Boletim do Rengô nº 157 fevereiro/2023

Curso e Exame de Arbitragem para Sankyu e Nikyu na Regional Paraná

No dia 04/02/2023 foi realizado um curso de arbitragem preparatório para exames de Sankyu e Nikyu em Cruzeiro do Sul-PR ministrado pelo diretor de arbitragem da UCGB Célio Hagio e auxiliado pelo diretor de arbitragem da regional Paraná Paulo Hoshino. O curso teve início às 14:00h e contou com a participação de 40 pessoas. Após o final do curso, foi oferecido um jantar a todos os participantes.

No dia 05/02/2023 foi realizado exame de arbitragem para Sankyu e Nikyu solicitado pela Regional Paraná nas quadras do clube ACEMA em Maringá. O exame prático teve início às 8:30h e o exame teórico teve início às 14:00h. No total estiveram presentes 25 candidatos para Sankyu e 15 candidatos para Nikyu. Participaram como avaliadores Célio Hagio, Paulo Hoshino, Tadashi Tanabe, Newton Yamamoto, Alice Miyamoto e Yoshiaki Mitsui e auxiliados por Thiago Yuhara.

(CÉLIO SHOITI HAGIO)

 

 

XXV CONFRA – Confraternidad Deportiva Internacional Nikkei – Argentina 2023

Nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2023, no campo de deportes Del Centro Okinawense em La Argentina “URUMA EM” Bueno Aires, com participação de 28 equipes aconteceu o CONFRA-2023.

O Brasil com 04 equipes participantes, 02 Paraguay – Pirapo, 02 Peru e 20 da Argentina. O Brasil teve a seguinte composição:

Brasil 1 – Julio Katsumi Haguio, Jorge Massashigue Kaku, Naoshigue Yano, Antonio Shiro Yamamoto e Sussumu Azuma;

Brasil 2 – Felipe Yugo Yamaguishi, Edson Issamu Okino, Juliano Katsumi Morita Hagio. Noemia Keiko Iiyama Kaku e Hiroko Saijo Yamamoto;

Brasil 3 – Fumiyaki Ishikawa, Yutaka Nako, Kazumi Nakamatsu Nako, Genshum Ishikawa e Moriharu Arashiro; e,

Brasil 4 – Kaoru Horita, Cecilia Masae Yoshioka Horita, Marcia Suemi Hasimoto Okino, Dirce Kasumi Yuda e Yassuo Yuda.

No final do torneio tivemos a seguinte classificação:

1° Colocado – BRASIL 1

2° Colocado – ARGENTINA

3° Colocado – PERU

(JORGE M. KAKU)

Equipe Campeã – Brasil 1

 

 

Clínica no Cooper

Foi realizado no dia 19 de fevereiro, a 7ª Clínica de Gateball no clube CooperCotia.

O evento contou com a participação de atletas do clube CooperCotia e Butantã, além de associados do clube não praticantes do gateball, com o intuito de conhecer melhor o esporte. A comissão de orientadores foi composta por Helio Nakamura, Patricia Kuwabara, Célio Hagio, Juliano Hagio, Izabel Ono e Thiago Yuhara.

Devido a intensa ocorrência de chuva no dia da clínica, as quadras de gateball foram impossibilitadas de uso. No entanto, as práticas foram improvisadas em áreas cobertas, onde foram apresentadas informações e treinamento técnico sobre o esporte – para que os participantes pudessem evoluir posteriormente em seus treinos diários.

A clínica contou também com uma palestra de esclarecimento para pessoas que ainda não praticam o gateball e se interessaram em conhecer mais sobre o esporte. Um retorno de reforço ficou de ser programado, para que as limitações devido à chuvas, pudessem ser compensados em campo aberto. No final da clínica, um almoço com sorteio de brindes foi agraciado pela diretoria de gateball do CooperCotia.

Agradecimentos especiais ao senhor Ioshinori Kuba e Aya san, pela disponibilidade e organização da clínica e pelo almoço servido aos participantes.

(THIAGO YUHARA)

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9ª Taça da Amizade Kioka e Terumaro Oshiai

No dia 12 de fevereiro de 2023, foi realizada a 9ª Taça da Amizade Kioka e Terumaro Oshiai no clube de campo da ACAE de Presidente Prudente.

A cerimônia de abertura teve início às 8 horas e o vice-presidente da UCGB Jorge Kaku apresentou os conselheiros fiscais Noêmia Keiko I. Kaku, Sérgio Kunio Kadowaki e Hermes Tamura; vice-diretor de planejamento da UCGB Edson Hideki Koroishi e conselheiro deliberativo da UCGB Adivaldo Marques Cavalheiro Junior.

O torneio foi dividido em duas categorias, Prata e Diamante. Participaram 37 equipes das Regionais Araraquara, Mato Grosso do Sul, Noroeste, Alta Paulista, Paraná, Sorocabana, Tohoku-SP e Rengô. E a classificação foi: na categoria Prata, 1º Tupi Paulista 2, 2º Santa Fé do Sul, 3º Presidente Prudente 1 e 4º Presidente Venceslau; e na categoria Diamante, 1º Ibiporã, 2º Junqueirópolis, 3º Cornélio Procópio e 4º Votuporanga.

(SERGIO I. TAYAMA)

Equipe Campeã da categoria Prata – Tupi Paulista 2

Equipe Campeã da categoria Diamante – Ibiporã

 

 

5º Torneio de Gateball Uieda Akira

No dia 26 de fevereiro de 2023, foi realizado o 5º Torneio de Gateball Uieda Akira em Junqueirópolis-SP.

Participaram 67 equipes, sendo 34 Prata, 14 Ouro e 19 Diamante. E a classificação foi: na categoria Prata, campeã Paulista da Capital, vice-campeã Presidente Venceslau e terceiros colocados Cruzeiro do Sul – PR e Tupi Paulista; na categoria Ouro, campeã Jales, vice-campeã Dourados – MS e terceiros colocados Tupi Paulista e Santo André; e na categoria Diamante, campeã Uruma, vice-campeã Birigui e terceiros colocados Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo e Pereira Barreto 1.

(NAOSHIGUE YANO)

Equipe Campeã da categoria Prata – Paulista

Equipe Campeã da categoria Ouro – Jales

Equipe Campeã da categoria Diamante – Uruma

 

 

5º Torneio Aberto Beneficente de Gueitebol Kibô-no-Iê

No dia 12 de fevereiro de 2023, foi realizado no Estádio Toru Hondo, sito a Av. Leonardo da Vinci, 1551 – Vila Guarani – São Paulo, o 5º Torneio Aberto Beneficente de Gueitebol Kibô-no-Iê com a participação de 36 equipes, sendo 21 da categoria kooreisha e 15 da soonen.

Este torneio é anual, organizado pelo Ibirapuera Gateball Clube e Clube Saga de Gueitebol, com o apoio da UCGB, que tem como objetivo principal arrecadar fundos para serem doados a Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô-no-Iê, que é uma entidade sem fins lucrativos de assistência à pessoa com deficiência intelectual e hoje acolhe cerca de 69 adultos em sua sede, localizada em Itaquaquecetuba.

Na cerimônia de abertura, a Presidente da entidade Dirce Shimomoto agradeceu a todos os atletas pela participação e a Comissão Organizadora pela coordenação.

O obento foi preparado pelas mães dos internos e foram vendidas pipocas, batatas chips, águas, sucos, e produtos feitos pelos assistidos como prendedor, pano de prato e bloquinhos de papel.

Após cada equipe jogar 4 partidas, o resultado foi: na categoria kooreisha, campeã – Saga 1 (Julio Kamimura), vice-campeã – Ibira 5 (Koshin Ushizaki), 3º lugar – Matilde (Hatiro Honda) e na categoria soonen, campeã – Kyoyu 1 (Kazuo Higashi), vice-campeã – Nippon 2 (Edson Matsufuji), 3º lugar – Saga 2 (Mario Maruyama).

(IZABEL E. ONO)

    

Equipe Campeã da categoria Kooreisha – Saga 1

Equipe Vice-Campeã da categoria Kooreisha – Ibira 5

Equipe Campeã da categoria Soonen – Kyoyu 1

Equipe Vice-Campeã da categoria Soonen – Nippon 2

 

 

Assembleia Geral Ordinária da FGESP

No dia 11 de fevereiro de 2023, às 09:00 horas em segunda convocação, foi realizada a 8ª Assembleia Geral Ordinária da Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo na sala de reunião da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, sito à Praça Barão de Japurá, 166, Vila Guarani, São Paulo, com a presença de 27 associados.

A declaração de abertura foi feita pelo Júlio Tagami Kamimura e, em seguida a leitura do edital de convocação pelo Célio Shoiti Hagio.

O presidente Hatiro Honda fez breve saudação e agradeceu a presença de todos, em seguida, indicou Julio Katsumi Hagio para presidir a sessão e foi indicada a Yurihe Maria Assucena Hoshii Suguiyama para secretariar. Seguindo a Ordem do Dia: Item – 1) O Relatório de Atividades do exercício 2022, lido pelo Antonio Shiro Yamamoto, foi aprovado por todos; Item – 2) Relatório Financeiro do exercício 2022, apresentado pelo Namio Okada, acompanhado pelo parecer favorável do membro efetivo do Conselho Fiscal, a leitura foi feita pelo Alberto Kenichi Sakakisbara devido ausência do representante efetivo do Conselho. Item – 3) Plano de Atividades para 2023, apresentado pela Cecilia Shizue Kobayashi Miyazaki, com aprovação de todos; Item – 4)  Proposta Orçamentária para 2023 pelo Namio Okada prevendo resultados de receita e despesas no valor total de R$ 20.800,00; Item – 5)  Eleição da Nova Diretoria Executiva da FGESP, constituída a comissão de coordenação da eleição formada pelos; Seizi Oga, Namio Okada e Alice Toshie Kochi Nakamura, que apresentou a composição da única chapa inscrita com mandato para o biênio 2023 a 2025, com aprovação unânime de todos, conforme segue:

Presidente – Naoshigue Yano, vice-presidentes – Alberto Kenichi Sakakisbara e Izabel Emi Ono.

Diretor Executivo – Antonio Shiro Yamamoto; vice-diretor executivo Yutaka Nako

Conselho Fiscal membros efetivos – Toshinori Takamura, Edson Manabu Koga e Massao Mori

Suplente – Eduardo Hideo Fukuda.

Item – 6) Alteração da denominação da Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo – como houve manifestação de que esse assunto deveria ser definido após a criação da Confederação Brasileira de GATEBALL,  a discussão foi postergada.

Item – 7) Outros assuntos de interesse da Federação – os seguintes assuntos foram apresentados;

Não haverá cobranças de anuidades para os associados e foi acordado também, colaboração no valor de R$ 1.000,00 para divulgar no caderno de programa do Campeonato Internacional Memuro-Brasil que será realizado em Dracena no mês de julho de 2023.

Sem mais assuntos a serem tratados, o Presidente da mesa Julio Katsumi Hagio encerrou a sessão desejando boa sorte e grande sucesso pela nova diretoria constituída.

Composição completa dos membros da diretoria com mandato de 2023 a 2025.

Conselheiros consultivos: Seizi Oga e Hatiro Honda

Presidente: Naoshigue Yano

          Vice-presidentes:  Alberto Kenichi Sakakisbara e Izabel Emi Ono

Diretor executivo: Antonio Shiro Yamamoto

          Vice-diretor executivo: Yutaka Nako

Diretora secretária: Yurihe Maria Assucena Hoshii Suguiyama

          Vice-secretário: Edmundo Passerotti

Diretor financeiro : Yasuhiro Shimada

          Vice-diretora: Cecília S. Kobayashi Miyazaki

Diretor técnico: Yuriko Bomura Okuyama

          Vice-diretores: Yudur Kimura e Kazumi Nakamatsu Nako

Diretor de arbitragem: Sussumu Azuma

          Vice-diretoras: Helena Hiroko Honda e Hatsumi Sakakisbara

Diretora do departamento feminino: Yoshiko Ishimura Ido

          Vice-diretoras: Mitsuko Fukushima e Dirce Teruko Uieda Yano

Diretora de Relações Públicas: Mônica Mitie Narawa

          Vice-diretora: Sindy Midori Lopes Pinheiro

Conselho Fiscal

Membros efetivos: Toshinori Takamura, Edison Manabu Koga e Massao Mori

Suplente: Eduardo Hideo Fukuda

Tribunal de Justiça Desportiva

Presidente : Milian Azuma

Membros:  Dr. (*)

                   Dr. (*)

                   Fumiaki Ishikawa, Dirce Teruko Uieda Yano, Kango Yamashita

                   Célio Shoiti Hagio, Thiago Yuiti Yuhara e Hiroaki Hinoue

               (*) Obs: dependendo da indicação de dois Advogados pela OAB.

(HATIRO HONDA)

 

 

Curso e Exame de Arbitragem para Sankyu e Nikyu na Regional Catarinense

No dia 04/03/2023 foi realizado um curso de arbitragem preparatório para exame de Sankyu no Parque Sakura em Frei Rogério-SC ministrado pelo diretor de arbitragem da UCGB Célio Hagio e auxiliado por Julio Hagio, Eiji Baba, Thiago Yuhara e Naoshigue Yano. O curso teve início às 9:00h e contou com a participação de 20 pessoas. Na parte da manhã foi realizado uma prática, mostrando e explicando a forma correta de executar o gestual e o posicionamento dos árbitros. Houve uma parada para almoço e foi oferecido pela ACBJ (Associação Cultural Brasil Japão) uma deliciosa feijoada para todos os presentes e na parte da tarde foi apresentado o curso teórico, explicando e tirando dúvidas sobre as regras do jogo. O curso se encerrou as 17:00h e após encerramento foi oferecido um banquete com muito churrasco e bebidas!

No dia 05/03/2023 foi realizado exame de arbitragem para Sankyu solicitado pela Regional Catarinense nas quadras do clube ACBJ em Frei Rogério-SC. O exame prático teve início às 8:00h e o exame teórico teve início às 11:30h. No total estiveram presentes 13 candidatos para realizarem o exame Sankyu. Participaram como avaliadores Célio Hagio e Julio Hagio e auxiliados por Thiago Yuhara, Eiji Baba e Naoshigue Yano.

(CÉLIO SHOITI HAGIO)

 

 

APROVADOS NO EXAME DE ÁRBITRO SANKYU

(Regional Paraná – 05/02/2023 em Maringá-PR)

Assis Chateaubriand: Lourdes Ota Tunoda Salvador, Lucia Xavier de Moraes e Wilson Shigueaki Gondo. Cascavel: Adriano Tomio Hoshi, Edo Hirata, Emerson Kazuo Nonose, Francielle Carneiro Hirata, Julio Katuhide Ueda, Luiz Carlos Kawahara, Ricardo Tomio Inomata e Walter Yoshiyuki Yamaguchi. Cruzeiro do Sul: Célia Maria Sawazaki Kadowaki, Danilo Aparecido Rebolho, Eduardo Kiyoiti Okabayashi e Leander Yuichi Tasaki. Curitiba: Celso Sawasaki, Hegbert Tetsuo Yamagami e Jorge Miyaoka. Loanda: Enzo Sadahiro Sakurada China. Nova Esperança: Haruo Uemura e Ines Mieko Yuzuki Yamada.

 

(Regional Catarinense – 05/03/2023 em Frei Rogério-SC)

Santa Catarina: Alexandre Rodrigo Gomes dos Santos, Carlos Atsushi Katsurayama, Kozi Uekubo, Rene Sartor Lemos, Sabrina Misako Sato, Tania Fontana Maria, Tiaki Morotomi Yamaguchi, Tomio Okuyama, Vilmar da Silva Maria e Yuji Kobayashi.

 

APROVADOS NO EXAME DE ÁRBITRO NIKYU

(Regional Paraná – 05/02/2023 em Maringá-PR)

Assis Chateaubriand: Celso Yoshio Tanaka. Cascavel: Elza Tadako Inomata. Cruzeiro do Sul: Hiromi Matsumoto Tasaki, Jaime Nobuyuki Okabayashi, Jorge Okabayashi, Luciano Hiromi Katayama, Marina Assako Okabayashi Katayama, Mario Toshimi Tasaki e Sérgio Kunio Kadowaki. Loanda: Anderson Junji Sato e Mario Iwamoto Junior.

 

 

COMUNICADO

38º Campeonato Brasileiro de Gateball

Nos dias 20 e 21 de maio de 2023 será realizado o 38º Campeonato Brasileiro de Gateball em Assis Chateaubriand-PR e sobre esse evento informamos que as inscrições devem ser feitas até 13 de abril junto à secretaria da UCGB mediante pagamento de taxa de inscrição (R$ 250,00/equipe) juntamente com pedido e pagamento de obentô com refrigerante (R$ 35,00 cada) de sábado. Se optar por obentô no domingo, também deve ser pago junto com a inscrição.

Na sexta-feira, dia 19/05/2023, haverá jantar de recepção no Kaikan de Assis Chateaubriand (Av. dos Pioneiros, 791 – Centro). Solicitamos que informem, no ato da inscrição, a quantidade de pessoas que confirmem a participação no jantar.

Qualquer dúvida, contactar Sr. Marcelo M. Munerato, membro da comissão organizadora, fone (44) 99942-4525.