Boletim do Rengô nº 116 setembro/2019

Campeonato Brasileiro de GB Feminino/Masculino

Nos dias 07 e 08 de setembro foi realizado o 35º Campeonato Brasileiro de Gueitebol Feminino e 25º Campeonato Brasileiro de Gueitebol Masculino, nas quadras do Estádio de Gueitebol da UCGB, sito à Av. Leonardo da Vinci, 1551, Vila Guarani, São Paulo, com a participação de 102 equipes, sendo 40 do grupo feminino e 62 do grupo masculino.

A cerimônia de abertura deu-se às 8:00 horas, comandada pelo diretor de divulgação da UCGB, André Matsumoto, que após guardar um minuto de silêncio, solicitou ao vice-presidente, Jorge Kaku para proferir a palavra de abertura do Campeonato. Hasteadas as bandeiras, foi cantado o Hino Nacional brasileiro, e em seguida o presidente da UCGB, Julio Hagio, agradeceu a participação de todos e desejou boa sorte na competição, e na sequência, fizeram uso da palavra, o presidente de honra da UCGB, Toru Hondo, e as seguintes autoridades, Tomio Katsuragawa, representando o vereador Aurélio Nomura, Roberto Tanaka, representando o Bunkyo, Nelson Okumura, diretor da Kibo-no-Iê e Michiko Kanazawa, da Kubo Shoukai.

No sábado, dia 7, os jogos foram realizadas em 12 rodadas, ocupando as 15 quadras, sendo distribuídas da seguinte forma: kooreisha feminino, 21 equipes nas 3 quadras, kooreisha masculino, 28 equipes nas 4 quadras, soonen feminino, 19 equipes nas 3 quadras e soonen masculino, 34 equipes nas 5 quadras. E o resultado foi: kooreisha feminino: campeã, Matilde (Toshiko Yamashita), vice-campeã, Ibirapuera-A (Helena Yabiku) e 3º lugar Pirapozinho (Luiza Shimabukuro) e Saga-B (Tomoko Nakajima); soonen feminino: campeã, Goiânia (Júlia Matsui), vice-campeã, Dourados (Noêmia Kaku) e 3º lugar, Ribeirão Preto-A (Vitória Touma) e Saga-B (Minori Kodato); kooreisha masculino: campeã, Tozan (Muneo Sakoda), vice-campeã, Matilde-B (Nobuo Kunikata) e 3º lugar, Carrão Kyoyu-A (Masakichi Uema) e Uruma-B (Seishin Nakasone); soonen masculino: campeã, Cafelândia (Weler Fernandes), vice-campeã, Guaíra-A (Diego Kato) e 3º lugar, Saga-A (Mário Maruyama) e Guaíra-B (Francis Jinzenji). Campeã Geral: Feminino, Matilde e Masculino, Tozan.

 
Rengô-hai da Regional Vale do Paraíba

O 30º Torneio Rengô-hai da Regional Vale do Paraíba, foi realizado no dia 15 de setembro, nas quadras do Clube Paraiso, em São José dos Campos, com a participação de 12 equipes. A equipe do Rengô participou como convidada, com os seguintes diretores: Seizi Oga, Sadako Oga, Ichiro Usami, Julio Kamimura e Maria Teresa Kamimura.

O torneio teve início às 8:00 horas, e na cerimônia de abertura, fizeram uso da palavra, Teruo Onari, Noboru Koike e Harutaka Osako pela Regional, e Seizi Oga, conselheiro consultivo da UCGB, representou o presidente Julio Hagio. O resultado do torneio foi: campeã, São José-6, vice-campeã, São José-3 e 3º lugar, São José-2 e Caraguatatuba.

 
Rengô-hai da Regional Paraná

O 3º Torneio Rengô-hai da Regional Paraná foi realizado no dia 15 de setembro, nas quadras da Associação Cultural e Esportiva de Maringá, com a participação de 22 equipes, sendo 13 da categoria kooreisha (acima de 70 anos) e 9 da categoria soonen (livre). A equipe do Rengô participou como convidada, com os seguintes diretores: Naoshigue Yano, Jorge Kaku, Jones Yamada, Noêmia Kaku e Cleber Ogihara. A cerimônia de abertura foi comandada pelo presidente da Regional, Takeshi Saguti. O torneio contou com a participação das seguintes autoridades: Afonso Shiozaki, presidente da ACEMA, Eduardo Suzuki, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Luiz Nishimori, deputado federal e além da equipe do Rengô, o vice-presidente da UCGB, Jundi Sato.

O Torneio foi planejado para ser realizado em 2 etapas: classificatória e tournament. Todas as equipes participaram da fase de tournament, e o resultado foi: kooreisha, campeã Maringá-3, vice-campeã Marialva e 3º lugar Maringá-1 e Nova Esperança-1; soonen, campeã Cruzeiro do Sul-1, vice-campeã Assis Chateaubriand e 3º lugar Curitiba-2 e Cruzeiro do Sul-2.

 
Reunião do Conselho Deliberativo

No dia 18 de setembro, foi realizada a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da UCGB, na sede da UCGB, sito à Praça Barão de Japurá, 166, Vila Guarani, São Paulo, com a participação de 16 pessoas. Inicialmente, o presidente Alberto K. Sakakisbara agradeceu a presença de todos, dando-lhes boas vindas. Na sequência nomeou Akiji Fujita, para presidir a reunião, que foi aprovado pelos presentes. Julio Hagio, presidente da UCGB, fez uso da palavra, agradecendo a presença de todos e explanou em detalhes, os trabalhos desenvolvidos pela atual diretoria, que não tem medido esforços para resgatar e fortalecer cada vez mais o interesse pela prática e continuidade do gueitebol no Brasil, principalmente com a participação dos jovens.

Feita a leitura da ata da 1ª Reunião de 9 de janeiro, foi aprovada por todos, e o balancete financeiro, de janeiro a agosto de 2019, também foi aprovado.

Na reunião foi solicitado pelo presidente Alberto K. Sakakisbara ao presidente da UCGB, Julio Hagio, que fosse feita uma revisão no Estatuto Social da UCGB, principalmente no Capítulo VI, artigo 35º (“O Conselho Deliberativo será composto de até 51 (cinquenta e um) membros, eleitos de dois em dois anos, em Assembleia Geral e podem ser reeleitos”).

A 2ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo foi bastante proveitosa, com a participação de conselheiros de várias regionais, que se confraternizaram e discorreram sobre assuntos de interesse geral, principalmente com as dificuldades encontradas em administrar entidades nikkeis e a procura de alternativas para manter na ativa o gueitebol.

 
Prêmio Paulista de Esportes

Parabéns Hatiro Honda!

O Jornal Nippak e o Nikkey Shimbun, com a colaboração do vereador Aurélio Nomura, promoveram, na noite do dia 9 de agosto, a cerimônia de entrega do 63º Prêmio Paulista de Esportes. Os atletas e os dirigentes técnicos, no total de 25 pessoas de 19 modalidades esportivas, compareceram acompanhados de seus familiares e amigos no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo para receber as merecidas homenagens.

O gueitebolista e dirigente do ano, indicado pela União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, foi o atleta Hatiro Honda residente na cidade de São Paulo.

Honda, nascido na cidade de Paraguaçu Paulista em 1945, reside em São Paulo desde 1965. É casado com a sra. Helena Hiroko Honda e possui dois filhos e três netos. Formado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bacharelado e Licenciado em Física e Matemática. De 1973 até 2011, trabalhou na área de informática no Serpro – Serviços Federais de Processamento de Dados, Empresa vinculada ao Ministério da Fazenda.

Começou a praticar gueitebol em 1988, na Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Vila Matilde. Desde 2002, a convite do ex-presidente da UCGB, sr. Toru Hondo, exerceu os cargos de Diretor de Planejamento e depois Diretor de Arbitragem, tendo ministrado diversos cursos sobre as regras de Gueitebol e também participado nas reuniões organizadas pela World Gateball Union – WGU no Japão.

No período de 2015 a 2019, Honda ocupou o cargo de presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil.

Atualmente, é presidente da Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo e também presidente da Union Sudamericana de Gateball.

 

COMUNICADOS

77ª Copa Rengô

A 77ª Copa Rengô, programada para 19/10 (sábado), será realizada no dia 20/10 (domingo). Esse adiamento foi aprovado na reunião extraordinária da diretoria no dia 7 de setembro, para promover nesta data, uma homenagem ao ex-presidente da UCGB, Toru Hondo, que durante anos trabalhou em prol do gueitebol no Brasil. Todas as associações de todas as regionais estão convidadas a participar desta homenagem. O torneio será realizado a partir das 8 horas e, às 12 horas, faremos a cerimônia de encerramento da Copa e a Homenagem, seguida de almoço (buffet) a ser oferecido a todos os participantes. A taxa de inscrição é de R$50,00/pessoa. A inscrição deverá ser feita até o dia 08 de outubro junto à secretaria da UCGB.
 

Livro de Regras de Gateball

Será lançado no dia 06 de outubro, durante o Seminário Nacional de Arbitragem, novo livro oficial de REGRAS DE GATEBALL 2019, versão em português. Cada livro será vendido por R$20,00.


Postado por União em 02/10/2019 na categoria Notícias da União