a participação de 127 associados.
A Assembleia teve início às 9 horas, comandada pelo vice-presidente da UCGB, Toshinori Takamura, que após compor a mesa de trabalho pelas autoridades, convidou o vice-presidente Naoshigue Yano para declaração de abertura. Após um minuto de silêncio, o diretor de arbitragem, Célio Hagio fez a leitura do Edital de Convocação. Julio Hagio, presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, agradeceu a presença de todos pela participação e pela colaboração no ano de 2019, fazendo com que a UCGB atingisse o objetivo planejado, e pediu o apoio de todos para que a proposta de atividades planejada para 2020 seja alcançada. Em seguida o apresentador Toshinori Takamura perguntou ao público presente, se alguém gostaria de presidir a Assembleia, mas como não houve nenhuma manifestação do público, o presidente Julio Hagio nomeou o vice-presidente Jorge Kaku para presidir a Assembleia. Jorge Kaku seguindo a ordem do dia, solicitou ao diretor secretário Yuji Kunitaqui para apresentar o Relatório de Atividades relativo ao exercício de 2019 e diretor tesoureiro Yassuo Yuda para apresentar o Relatório Contábil relativo ao exercício de 2019, os quais foram aprovados por todos. O conselheiro fiscal Thiago Yuhara fez a leitura do Parecer emitido pelo Conselho Fiscal, que aprovou o Relatório Contábil do exercício de 2019. Em seguida foram apresentados o Plano de atividades para o exercício 2020, pelo diretor técnico Daniel Kawakami e a Proposta Orçamentária para o exercício 2020 pelo diretor tesoureiro Yassuo Yuda. O presidente do Conselho Deliberativo Alberto Sakakisbara sugeriu revisão no Estatuto da UCGB, nos artigos 35 e 36. Seizi Oga, conselheiro consultivo da UCGB, relatou sobre a criação da Confederação Brasileira de Gueitebol: As providências estão aguardando a definição do processo de usucapião da casa que foi comprada pela UCGB, que está com o escritório de advocacia Ivan Endo. Nesta Assembleia foi feita a entrega da doação da renda líquida do 20º Torneio Beneficente de Gueitebol pela diretora de departamento feminino Dóris Koga, para as seguintes entidades assistenciais: Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Enkyo, Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi-no-Sono, Sociedade Beneficente Casa da Esperança – Kibo-no Iê, Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono e Centro de Reabilitação Psicossocial em Guarulhos – Yassuragui Home.
Foram entregues as credenciais aos novos árbitros Nikyu graduados em 2019, pelo diretor de arbitragem Célio Hagio.
Foi feita a homenagem aos árbitros e colaboradores que foram destaques em 2019, entregando-lhes o troféu pelos vice-presidentes. Em seguida, o presidente Julio Hagio fez a entrega do certificado de agradecimento ao representante de Cafelândia e ao presidente da Liga Noroeste de Gueitebol pela organização do 36º Campeonato Brasileiro de Gueitebol e ao representante de Junqueirópolis e ao presidente da Liga de Gueitebol da Alta Paulista pela organização do 6º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro – Brasil.
Os representantes das associações que vão sediar os eventos em 2020 foram convidados para promover a divulgação: 37º Campeonato Brasileiro de Gueitebol nos dias 16 e 17 de maio, Tetsuo Akatsuka, presidente da Asssociação Cultural de Mairinque; 7º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro – Brasil nos dias 12 e 13 de setembro, Alberto Sakakisbara, presidente da Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de São José do Rio Preto; 36º Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Idosos no dia 08 de março, Yukio Honda, vice-presidente da UCGB, 21º Campeonato Brasileiro de Seleção Regional de Gueitebol nos dias 04 e 05 de julho, Naoshigue Yano, vice-presidente da UCGB, 36º Campeonato Brasileiro de Gueitebol Feminino e 26º Campeonato Brasileiro de Gueitebol Masculino nos dias 07 e 08 de novembro, Noêmia Kaku, diretora de orientação da UCGB e 21º Torneio Beneficente de Gueitebol, Dóris Koga, diretora do departamento feminino da UCGB. Às 11:30 horas foi encerrada a Assembleia.
 
Torneio Cidade de São Paulo de Gueitebol

Foi realizado no dia 25 de janeiro, o 31º Torneio Cidade de São Paulo de Gueitebol, em comemoração aos 466 anos da cidade de São Paulo, nas quadras do Estádio de Gueitebol da UCGB, sito à Av. Leonardo da Vinci, 1551 – Vila Guarani, SP. Contou com a participação de 41 equipes, sendo 25 na categoria kooreisha (a partir de 70 anos) e 16 na categoria soonen (livre). A cerimônia de abertura foi conduzida pelo diretor de planejamento, Tadao Goto, que após guardar um minuto de silêncio, convidou o presidente Julio Hagio para sua saudação. Fizeram uso da palavra, o subprefeito do Jabaquara Arnaldo Faria de Sá e Orídio Shimizu representando o vereador Aurélio Nomura.
O resultado do torneio foi: categoria kooreisha, campeã Saga-K (Antoku Sadoyama), vice-campeã Saga-A (Namio Okada), 3º lugar Estância (Sussumu Yabuta), 4º lugar Ibirapuera-C (Keiko Ogassawara) e 5º lugar Matilde (Hatiro Honda); categoria soonen, campeã Saga-A (Mario Maruyama), vice-campeã Saga-C (Benedito Castelli), 3º lugar Nippon-B (Edson Matsufuji) e Palmas (Thiago Matos). No Incentivo, 1º lugar Caucaia-B (Daniel Kawakami).
 
Cursos de Arbitragem

Embu-Guacu. No dia 05 de janeiro de 2020 foi ministrado pelo diretor de arbitragem Célio Hagio e auxiliado por Julio Hagio um curso de arbitragem no clube Cipó em Embu-Guaçu. No curso estiveram presente 30 pessoas, todos do clube. O grande destaque foi a presença de 8 atletas com menos de 16 anos interessados em obter conhecimento pelas regras.
 
Mairinque. No dia 19 de janeiro de 2020 foi ministrado pelo diretor de arbitragem Célio Hagio um curso de aprimoramento de arbitragem e curso preparatório para árbitros nikyu em Associação Cultural de Mairinque em Mairinque-SP. Este curso teve início às 13:00 horas e contou com a participação de cerca de 50 atletas da regional Sudoeste.


Postado por União em 05/03/2020 na categoria Notícias da União