Boletim do Rengô nº 114 julho/2019

6º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro – Brasil

Nos dias 5, 6 e 7 de julho, foi realizado o 6º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro – Brasil, nas 20 quadras, sendo 8 de terra e 12 de grama natural, do Junqueirópolis Esporte Clube, na cidade de Junqueirópolis, Estado de São Paulo, com a participação de 109 equipes, divididas em 3 categorias: diamante (a partir de 72 anos) 43 equipes; ouro (a partir de 60 anos) 28 equipes e prata (livre) 38 equipes. Na categoria ouro, teve a participação de uma equipe do Paraguai (Pirapó – Sonoda).

No dia 05, sexta-feira à noite, houve a recepção de boas-vindas na sede do Junqueirópolis Esporte Clube, onde foi servido jantar para todos os atletas.

A cerimônia de abertura deu-se às 8 horas do dia 06 (sábado), comandada pela mestre de cerimônia, Julia Shibuia Takao. Após o desfile dos atletas e dos árbitros responsáveis pelas quadras, o vice-presidente da UCGB, Jorge Kaku, fez a declaração oficial de abertura do Campeonato, em seguida foi guardado um minuto de silêncio, em honra a memória dos falecidos. Foram hasteadas as bandeiras, com a Banda da Polícia Militar, de Presidente Prudente, tocando o Hino Nacional do Brasil e do Japão. Fizeram uso da palavra, o presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, Julio Katsumi Hagio, o vice-presidente da UCGB e presidente da comissão organizadora do 6º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro Brasil, Naoshigue Yano, e o prefeito municipal de Junqueirópolis, Hélio Aparecido Mendes Furini. Após a devolução do estandarte e do troféu transitório pela equipe de Presidente Venceslau, da categoria ouro, campeã do ano passado, houve a homenagem aos 11 atletas a partir de 88 anos.

Às 9 horas do dia 06 (sábado) deu-se o início dos jogos, com o seguinte esquema dos jogos: a categoria Diamante jogou nas quadras de terra, de 1 a 8, a categoria ouro, nas quadras de grama, de 9 a 12 e a categoria prata, nas quadras de grama, de 13 a 20. Em cada quadra foram distribuídas de 6 a 7 equipes, e na fase classificatória, cada equipe jogou 4 partidas dentro da mesma quadra, e as 4 melhores equipes classificadas da categoria diamante e ouro passaram para a fase de tournament, e na categoria prata, as 24 melhores equipes classificadas, do geral, passaram para a fase de tournament, as outras 14 equipes não classificadas para a fase de tournament jogaram a fase de incentivo. No sábado (dia 06) foram programadas 12 rodadas da fase classificatória, para todas as categorias, complementada com mais 2 rodadas, no domingo (dia 07) e em seguida passaram para a fase de tournament. O campeonato foi encerrado às 15:30 horas, com o seguinte resultado: categoria diamante, campeã Birigui-A (capitão Hiroyuki Nagata), vice-campeã São José do Rio Preto-A (Daijiro Kodama) e 3º lugar Saga-B (Ichiro Usami) e Santo André-A (Yuriko Nakano); categoria ouro, campeã Jales-A (Makoto Takeda), vice-campeã Dracena-A (Alberto Yamamoto) e 3º lugar Araguari-A (Nelson Inoue) e Goiânia-A (Américo Maeda); categoria prata, campeã Nippon Country-B (Yugo Yamaguishi), vice-campeã Tupã-A (Gustavo Nakashima Silva) e 3º lugar Caucaia-A (Daniel Kawakami) e Santa Fé do Sul (Sérgio Kobayakaua); e na Categoria prata – Incentivo, 1º lugar Ibiporã-A (Tadashi Tanabe) e 2º lugar Parapuã-A (Armando Matsuno). CAMPEÃ GERAL: BIRIGUI-A (categoria diamante).

 

Curso de arbitragem – Regional Fernão Dias

No dia 30 de junho, foi ministrado curso de aprimoramento de arbitragem nas quadras de gueitebol do Clube Estância Atibaia, em Atibaia, SP. O curso teve início às 8:30 horas e foi encerrado às 12:00 horas. Logo após o término do curso foi oferecido um almoço a todos os presentes. Este curso contou com a participação de 48 atletas e foi ministrado pelo diretor de arbitragem da UCGB, Célio Hagio, auxiliado por Katsuko Nagata e Kaoru Horita.

 

Curso de arbitragem e exame de sankyu na Regional Mato Grosso do Sul

No dia 20 de julho foi ministrado curso de aprimoramento de arbitragem nas quadras de gueitebol da ACB em Campo Grande, MS. O curso teve início às 8:30 horas e foi encerrado às 12:00 horas. Logo após foi oferecido um almoço a todos os participantes. Este curso contou com a presença de 47 atletas, sendo que 27 participaram do curso para aprimorar seus conhecimentos para realizarem a prova de graduação de árbitros de 3º grau (sankyu). O mesmo foi ministrado pelos diretores de arbitragem da UCGB, Célio Hagio e Sussumu Azuma, auxiliado por Neuza Aratani, Jorge Kaku, Noêmia Kaku, Julio Hagio, Seisaburo Saruwatari e Júnior Duarte.

 

Rengô-hai

. Regional ABC

No dia 20 de julho, foi realizado o 29º Torneio Rengô-hai da Regional ABC, nas quadras de Santo André Gueitebol Clube, Santo André, SP, com a participação de 10 equipes, incluindo uma equipe do Rengô que participou como convidada. A equipe do Rengô foi representada por Julio Kamimura, diretor administrativo, Ichiro Usami, diretor secretário, Roberto Kashima, vice-diretor administrativo, Maria Teresa Kamimura, vice-diretora do departamento feminino e Mônica Narawa.

A abertura do torneio deu-se às 8 horas, coordenado por Yuji Nakamoto. Fizeram uso da palavra Yukio Honda, presidente da Regional e Julio Kamimura, diretor administrativo da UCGB, que representou o presidente Julio Hagio. Após cada equipe em categoria única, jogar 4 partidas, o resultado foi: campeã Uruma 3 (Kensho Kina), vice-campeã Santo André (Yukio Honda) e 3º lugar Uruma 2 (Seishin Nakasone) e Uruma 1 (Mário Guima).

 

. Regional Seitô

O 30º Torneio Rengô-hai da Regional Seitô foi realizado no dia 20 de julho, nas quadras de Cumbica Gueitebol Clube, em Guarulhos, SP, com a participação de 17 equipes. O Rengô foi convidado para participar com uma equipe. Integrantes da equipe do Rengô: Seizi Oga, conselheiro consultivo, Kaoru Horita, vice-presidente, Toshinori Takamura, vice-presidente, Yasuo Yuda, diretor tesoureiro, Sadako Oga, diretora de relações públicas e Keiko Iyda, vice-diretora de relações públicas.

A cerimônia de abertura deu-se às 7:30 horas, comandada pelo vice-presidente da Regional Seitô, Kango Yamashita. O presidente da Regional, Teruo Tagomori, agradeceu a presença de todos e apresentou nominalmente todos os diretores da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil. Representando o presidente da UCGB, Julio Hagio, fez uso da palavra, o vice-presidente, Kaoru Horita. As considerações sobre arbitragem foram feitas, pela diretora de arbitragem, Sachiko Fukushima, e sobre o esquema do torneio, pelo vice-presidente, Yutaka Nako.

Todas as equipes, em única categoria, jogaram 4 partidas nas 4 quadras, e o resultado foi: campeã Kyoyu 3 (Toshiko Higa), vice-campeã Arujá (Yoshio Tibana), 3º lugar Kyoyu 5 (Masakichi Uema) e São Miguel (Kazuo Nagaki).

 

. Regional Mato Grosso do Sul

O 30º Torneio Rengô-hai da Regional Mato Grosso do Sul foi realizado no dia 21 de julho, nas quadras da ACB, em Campo Grande, MS, com a participação de 20 equipes divididas em 2 categorias: kooreisha (a partir de 70 anos) e soonen (livre),  incluindo uma equipe do Rengô que participou como convidada. O resultado do jogo foi: categoria kooreisha, campeã Laranja Lima, vice-campeã Nipo Campo Grande e 3º lugar ACB Campo Grande; categoria soonen, campeã ACB Campo Grande, vice-campeã Dourados e 3º lugar Nipo Campo Grande.

 

Campeonato da FGESP

No dia 28 de julho, foi realizado o 2º Campeonato Paulista de Gueitebol, nas quadras do Estádio da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, sito à Av. Leonardo da Vinci, 1551, Vila Guarani, São Paulo, com a participação de 50 equipes, sendo 27 equipes na categoria senior (a partir de 70 anos) e 23 equipes na categoria jovem (livre).

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes, Tomio Katsuragawa, representando o vereador Aurélio Nomura e Massah Fujimoto, representando o presidente da JUCESP Walter Ihoshi. Fizeram uso da palavra, o presidente da FGESP, Hatiro Honda, Tomio Katsuragawa e Massah Fujimoto.  As equipes da categoria senior, jogaram 4 partidas, e os resultado foi: campeã Saga G (Antoku Sadoyama), vice-campeã Saga C (Fujio Fujiki), 3º lugar Saga F (Geraldo Nakamura) e 4º lugar Saga A (Jorge Miyazaki) e as equipes da categoria jovem, jogaram 4 partidas na fase classificatória e todas participaram do tournament, divididas em 2 grupos, sendo que no grupo principal participaram as 13 melhores classificadas, e as demais equipes no outro grupo do tournament – incentivo, e o resultado foi: campeã Carrão Kyoyu A (Alexandre Arakaki), vice-campeã Saga C (Mario Maruyama), 3º lugar Caucaia C (Daniela Hagio) e 4º lugar Nippon A (Yugo Yamaguishi). No incentivo, 1º lugar Carrão Kyoyu C (Flavio Horita) e 2º lugar Ibirapuera D (Izabel Ono).

 

COMUNICADO

18º Campeonato Sul-Americano de Gueitebol

(12 e 13/10/2019 – Buenos Aires – Argentina)

AS EQUIPES BRASILEIRAS DEVERÃO USAR SEUS PRÓPRIOS UNIFORMES.

Equipes inscritas do BRASIL 

EQUIPES

EQUIPES
MENOS DE 69 ANOS

MAIS DE 70 ANOS

1 Araguari 1 Casa Verde
2 Assis Chateaubriand 2 Cuiabá-A
3 Cafelândia 3 Cuiabá-B
4 Caucaia 4 Dourados
5 Dourados 5 Goiânia
6 Dracena 6 Ibirapuera
7 Goiânia-A 7 Lins
8 Goiânia-B 8 Matilde
9 Goiânia-C 9 Rio de Janeiro
10 Guaraçaí 10 Uruma-A
11 Indaiatuba 11 Uruma-B
12 Nippon Country Club-A
13 Nippon Country Club-B
14 Nippon Country Club-C
15 Nippon Country Club-D
16 Palmas
17 Santa Fé do Sul
18 Tupã
19 Várzea Grande

 

Okiken Ren Shinzen Gateball Shiai

(14/10/2019 – Buenos Aires – Argentina)

 Equipes inscritas do BRASIL 

EQUIPES

EQUIPES

MENOS DE 69 ANOS

MAIS DE 70 ANOS

1 Cafelândia 1 Casa Verde
2 Dourados 2 Cuiabá-A
3 Dracena 3 Cuiabá-B
4 Palmas-A 4 Dourados
5 Palmas-B 5 Ibirapuera
6 Várzea Grande 6 Lins
7 Matilde
8 Rio de Janeiro
9 Uruma-A
10 Uruma-B

Postado por União em 13/08/2019 na categoria Notícias da União


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.