Boletim do Rengô nº 118 novembro/2019

20º Torneio Beneficente de Gueitebol

O 20º Torneio Beneficente de Gueitebol foi realizado no dia 24 de novembro, nas quadras do Estádio de Gueitebol da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil sito à Av. Leonardo da Vinci, 1551, Vila Guarani, São Paulo, SP, com a participação de 53 equipes, sendo, 35 da categoria kooreisha (a partir de 70 anos) e 18 da categoria soonen (livre). Esse tradicional torneio é uma promoção do Departamento Feminino da UCGB, que tem por finalidade angariar fundos para serem doados às entidades assistenciais. Para atingir este objetivo, os membros do departamento feminino e vários voluntários de todos departamentos que compõem a diretoria da UCGB, bem como vários associados da UCGB e amigos,  trabalharam durante a semana, preparando o manju, o moti, para serem vendidos no domingo, e o vice-presidente, Naoshigue Yano e seus amigos Celso Takeda, Rui Tai Watanabe, Roberto Toshio Sato, Mariana Takeda Watanabe e Sonia Takeda, estiveram em São Paulo, preparando os ingredientes para  a “paella”  a ser servido no almoço de domingo. Recebeu também contribuições em espécie dos membros da diretoria, dos associados, das regionais, das associações filiadas, do Bunkyo e de Kubo Shoukai. Doações também foram feitas por Hinomoto Shoyu (shoyu) e Krolow e Cia Ltda. (150 kg de arroz Yanagi) para premiação. Teve também apoio da Associação Cultural e Desportiva de Caucaia do Alto que cedeu o kaikan e utensílios, além de voluntários que não jogam gueitebol, para preparação do manju e moti.

A cerimônia de abertura comandada pelo vice-diretor de divulgação Felipe Yugo Yamaguishi, deu-se às 8 horas. Fizeram o uso da palavra, as seguintes autoridades: Julio Katsumi Hagio, presidente da UCGB, Dóris Koga, diretora do departamento feminino, Elzo Sigueta, assessor da Presidência do Bunkyo, Akeo Yogui, presidente do Enkyo, Massao Suzuki, conselheiro consultivo da UCGB, Chigeo Kawakita, assessor do vereador George Hato, Arnaldo Faria de Sá, subprefeito do Jabaquara e Michiko Kanazawa, da Kubo Shoukai. Esteve presente também Diogo Miyahara, assessor parlamentar do vereador Aurélio Nomura.

O torneio teve início às 8:45 horas, com as 35 equipes da categoria kooreisha ocupando as 7 quadras, jogaram  4 partidas e o resultado foi: campeã, Saga A (Antoku), vice-campeã, Arujá (Yamaguti), 3º lugar, Butantã (Habue), 4º lugar, Ibirapuera A (Teru) e 5º  lugar Saga E (Ishikawa); e as 18 equipes da categoria soonen, jogaram 3 partidas na fase classificatória e em seguida passaram para o tournament, divididos em 2 séries, a principal e o incentivo, e o resultado foi: campeã, Saga B (Yuriko), vice-campeã, Nazaré (Ono), 3º lugar, Matilde (Fernando), 4º lugar Ibirapuera A (Keiko) e 5º lugar Saga A (Mário). Campeã incentivo Nippon-A (Yugo).

No intervalo entre a 6ª e 7ª rodada, houve o sorteio dos prêmios para os que contribuíram através dos talonários numerados distribuídos para as regionais e associações filiadas. Daniel Kawakami, diretor técnico da UCGB, comandou o sorteio, e os contemplados foram: Guilherme Y. H. Nisiyama (Ribeirão Preto) – 1º Prêmio (3730) / TV 32” Samsung, Hirotoki Nakano (Santo André) – 2º Prêmio (1053) / taco de gueitebol, Carrão Kyoyu – 3º Prêmio (1258) / taco de gueitebol, Rafael Koga (Caucaia) – 4º Prêmio (2108) / cronômetro/marcador de pontos, Tsurumi Kawai (Estância Atibaia) – 5º Prêmio (2823) / cronômetro/marcador de pontos, Archimia H. Moro (Saúde) – 6º Prêmio (0927) / máquina de café TRES®, “Regional” Paraná III – 7º Prêmio (4093) / ventilador Arno, “Regional” Paraná III – 8º Prêmio (4150) / liquidificador Arno, Eny Tanaka (Tupã) – 9º Prêmio (3544) / Sanduicheira e Grill Philco e Minoru Matsuura (Rio de Janeiro) – 10º Prêmio (4256) / Mixer Philco.

O torneio terminou às 15:30 horas.

 

Rengô-hai da Regional Paulista

No dia 03 de novembro, foi realizado o 30º Rengô-hai da Regional Alta Paulista, nas quadras do Junqueirópolis Esporte Clube, na cidade de Junqueirópolis. Participaram do torneio 23 equipes, sendo 15 da categoria soonen (livre) e 6 da categoria kooreisha (acima de 70 anos). A equipe do Rengô participou como convidada, com os seguintes atletas da diretoria: Julio Hagio, presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, Jorge Kaku, Jones Yamada e Naoshigue Yano, vice-presidentes da UCGB e Noêmia Kaku, diretora de orientação da UCGB. Esteve presente também o vice-diretor técnico Cleber Ogihara. A classificação foi: categoria kooreisha, campeã Osvaldo Cruz, vice-campeã Junqueirópolis e 3º lugar Dracena 2; categoria soonen, campeã Junqueirópolis 3, vice-campeã Pompéia e 3º lugar Dracena 1.

 

Torneio de Gueitebol “Taça Prefeito da Cidade de Loanda”

No dia 10 de novembro foi realizado o tradicional torneio de gueitebol “Taça Prefeito da Cidade de Loanda”, na 23ª edição, nas quadras da SOCEL – Sociedade Cultural Esportiva Loandense, da cidade de Loanda, PR. As seguintes autoridades estiveram presentes na cerimônia de abertura: Sergio Kayano, presidente da SOCEL, Sargento João Nicolau dos Santos, prefeito de Loanda, Julio Hagio, presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, Yoshito Sonoda, presidente da Asociación de Gate Ball del Paraguay, Jundi Sato, diretor de gueitebol da SOCEL e vice-presidente da UCGB, Jorge Kaku, Naoshigue Yano e Jones Yamada, vice-presidentes da UCGB, Célio Hagio e Sussumu Azuma, diretores de arbitragem da UCGB e os diretores da UCGB, Noêmia Kaku, Thiago Yuhara, Júnior Duarte e Juliano Hagio, Takeshi Saguti, diretor da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná e Akemi Inuy, representando o diretor do Taiyo Thermas Hotel, João Saito Neto.

O resultado do torneio foi: categoria kooreisha (acima de 65 anos), campeã Laranja Lima 2, vice-campeã Birigui, 3º lugar Presidente Venceslau e 4º lugar Naviraí; categoria soonen (livre), campeã Tupã, vice-campeã Paraguay, 3º lugar Ponta Porã e 4º lugar Ibiporã 1.

 

Exame de árbitros na Regional Capital

No dia 17 de novembro foi realizado o exame de graduação de árbitros de 3º grau (sankyu) e 2º grau (nikyu), nas quadras do Ibirapuera Gueitebol Clube, sito à Rua Pedro de Toledo, 1651, São Paulo, SP. Participaram do exame 5 candidatos para sankyu e 15 para nikyu. O exame foi organizado pela Regional Capital e contou com candidatos da própria regional e de outras regionais. Os candidatos foram divididos em dois grupos (nikyu e sankyu). O exame teórico para o grupo nikyu foi aplicado por Célio Hagio, auxiliado por Izabel Ono, e para o grupo sankyu foi aplicado por Sussumu Azuma, auxiliado por Yuriko Okuyama. A avaliação do exame prático para nikyu e sankyu, foi feita por Célio Hagio, Sussumu Azuma, Julio Hagio, Seizi Oga, Toshinori Takamura, Tadao Goto, Izabel Ono, Yuriko Okuyama, Paulo Yamamoto, Yudur Kimura, Yoshiko Ido e Mitsuko Fukushima.

 

Doação para Instituto Gabi

No dia 21 de novembro, o presidente Julio Katsumi Hagio e o vice-presidente Toshinori Takamura da UCGB estiveram na nova sede do Instituto Gabi, sito à Rua Palacete das Águias, 735 – Vila Alexandria, São Paulo, e entregaram um notebook. A doação foi o fruto da realização, no dia 25 de agosto, do XIII Festival de Gueitebol dos Jogos da Cidade de São Paulo.

Esse tradicional torneio faz parte da ação conjunta entre a União dos Clubes de Gueitebol do Brasil e a Comissão Organizadora dos Jogos da Cidade da Secretaria de Esportes e Lazer do Município de São Paulo.

 

APROVADOS NO EXAME DE ÁRBITRO SANKYU

(Regional Seihoku – 21/09/2019 em Campinas-SP)

Campinas: Fusae Shimizu. Indaiatuba: Mutsuko Nagatome. Tozan: Aureo Tatsumi Yamada, Celia Mitsue Harayashiki, Hideya Fukasawa, Sergio Hiroyuki Yamaguishi e Toshihiko Sakaue.

 (Regional Capital – 17/11/2019 em São Paulo-SP)

Ibirapuera: Osvaldo Takashi Aramaki e Roberto Jiro Yamada. Regional Seitô: Nippon Country: Edson Douglas Matsufuji.

 

APROVADOS NO EXAME DE ÁRBITRO NIKYU

(Regional Capital – 17/11/2019 em São Paulo-SP)

Ibirapuera: Akiji Fujita, Cleonice Hiromi Ono Fujiki, Helena Akie Yamazaki Yamane, Helio Hiroshi Nakamura, Julio Takeshi Kawazu, Mary Ono Fukuda e Tereza Etsuko Kobayashi Yamamoto. Regional ABC: Santo André: Yuriko Nakano. Regional Seitô: Nippon Country: Carlos Augusto Eiji Baba, Gustavo Koga Nagafugi, Luiz Roberto Kashima e Yassuo Yuda.

 

COMUNICADO

No dia 11 de janeiro de 2020 será realizada a Reunião do Conselho Deliberativo da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil (UCGB) na sede da UCGB (Praça Barão de Japurá, 166 – Vila Guarani – São Paulo-SP) às 13:30 horas. As regionais deverão solicitar seus representantes do Conselho a participarem da reunião.

 


Postado por União em 13/12/2019 na categoria Notícias da União