Boletim do Rengô nº 117 outubro/2019

Seminário Nacional de Arbitragem – 06/10/2019
No dia 06 de outubro, foi realizado o Seminário Nacional de Arbitragem nas dependências do Estádio de Gueitebol da UCGB em São Paulo, com a participação de 64 atletas de todo Brasil. A cerimônia de abertura iniciada às 8 horas, foi conduzida pelo vice-presidente da UCGB, Toshinori Takamura que, após guardar um minuto de silêncio em honra a memória dos falecidos, passou a palavra ao presidente da UCGB, Julio Hagio que agradeceu aos atletas pela participação e ressaltou a importância do aprimoramento das regras na condição de árbitro. Em seguida, convidou Seizi Oga, conselheiro consultivo da UCGB, para o lançamento do livro “Regras Oficiais de Gateball & Guia para Árbitros – Edição 2019”, que em agradecimento, entregou um exemplar para o presidente, Julio Hagio, e um exemplar para cada um dos colaboradores, Toshinori Takamura, Hatiro Honda e Izabel Ono. Aos diretores de arbitragem da UCGB, Célio Hagio e Sussumu Azuma, também foi entregue um exemplar para cada um. Oga agradeceu o apoio da Nobuko Kojo e Sayuri Yamada pela diagramação e impressão do livro e ofertou-lhes um livro para cada uma.
O diretor de arbitragem, Célio Hagio, iniciou o Seminário apresentando os itens a serem abordados: 1- Comportamento dos árbitros Ikkyu e Nikyu; 2- Obrigações fundamentais do técnico e jogadores; 3- Obstrução ao jogo; 4- Referee Time; 5- Dinâmica em grupo (como melhorar a eficiência dos árbitros).
A cópia da matéria sobre os temas abordados foi entregue aos participantes. No tema “Dinâmica em grupo”, os participantes foram divididos em 8 grupos de 8 integrantes, e em cada grupo foi definido um líder. Quatro temas foram entregues aos grupos, sendo que, dois grupos trabalharam com um mesmo tema, para enriquecer o trabalho em grupo. Cada um dos grupos, reunido durante 30 minutos, e após discutir sobre várias propostas para melhorar a eficiência dos árbitros, o líder de cada grupo apresentou a sua proposta ao diretor de arbitragem e ao público presente. Todas as propostas serão analisadas pela Diretoria de Arbitragem e sendo viáveis serão implementadas pela UCGB.
Houve a participação ativa de todos os presentes e muitas dúvidas foram esclarecidas. O seminário terminou às 12 horas.

18º Campeonato Sul-Americano de Gueitebol
Foi realizado nos dias 12 e 13 de outubro, o 18º Campeonato Sudamericano de Gateball sob a coordenação da Asociación Argentina de Gateball, no campo de “Deportes y de Recreación Uruma-En”, em Buenos Aires, Argentina.
O Campeonato Sul-Americano de Gueitebol é realizado a cada dois anos e neste ano, coube a Argentina, a responsabilidade de organizá-lo conforme decisão da Assembléia Geral da Unión Sudamericana de Gateball, realizada em 31 de março de 2017 em Lima, Peru.
No dia 11 de outubro foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Unión Sudamericana de Gateball, no salão da Sede Centro Okinawense. Participaram da assembleia, Hatiro Honda e Julio Katsumi Hagio e Jorge Massashigue Kaku, do Brasil, Ryuhachi Ganaha e Germán Shiroma, da Argentina, Mario Masafumi Tsukakoshi, do Peru, Yoshito Sonoda e Yasuo Yamamoto, do Paraguai e George Hirata, do Uruguai.
Nesta assembleia foi aprovada por unanimidade os relatórios de atividades realizadas e relatórios contábeis da gestão 2017~2019. Ainda nesta assembleia, foi aprovada a realização do 19º Campeonato Sudamericano de Gateball, no Brasil no mês de julho de 2021, data a ser confirmada. A anuidade a ser paga por cada país, foi mantida para 2019~2021: Argentina, 500 dólares, Brasil 1.000 dólares, Peru 500 dólares, Paraguai 500 dólares e Uruguai 200 dólares. A nova diretoria da Unión Sudamericana de Gateball, para o período de 2019~2021, foi definida como segue: Conselheiro Consultivo, Hatiro Honda (Brasil), Presidente Executivo, Julio Katsumi Hagio (Brasil), Vice-Presidentes: Ryuhachi Ganaha (Argentina), Yoshito Sonoda (Paraguai), Mario Masafumi Tsukakoshi (Peru) e George Hirata (Uruguai). Foi decidido que a taxa de apoio ao país organizador do Campeonato será de US$ 2.000,00 (dois mil dólares). Yoshito Sonoda sugeriu que a troca de lembranças, realizada durante a cerimônia de confraternização, fosse suspensa nos próximos Campeonatos.
Participaram do Campeonato equipes dos seguintes países: Categoria Mayores: Argentina 17, Brasil 11, Paraguai 3 e Peru 7, total de 38; categoria Menores: Argentina 14, Brasil 19, Paraguai 3, Peru 5 e Uruguai 1, total de 42.
No dia 12, devido a intensa chuva, a cerimônia de abertura deu-se às 11 horas, com a saudação do presidente da Asociación Argentina de Gateball, Ryuhachi Ganaha, dando boas-vindas aos participantes. Em seguida, o presidente da Unión Sudamericana de Gateball, Hatiro Honda, fez uso da palavra, agradecendo aos organizadores do evento, e enfatizou que o campeonato tem por objetivo intensificar o intercâmbio técnico-cultural, assim como estreitar o laço de amizade entre os atletas da América do Sul.
Às 12:30 horas, após o almoço, deu-se início aos jogos, com a participação de 80 equipes. Os jogos foram realizados nas 15 quadras de grama natural, e cada equipe realizou 4 partidas na fase classificatória, e as 3 melhores equipes classificadas de cada quadra, passaram para fase de tournament. No dia 13, domingo, os jogos foram iniciados às 8:30 horas, complementando com os jogos da fase classificatória e em seguida a fase de tournament (mata-mata), terminando às 17 horas, com a seguinte classificação: categoria Mayores: campeã, Paraguay Itapua Sonoda (Yoshito Sonoda), vice-campeã, Brasil – Matilde (Hatiro Honda), 3º lugar, Brasil – Uruma-B (Eizo Yamaguchi) e Argentina – Uruma (Massaharu Morihama); categoria Menores: campeã, Brasil – Santa Fé do Sul (Maurício Massaro Kobayakaua), vice-campeã, Brasil – Dourados (Jorge Kaku) e 3º lugar, Brasil – Várzea Grande (Juarez T. Paes) e Argentina – Hanabi (Germán Shiroma).
No dia 14, segunda-feira, foi realizado o torneio ”Okiken Ren Shinzen Gateball Shiai”, no campo de “Deportes y de Recreación Uruma-En”, em Buenos Aires, com a participação de 64 equipes, sendo 38 na categoria Mayores e 26 na categoria Menores. Participaram deste torneio, as equipes dos seguintes países: Mayores: Argentina 18, Brasil 10, Paraguai 3 e Peru 7, total de 38; Menores: Argentina 14, Brasil 6, Paraguai 3 e Peru 3, total de 26. O torneio teve início às 9:13 horas, nas 17 quadras, sendo que cada equipe jogou 3 partidas, e o resultado foi: Mayores: 1º – Brasil – Cuiabá A, 2º – Argentina – Yamato e 3º Brasil – Uruma A; Menores: 1º – Argentina – Matsuri, 2º Brasil – Cafelândia e 3º Brasil – Palmas A.

Copa Rengô e homenagem a Toru Hondo
A 77ª Copa Rengô foi realizada no dia 20 de outubro de 2019, excepcionalmente no domingo de manhã para homenagear o presidente de honra da UCGB, Toru Hondo, com jogos de gueitebol e seguido de um almoço especial no campo junto com todos os atletas presentes e convidados. Neste torneio festivo contou com a presença de 48 equipes, sendo 32 na categoria kooreisha e 16 na categoria soonen. Na breve cerimônia de abertura, presidente da UCGB, Julio Hagio agradeceu a participação dos atletas, especialmente a equipe de São Leopoldo, do Rio Grande de Sul. Em seguida, fizeram uso da palavra, o vereador Aurélio Nomura e o ex-deputado estadual, Hatiro Shimomoto. Também esteve presente Morio Minami, representando o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami.
O torneio foi planejado para terminar até às 11 horas e para isso, foram utilizadas 12 quadras e cada equipe jogou somente 2 partidas. O resultado foi: categoria kooreisha, campeã Uruma-B, vice-campeã Saga-C, 3º lugar Saga-D, 4º lugar Atibaia, 5º lugar Saga-F e 6º lugar Saga-G; categoria soonen, campeã Rengô, vice-campeã, Nippon-A, 3º lugar Saga e 4º lugar C. Kyoyu.
Exatamente ao meio-dia, após o homenageado e seus familiares ocuparem as mesas especialmente preparadas em local de destaque, deu-se início à cerimônia de comemoração, comandada pelo mestre de cerimônia Atsushi Abe. Inicialmente, o presidente da UCGB, Julio Hagio, agradeceu a presença de todos os atletas e convidados, nesta festa de homenagem ao ex-presidente da UCGB, Toru Hondo e agradeceu também aos membros da diretoria que aceitaram unanimemente a sua sugestão em promover esta Copa Rengô para homenageá-lo. Em seguida, o conselheiro consultivo da UCGB, Seizi Oga, fez um breve relato da vida do homenageado, desde a chegada ao Brasil, e dos feitos dele desde que ingressou no mundo do gueitebol, enaltecendo principalmente sobre a construção do estádio de gueitebol, que foi concluída em 1998. Seguindo fizeram uso da palavra as seguintes autoridades: Yoshitake Kusakano, Hideharu Kunitake, ex-diretores da UCGB, Hachiro Yamaguchi, presidente da Regional Rio Grande do Sul, Toshinori Takamura, vice-presidente da UCGB, João Saito Neto, diretor do Taiyo Thermas Hotel, Arnaldo Faria de Sá, subprefeito do Jabaquara e Toru Hondo, que emocionado, agradeceu a diretoria da UCGB, pela organização desta homenagem. Aurélio Nomura, vereador da cidade de São Paulo, esteve presente na abertura do torneio, e voltando para o almoço, também fez uso da palavra. Após o almoço foi comemorado também o aniversário do homenageado que completou 87 anos. Todos os presentes cantaram o parabéns, e em seguida foi servido o bolo.
Neste evento, esteve presente a equipe de reportagem da TV Utiná, comandada pela Mieko Senaha, e o almoço foi servido pela empresa Buffet Amami, de Vargem Grande, São Paulo.

Rengô-hai da Regional Tohoku – E. S. P.
No dia 20 de outubro, foi realizado o 30º Rengô-hai da Regional Tohoku – E. S. P., nas quadras da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto, com a participação de 14 equipes, em categoria única.
Na cerimônia de abertura, fizeram uso da palavra as seguintes autoridades: João Touma, representando o presidente da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto e Mitsuo Kannami, presidente da Regional Tohoku – E. S. P., que representou o presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, Julio Katsumi Hagio.
O Torneio teve início às 8h30 com as equipes distribuídas em 3 quadras, sendo uma coberta. Os jogos foram realizados em duas etapas, uma classificatória e uma de tournament.
Os troféus foram patrocinados pela empresa Líder Contabilidade e a premiação do arroz japonês, pelo Sr. Makoto Makiyama.
O resultado do Torneio foi: campeã, Guaíra A, vice-campeã, Ribeirão Preto A e 3º lugar, Ribeirão Preto B e Ituiutaba.

Torneio aberto da FGESP
No dia 27 de outubro, foi realizado o 9º Torneio Aberto de Gueitebol da Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo, nas quadras da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, sito à Av. Leonardo da Vinci, 1551 – Vila Guarani – São Paulo, com a participação de 39 equipes, sendo 26 na categoria sênior e 13 na categoria jovem.
A cerimônia de abertura deu-se às 8 horas, com a saudação do presidente Hatiro Honda, que agradeceu a presença de todos e desejou boa sorte a todas as equipes. As considerações sobre arbitragem e esquema dos jogos, foram feitas pela diretora de arbitragem Hiroko Honda e pela diretora técnica Tizuru Saito, respectivamente.
O torneio foi realizado nas 6 quadras cobertas e 3 descobertas. As equipes da categoria sênior jogaram 4 partidas, e da categoria jovem jogaram 4 partidas na fase classificatória e as melhores equipes classificadas passaram para a fase de tournament, e o resultado foi: Categoria sênior – campeã Saga K (Julio Kamimura), vice-campeã Uruma B (Seishin Nakasone), 3º lugar Saga H (Ichiro Usami), 4º lugar Matilde B (Nobuo Kunikata) e 5º lugar Saga L (Antoku Sadoyama); Categoria jovem – campeã Saga C (Massao Mori), vice-campeã Saga A (Mário Maruyama), 3º lugar Nippon C (Fernando Yoshida), 4º lugar Saga B (Yuriko Okuyama) e 5º lugar Carrão Kyoyu B (Yutaka Nako).

Cursos e Exames de Arbitragem
1) No dia 14 de setembro de 2019 foi realizado o curso de aprimoramento de arbitragem nas quadras de gueitebol em Gravataí (Regional Rio Grande do Sul). O curso teve seu início às 10 horas e encerrou-se às 15 horas, contou com a presença de 30 atletas e foi ministrado pelo diretor de arbitragem da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil Célio Hagio. No dia 15 de setembro de 2019 foi realizado o exame de graduação de árbitro de 3º grau (sankyu) e contou com a presença de 12 candidatos. Célio Hagio e Julio Hagio foram os avaliadores durante o exame. Durante toda a estadia foram muito bem recepcionados, principalmente pelo Sr. Yamaguchi e esposa.

2) No dia 21 de setembro de 2019 foi ministrado curso de aprimoramento de arbitragem nas quadras de gueitebol do clube Tozan em Campinas (Regional Seihoku). O curso teve início às 8:30 horas e foi encerrado às 12 horas. Este curso contou com a presença de 30 atletas, sendo que 12 participaram do curso para aprimorar seus conhecimentos para realizarem a prova de graduação de árbitros de 3º grau (sankyu). O exame de graduação de árbitros foi realizado no mesmo dia com início às 14 horas. O mesmo foi ministrado pelos diretores de arbitragem da UCGB, Célio Hagio e Sussumu Azuma, auxiliado por Mario Yamashita.

3) No dia 28 de setembro de 2019 foi realizado um curso preparatório para exame de graduação de árbitros de 2º grau (nikyu) na sede social da ACAE de Presidente Prudente (Regional Sorocabana). Participaram 35 pessoas, dentre elas candidatos e avaliadores e foi ministrado pelo diretor da UCGB Célio Hagio e auxiliado por Sussumu Azuma e Jones Yamada. No dia 29 de setembro foi realizado o exame de graduação de árbitros de 3º grau (sankyu) e 2º grau (nikyu) no campo de gueitebol da ACAE de Presidente Prudente. Foram 25 candidatos para sankyu e 20 candidatos para nikyu. O exame foi organizado por Maria Suguiyama, diretora de arbitragem da Regional Sorocabana, e contou com candidatos da própria regional e de regionais vizinhas. Os candidatos foram divididos em duas turmas (nikyu e sankyu). Enquanto uma das turmas realizava o exame prático, a outra realizava o exame teórico. O exame teórico foi aplicado por Célio Hagio e auxiliado por Seisaburo Saruwatari. O exame prático foi coordenado por Sussumu Azuma e auxiliado por Jorge Kaku, Noêmia Kaku, Jones Yamada, Akira Goto, Tutomu Fugihara, Masayuki Hojo, Massaru Sakurai, Maria Suguiyama, Alberto Yamamoto, Paulo Hoshino, Djalma Migliorini, Fugio Kishibe e Tadashi Tanabe.

APROVADOS NO EXAME DE ÁRBITRO SANKYU

(Regional Rio Grande do Sul – 15/09/2019 em Gravataí-RS)

São Leopoldo: Alcides Seiji Yano, Erica Teresa Tanabe Miyabe, Hiroshi Ebina, Keiko Kakuta, Olinda Isabel Tanabe Miyabe, Paulo Takao Miyabe e Tadashi Terada.

(Regional Sorocabana – 29/09/2019 em Presidente Prudente-SP)

Assis: Kazuo Ussami. Presidente Venceslau: Erika Namimatsu. Regional Nooreste: Guararapes: Mauricio Rodrigues Monteiro. Regional Paulista: Dracena: Celio Noboru Konda, Hermes Tamura, Hiromi Nakashima, Hisayo Kanezawa Konda, Kazue Ishiy, Milton Toshiaki Muraoka e Miyuki Kanezawa Simodo. Junqueirópolis: Ageu da Silva Araujo e Gabriel Cesar Bodini Silva. Osvaldo Cruz: Magda Taga e Ney Taga. Parapuã: Cristina Midori Yamashiba. Tupã: Akira Watanabe. Tupi Paulista: Mario Oda.

APROVADOS NO EXAME DE ÁRBITRO NIKYU

(Regional Sorocabana – 29/09/2019 em Presidente Prudente-SP)

Álvares Machado: Cecília Lehiko Aono Utida. Presidente Venceslau: Cleber Yoshio Ogihara, Diogo Gimenes Gomes da Silva, Joji Okido e Lincoln Kooji Ogihara. Regional Paulista: Milton Takeshi Kamei. Junqueirópolis: Hiroaki Hinoue. Tupã: Mauro Tadashi Asano. Regional Paraná: Ibiporã: Edson Hideki Koroishi. Regional Mato Grosso do Sul: Campo Grande: Mitsuru Nobertino Luciano Ogata. Dourados: Junior dos Santos Duarte, Marcos Massayoshi Nakaya e Milton Isamo Okazachi.

COMUNICADOS

20º Torneio Beneficente de Gueitebol

O 20º Torneio Beneficente de Gueitebol será realizado no dia 24/11/2019 a partir das 8 horas no Estádio da UCGB. A taxa de inscrição é de R$50,00/pessoa incluído almoço (deliciosa paella com refrigerante), preparada pelos diversos voluntários. A inscrição deverá ser feita até no máximo dia 18 de novembro junto à secretaria da UCGB. Vamos colaborar participando!

Livro de Regras de Gateball

O novo livro oficial de REGRAS DE GATEBALL 2019, versão em português, está à disposição na UCGB ao preço de R$20,00.


Postado por União em 13/12/2019 na categoria Notícias da União