Boletim do Rengô nº 115     agosto/2019

Copa Rengô

No dia 17 de agosto foi realizada a 76ª Copa Rengô nas quadras do Estádio de Gueitebol da UCGB, em São Paulo, com a participação de 31 equipes, sendo 20 na categoria kooreisha (a partir de 70 anos) e 11 na categoria soonen (livre).

Na cerimônia de abertura às 8 horas, o presidente da UCGB, Julio Hagio agradeceu a participação de todos e desejou sucesso nos jogos. As observações sobre arbitragem foram feitas pelo diretor de arbitragem Célio Hagio, e sobre o esquema dos jogos pelo diretor técnico Daniel Kawakami.

Após as equipes da categoria kooreisha jogarem quatro partidas, e soonen jogarem  quatro partidas na fase classificatória e em seguida passarem para a fase de tournament, o torneio foi encerrado com o seguinte resultado: kooreisha, campeã Matilde (Hatiro Honda), vice-campeã Saga-I (Geraldo Nakamura), 3º lugar Uruma-A  (Takashi Iramina), 4º lugar Saga-D (Toshinori Takamura) e 5º lugar CCOB-B (Heico Taira) e soonen, campeã Saga-A (Mário Maruyama), vice-campeã Cafelândia (Michel Antoniace), 3º lugar Caucaia (Célio Hagio) e Palmas (Edson Nakamura).

 

Torneio de Gueitebol Inter-Kenjinkai

Foi realizado no dia 18 de agosto, o 33º Torneio de Gueitebol Inter-Kenjinkai, nas quadras do Estádio de Gueitebol da UCGB, sito à Av. Leonardo da Vinci, 1551 – Vila Guarani, São Paulo, com a participação de 41 equipes, sendo 24 na categoria kooreisha (a partir de 70 anos) e 17 na soonen (livre). Este torneio é promovido anualmente pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren e organizado e realizado pela União dos Clubes de Gueitebol do Brasil.

A cerimônia de abertura deu-se às 8 horas, comandada pelo presidente da Kenren, Yasuo Yamada, que agradeceu a participação de grande número de equipes, representando as diversas províncias do Japão, e desejou sucesso nos jogos.

O torneio foi realizado em que todas as equipes jogaram 4 partidas, e o resultado  foi: categoria kooreisha, campeã Okayama (Ichiro Usami), vice-campeã Okinawa-B (Masakichi Uema), 3º lugar  Shimane (Hiromi Ishikawa), 4º lugar Kumamoto-A (Toshinori Takamura), 5º lugar Okinawa-E (Keiko Kinjo) e 6º lugar Kumamoto-B (Yukio Honda) e soonen, campeã Shimane-B (Kaoru Horita), vice-campeã Okinawa-A (Toshihiko Uezato), 3º lugar Kagoshima-C (Daniel Kawakami), 4º lugar Kagoshima-B (Célio Hagio), 5º lugar Tokushima (Edson Nakamura) e 6º lugar Shimane-A (Yugo Yamaguishi). Campeã Geral: Okayama.

 

Jogos da Cidade de São Paulo

Foi realizado no dia 25 de agosto, o XIII Festival de Gueitebol dos Jogos da Cidade de São Paulo, nas quadras do Estádio de Gueitebol da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, sito à Av. Leonardo da Vinci, 1551, Vila Guarani, São Paulo, com a participação de 46 equipes, sendo 22 na categoria kooreisha e 24 na soonen. Este torneio é realizado anualmente, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Cidade de São Paulo, e a renda líquida é destinada para Instituto Gabi, uma entidade assistencial de crianças com deficiência. As equipes participantes são representantes das subprefeituras da cidade de São Paulo. Fizeram o uso da palavra, Julio Hagio, presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil e professor José Luiz Antero, coordenador dos Jogos da Cidade.

O torneio teve início às 8:15 horas com as equipes da categoria kooreisha jogando 4 partidas e soonen jogando 3 partidas na fase classificatória e em seguida passaram para a fase de tournament principal os 16 melhores classificados, e os demais 8 disputaram na fase de tournament incentivo. A classificação foi: kooreisha, campeã, Pinheiros (Saga – Geraldo Nakamura), vice-campeã, São Mateus (Uruma – Takashi Iramina), 3º lugar, Butantã (Butantã – Habue Nishi) e 4º lugar, Jabaquara-A (Saga – Toshinori Takamura); soonen, campeã, M´Boi Mirim-A (Caucaia – André Matsumoto), vice-campeã, Aricanduva-A (Carrão Kyoyu – Toshihiko Uezato), 3º lugar, Itaim Paulista (Nippon Country – Fernando Yoshida) e Jabaquara-A (Saga – Mário Maruyama). No Incentivo, 1º lugar, Guaianases (Saga – Marcelo Haranaka).

 

Federação Sulmatogrossense de Gueitebol

No dia 25 de agosto foi realizado o 4º Torneio da Federação Sulmatogrossense de Gueitebol, em Campo Grande, com a participação de 27 equipes, sendo 12 na categoria kooreisha (a partir de 70 anos) e 15 na soonen (livre). O torneio teve a participação de equipes de outras regionais, como: Cruzeiro do Sul, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, além das equipes pertencentes a Federação.

A classificação foi: categoria kooreisha, campeã, Laranja Lima A, vice-campeã, Dourados A, 3º lugar, Cuiabá-A e Cuiabá-B; categoria soonen, campeã, Dourados B, vice-campeã, Cruzeiro do Sul, 3º lugar Nipo-C e Laranja Lima D.

 

Curso de arbitragem da Regional ABC

No dia 03 de agosto foi ministrado o curso de aprimoramento de arbitragem da Regional ABC nas quadras de gueitebol de Santo André Gueitebol Clube, em Santo André, SP, com a participação de 40 atletas. O curso teve início às 8:30 horas e foi encerrado às 12:00 horas. Após o almoço, foi realizado um mini torneio de gueitebol com os atletas participantes do curso, que serviu para mostrar na prática, todas as orientações dadas no período da manhã. O ponto positivo deste mini torneio foi a possibilidade de aplicar as técnicas de arbitragem que foram aprimoradas. O curso foi ministrado pelo diretor de arbitragem da UCGB, Célio Hagio, auxiliados por Julio Hagio, Yukio Honda e Yuriko Nakano.

 

COMUNICADO

No dia 18 de setembro de 2019 será realizada a 2ª Reunião do Conselho Deliberativo da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil (UCGB) na sede da UCGB (Praça Barão de Japurá, 166 – Vila Guarani – São Paulo-SP) às 13:30 horas. As regionais deverão solicitar seus representantes do Conselho a participarem da reunião.

 

APROVADOS NO EXAME DE ÁRBITROS SANKYU

(Regional Mato Grosso do Sul – 21/07/2019 em Campo Grande-MS)

Campo Grande (ACB): Alex Yuiti Ogura, Bernardo Hokama, Creusa Keiko Akamine, Elisa Yaeko Massunari Sato, Elsio Uesato, Itsuo Okamoto, Katsumi Ono, Mário Norio Monomi, Roberto Tamaki Sato e Setuko Taniguchi Monomi. Campo Grande (Nipo): Mailda Rodrigues de Azevedo Ogata, Marco Antonio Cavichioli do Santana, Marina Miriko Syguedomi Mariyama, Massatoshi Moriyama, Paulino Shizuo Matsumoto e Silvio Augusto Balta Chermont. Laranja Lima: Celso Hirozo Hirata, Danielli Depieri Holtermann Zanatta Hirata e Julio Kazuo Hasegawa. Quebra Coco: Jorge Kato.


Postado por União em 09/09/2019 na categoria Notícias da União


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.